Os comics norte-americanos são só de super-heróis?

Espaço dedicado à nona arte, desde a franco-belga aos comics norte-americanos passando pelo mangá, desde mainstream a independente.
Rui Ramos
Dicionário

Re: Os comics norte-americanos são só de super-heróis?

Postby Rui Ramos » 28 Feb 2012 02:58

LFS compreendo a tua posição, também prefiro de longe as BDs FB pela liberdade temática e imaginativa e mesmo artística explorada, contudo, as BDs de super-herois desempenham um papel fundamental quer na captação de novos leitores quer como laboratório de ensaio de novos talentos (argumentistas, artistas).
Alan Moore teve que passar pela DC até ter um público fidelizado. Ele escreveu histórias de super-heróis como o Super-Homem. E quantos autores cresceram a ler supers e entretanto os gostos mudaram e passaram a ler outros géneros?

Por exemplo, Jonathan Hickman conseguiu atrair-me de novo a um título da Marvel (Shield). a qualidade do desenho faz-me esquecer que estou a ler um comic. È tão bom que parece FB e o argumento é genial, faz-me esquecer que estou a ler uma história de super-heróis de pijama.

shadow_phoenix
Dicionário

Postby shadow_phoenix » 28 Feb 2012 10:28

carlnen wrote:A BD, para mim, é Literatura, assim, com maiúscula. Atribuir-lhe critérios distintos, só por que se trata de BD, é menosprezá-la.

Aqui discordo consigo. Penso que a BD é um meio distinto o suficiente para ser julgado com critérios próprios. Não vejo isso como uma forma de menosprezá-la, pelo contrário. "Colar" a BD à literatura parece-me uma simples tentativa de vencer preconceitos, mas não acho que seja a mais adequada.

carlnen wrote:Pagar contas é necessário, mas não somos contabilistas, somos leitores e temos direito de exigir um mínimo de qualidade em *tudo* o que se publica.

Acho que toda a gente concordará com isto. O problema, como sempre, é decidir onde fica a "linha de água".

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 28 Feb 2012 11:53

shadow_phoenix wrote:
carlnen wrote:(...)
carlnen wrote:Pagar contas é necessário, mas não somos contabilistas, somos leitores e temos direito de exigir um mínimo de qualidade em *tudo* o que se publica.

Acho que toda a gente concordará com isto. O problema, como sempre, é decidir onde fica a "linha de água".

O direito a exigir qualidade é simples...

Compras um ou folheias. Lês e partilhas opinião sobre os livros em blogs e foruns dos quais tens já algum feedback para os teus gostos. Se não gostares, se as opiniões de outros que sabes que são similares às tuas, forem desfavoráveis, não compras. E isso é independente da origem do livro e é independente do tipo de livro que estamos a falar.

E em relação ao que estamos a falar, o que é a 'linha de água'? E porque é que haverá uma linha de água? Nos prémios Central Comics (um forum irmão :angel: deste, mas sobre BD), o livro 'O Pénis Assassino (Associação Chili com Carne)' ficou à frente do muito melhor (na minha opinião) 'A Fórmula da Felicidade – Volume 2 (Kingpin Books)'. Onde é que está alinha de água? E será que há ou deve haver uma linha de água?

E tendo o Pizzaboy vendido valores anormais para o nosso mercado de BD, será que a BD portuguesa é composta apenas de vendedores de Pizza? E o que é que isso importa? :whistle:

E porque é que um post de opinião sobre BD num blog, deu origem a tanta discussão? Será que não têm mais nada para ler? :devil:

E porque é que cada vez há menos opiniões sobre livros no forum BBDE? :rolleyes: Sejam eles de FC, Fantasia, BD ou sobre Como Reparar A Sua Canalização... :bbde:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

shadow_phoenix
Dicionário

Postby shadow_phoenix » 28 Feb 2012 12:26

pco69 wrote:E em relação ao que estamos a falar, o que é a 'linha de água'? E porque é que haverá uma linha de água?

Quando se fala em mínimo de qualidade, tem obrigatoriamente de existir uma linha de água nesse limite mínimo.

somos leitores e temos direito de exigir um mínimo de qualidade em *tudo* o que se publica.

A menos que eu esteja a ler de mais, nesta frase do LFS está implícito que o posicionamento dessa linha de água terá de ser algo universal. Daí a pergunta: como decidir onde fica essa linha de água, se, quanto mais leitores chama-mos, a probabilidade de chegar a um consenso tende para 0.

ADDENDUM - Isto torna-se ainda mais difícil, quando temos linhas de água abaixo das linha de água. Por exemplo, o LFS dá a entender que as BDs de consumo rápido estão abaixo da linha água, mas estas não são todas iguais, e existem umas melhores e outra piores.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 28 Feb 2012 13:28

croquete wrote:Não me digas que por aqui vendem-se bifanas e ninguém me disse nada.

Desde que o BBdE é fórum que se servem por cá bifanas, couratos e pipis, bem como caldeirada de marisco, filé mignon e outras iguarias mais nobres. E ementa é sempre a escolha do freguês, e se por um lado esta oferta algo anárquica de pratos afasta por vergonha e pudor algumas personalidades mais preocupados em não misturar a sua opinião na "vox populi", por outro também nos interessa garantir que os clientes habituais se sintam como em casa. Antes ter gajos e mânfios porreiros, à vontade, do que lordes e barões sisudos, amordaçados, como é apanágio de outras instituições que por aí há espalhadas. Obviamente, existem limites para tudo, mas também existe algum desportivismo para encaixar com boa disposição um ou outro comentário menos "subtil" que de vez enquanto aparece no meio de tudo o resto - pegar num desses comentários, colocado que foi no final de quinze ou vinte posts de argumentação construtiva, e fazer dele ponto único de análise comportamental e crítica cerrada é algo que me surpreende e de certa forma diverte, porque, bem vistas as coisas, parece-me mais uma situação de knee-jerking do que outras coisa qualquer. Ainda para mais tratando-se de uma verdade indiscutível. Eu levaria a mal se me chamassem de "gaja"...
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Rui Ramos
Dicionário

Postby Rui Ramos » 28 Feb 2012 13:34

pco69 wrote:E porque é que um post de opinião sobre BD num blog, deu origem a tanta discussão? Será que não têm mais nada para ler? :devil:

Segundo essa perspectiva ninguém viria a um fórum conversar, pois estaria mais ocupada a ler e a aproveitar melhor o tempo.

Suponho que o pessoal gosta de falar de temas que lhe são caros. E BD é cara a muito boa gente.

Dado o título do dito tópico, senti-me compelido a intervir, pelo simples prazer que isso dá e pela oportunidade de partilhar com quem quiser ler aquilo que acho que é a BD.

Para ser honesto, não cheguei a ler os comentários do LFS no seu blogue.

Nas minhas intervenções neste tópico, nunca comentei outra que não fosse opinião postada aqui.

pco69 wrote:E porque é que cada vez há menos opiniões sobre livros no forum BBDE? :rolleyes: Sejam eles de FC, Fantasia, BD ou sobre Como Reparar A Sua Canalização... :bbde:

Percebo o que dizes, assiste-se um pouco (estou a entrar no domínio do eufemismo) à caça da polémica fácil e descabida, em vez de nos centrarmos naquilo que realmente interessa.

Mas, tirando alguns excessos mais apaixonados da parte de um ou outro elemento, acho que discutir o que é BD, Literatura ou outra forma de arte qualquer, é tão válido num fórum com estas características, como opinar sobre livros. Na minha humilde opinião claro ^_^

E já que ainda tenho tempo de antena, partilho da opinião do shadow_phoenix, reduzir um meio de comunicação híbrido como a BD à Literatura é limitar, no mínimo, todas as suas potencialidades visuais/gráficas. Basta pensar na BD de Shaun Taun: "Emigrantes" para perceber o que quero dizer (uma BD não necessita de palavras para envolver emocionalmente o leitor e contar uma história, logo, se não tem letras não é literatura, suponho).

A BD utiliza ferramentas gráficas e literárias e quando bem realizada, chega a ser superior à Literatura. Vejam o exemplo de Maus: A Survivor's Tale, vencedora de um Pulitzer e alvo de estudos em várias disciplinas de literatura e cursos de BD e outras artes gráficas.

pco69 wrote:E porque é que cada vez há menos opiniões sobre livros no forum BBDE?

Tens aí já duas opiniões/sugestões de leitura: Maus e Emigrantes, fora as que já foram feitas pelo LFS mais acima e por outros. Saltam-me à mente nomes de autores como Frank Miller, Alan Moore, Jonathan Hickman, Brian Michael Bendis, etc.

Aproveito ainda para defender Bendis. Não sei se em DD ele foi bom ou mau, mas sei que antes de ir para a Marvel este autor foi responsável por um bom/excelente trabalho na Image, com títulos como Jinx, Goldfish, Fire, Torso (o meu preferido).

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 28 Feb 2012 14:02

Sobre a quase míngua de opiniões sobre livros diria eu que a "culpa" é do Goodreads e do facebook. Ali tenho ferramentas que me permitem comentar duma forma fácil e além disso publicar sem espinhas no facebook. Qualquer pessoa que tenha o mesmo livro na estante virtual passa a ter acesso às opiniões dos outros.

Ou seja, venceu a preguiça. Se com menos esforço tenho mais visibilidade (e já agora mais comentários, sim porque basta ver os comentários às opiniões aqui) porque hei-de andar aqui a colar as opiniões só para gaúdio de quem não está para aderir aos chamados sites sociais? Eu sei também que o copiar e colar não é muito cansativo e a prova viva disso é o próprio pco69, mas ainda assim... :gen068:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 28 Feb 2012 16:16

EU falo por mim, o que escrevo no blog nunca escreveria aqui =( Até porque ninguém tem de aturar o meu mau humor e o tempo para escrever algo elaborado e politicamente correcto é pouco. No meu caso vence o mau génio. Até porque depois de receber o comentário que sou uma pessoas desncessária à sociedade, achei por bem só mostrar o mau feitio num cantinho meu! E para isso também tenho as listas de leitura. O que eu mais vejos agora é blogues, onde todos dão as opiniões, mas ninguém vai aos fóruns. Acho que é uma tendência geral, cada um quer estar no seu canto e mandam papaias de vez em quando ;)

Lady Entropy
Papa-livros

Postby Lady Entropy » 28 Feb 2012 16:26

shadow_phoenix wrote:
pco69 wrote:E em relação ao que estamos a falar, o que é a 'linha de água'? E porque é que haverá uma linha de água?

Quando se fala em mínimo de qualidade, tem obrigatoriamente de existir uma linha de água nesse limite mínimo.

somos leitores e temos direito de exigir um mínimo de qualidade em *tudo* o que se publica.

A menos que eu esteja a ler de mais, nesta frase do LFS está implícito que o posicionamento dessa linha de água terá de ser algo universal. Daí a pergunta: como decidir onde fica essa linha de água, se, quanto mais leitores chama-mos, a probabilidade de chegar a um consenso tende para 0.

ADDENDUM - Isto torna-se ainda mais difícil, quando temos linhas de água abaixo das linha de água. Por exemplo, o LFS dá a entender que as BDs de consumo rápido estão abaixo da linha água, mas estas não são todas iguais, e existem umas melhores e outra piores.

Isto é outra vez o problema que há nos livros - é impossível conseguir um consenso pela simples razão que gostos não se discutem -- e leitura é algo que se faz por gosto (sendo BD ou livros). Vejamos, o caso do Twilight para os livros e BD de super heróis para a BD (como o shadow diz, meter todas as BDs de super herois num saco é como dizer que "Todos os livros de Sci Fi são mal escritos"). Nós adoramos, em geral, dizer mal destes livros, gozar com eles, e gritar que isto é a prova que a qualidade da literatura (e BD) está a ir por água abaixo.

Pois eu oponho-me sinceramente a isto -- simples razão que quem gosta, lê, e lá porque nós não gostamos de Twilight, não quer dizer que mais ninguém goste (com tanta defesa do Twilight, ainda vou descobrir que sou uma TwiHard não assumida...). Pah, isto é um livro para miúdas de uma certa idade, e francamente, elas têm direito a ler o que gostam. Garanto-vos que se pegassem nessas miúdas para quem o livro foi escrito e as tentassem por a ler algo do Saramago ou de um dos monstros de Sci Fi, a maioria delas ia detestar -- e ir dar 5 estrelas ao Twilight a correr.

A mesma coisa com BD. É uma questão de gosto e exigir "qualidade" arrisca muito entrar no campo da "opinião pessoal" -- e afinal, não vejo qual é o problema da existência de BD de consumo rápido -- por vezes é o que queremos para nos entreter, e é francamente pretensioso exigir que a BD (ou a literatura) seja só Magnus Opus que deixam os críticos de cara à banda.
Porque, sim, existem depois aqueles casos interessantes em que criticos profissionais odeiam uma obra, e os leitores adoram-na.

Neste caso, quem é que está certo?

Eu lembro-me de ter comprado uma BD que teve uma série de nomeações e prémios, recomendada por um monte de gente -- li, achei "girita", meti no canto e numa mais lhe toquei. Se a perdesse, não gastava dinheiro a substituí-la. Mas se perdesse o meu volume de Iron Man: Hypervelocity (admito que na altura adquiri por meios mais piráticos, porque adorava o escritor mas detestava o personagem e tinha medo de meter dinheiro num livro que ia odiar... e gostei tanto que fui comprar o paperback a correr) ia de certeza comprar outro. E já devo ter lido o IM:H umas 10 vezes -- sendo o Iron Man um dos meus personagens menos preferidos da Marvel (de quem gosto de muito pouca coisa) -- ainda que decerto caísse na definição de "BD de consumo rápido".

Visto que duvido que o meu gosto por BD vá de encontro ao de muita gente, fico feliz por ainda não haver um corpo de intervenção para a qualidade da BD e que fica ao critério de cada um escolher o que gosta.
"I believe in pink. I believe that laughing is the best calorie burner. I believe in kissing, kissing a lot. I believe in being strong when everything seems to be going wrong. I believe that happy girls are the prettiest girls. I believe that tomorrow is another day and I believe in miracles."

— Audrey Hepburn

urukai
Edição Única

Postby urukai » 28 Feb 2012 16:33

COm esta conversa toda agora fiquei interessado nisto:

Image

shadow_phoenix
Dicionário

Postby shadow_phoenix » 28 Feb 2012 16:52

Anibunny wrote:Até porque depois de receber o comentário que sou uma pessoas desncessária à sociedade

Isso era insulto ou elogio? É que, com a sociedade que temos, fico com dúvidas...

Lady Entropy wrote: (como o shadow diz, meter todas as BDs de super herois num saco é como dizer que "Todos os livros de Sci Fi são mal escritos").

Não era bem isso o que queria dizer. A ideia era mais que, mesmo assumindo que existe uma linha divisória consensual que separa o bom do mau, existem vários graus de mau (assim como existem vários graus de bom), criando as tais linhas, abaixo (e acima) dessa outra linha (e assim recursivamente).

Lady Entropy wrote:...é francamente pretensioso exigir que a BD (ou a literatura) seja só Magnus Opus que deixam os críticos de cara à banda.

Claro, mas não me pareceu ser isto que o LFS estava a tentar dizer.

Lady Entropy wrote:Porque, sim, existem depois aqueles casos interessantes em que críticos profissionais odeiam uma obra, e os leitores adoram-na.

Neste caso, quem é que está certo?

Eu ainda perguntaria mais. Que parte dos leitores/críticos tem razão? Mesmo dentro desses grupos é impossível obter um consenso absoluto. E não me digam "a maioria", porque isto de julgar qualidade por votos tem muito que se lhe diga.

P.S. - Já agora, também me retiro da conversa que isto consome mais tempo do que parece.

croquete
Edição Limitada

Postby croquete » 28 Feb 2012 17:40

Anibunny wrote:Até porque depois de receber o comentário que sou uma pessoas desncessária à sociedade

:o

Eu cá não me levo demasiado a sério. Espero que tu também não.
^_^

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 28 Feb 2012 17:51

Foi mesmo um insulto, por ter dito mal de um livro no blog, mas como ainda vivo num país pseudo-democrático ri-me da situação e continuei com a minha vida ;) Prefiro pessoas como a Lady que dizem o que têm a dizer e não andam com palmadinhas nas costas. Acho que não é motivo para o Luis ficar ofendido, até porque a Lady não tinha como objectivo insultar e depois das Conversas do Porto este ano, até me admira que o Luis não esteja consciente da linguagem dos nortenhos :) Tens de vir cá em cima mais vezes comer umas francesas bouas e falar com os gajos cá de cima!

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 28 Feb 2012 18:05

Anibunny wrote:(...)até me admira que o Luis não esteja consciente da linguagem dos nortenhos(...)

Isso lembra-me a situaçao que vivi com quatro gajos da Areosa... Estavamos a reparar um telhado e a páginas tantas vira-se um para outro: (contém vocábulos pouco literários e que quem tem menos de 18 anos nao pode ler)

Spoiler! :
Fôda-se, passa-me a puta do prego ó caralho.

Resumidamente (e sem ligar a incorrecçoes gramaticais) pode-se esquematizar a frase da seguinte maneira:
<travessao> Predicado <separador> Sujeito <pontuaçao>

A liberdade vocabular era de tal forma grave que a cozinheira chegou a ameaçar que lhes cortava a "raçao" se nao moderassem a lingua. O comentário seguinte, após um mandar uma caralhada, foi:
Spoiler! :
Olha as asneiras, caralho!
:mrgreen:
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Rui Ramos
Dicionário

Postby Rui Ramos » 28 Feb 2012 21:16

Esse exemplo até é bastante soft e corriqueiro. Há casos bem mais cabeludos.
Last edited by Rui Ramos on 28 Feb 2012 21:20, edited 1 time in total.

Return to “Banda Desenhada”