Sharky 2010

Bugman
Edição Única

Re: Sharky 2010

Postby Bugman » 22 Aug 2010 23:01

Eu este fim de semana também fiz 150 páginas, mas ainda não cheguei a meio do livro 7 da Wheel of Time. :(
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 12 Sep 2010 20:26

Flowers for Algernon

Adorei, esta história transmitiu-me muitas emoções :rolleyes:

A narrativa é feita através de relatórios escritos pelo padeiro, de seu nome, Charlie. Este, aceita participar num projecto para aumentarem o seu Q.I. pois trata-se de um deficiente mental, e fala-nos das suas experiências com os médicos. Essa experiência foi antes testada num rato, de seu nome, Algernon, de quem mais tarde, passa a ser seu amigo e animal de estimação.
Ao início custou-me um pouco entender algumas frases, pois o autor fez questão de tentar imitar a fala de um deficiente mental através das palavras, ou seja, literalmente uma linguagem débil, o que achei interessante porque ao longo desses relatórios, Charlie vai aprendendo e corrigindo palavras, e não só. :D
Há medida que Charlie vai ficando mais inteligente, o seu carácter passa de ingénuo e infantil, para irónico e infeliz. Ele, vai-se apercebendo de como na realidade é o mundo, como realmente são as pessoas, aqui, percebemos como ele sofria, apesar de não o ter sentir no passado. A realidade é fria e crua.
Ao início, Charlie é amado por alguns, e gozado por outros, e aqui tudo muda, cada vez mais inteligente, vai estudar, experimenta coisas novas, como álcool, charros, tabaco ( achei piada ) há, e apaixona-se... :P
Ao decorrer da história, o autor dá uns excertos de como era a infância de Charlie, de como não estava ciente da sua doença, o que o leva a viver alguns momentos de tristeza e vazio :(
Quanto ao final B)

A nota, um 10 bem merecido :tu:

SF Masterworks
Lidos 6/73

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 12 Sep 2010 20:28

Next B)

Image

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 29 Sep 2010 22:15

Temeraire- Book 1
His Majesty´s Dragon, de Naomi Novik.

A história começa com o primeiro encontro entre o dragão ( Temeraire ) e o homem ( Laurence ). Este início tem uma certa elegância e doçura entre Temeraire e Laurence, o diálogo é bastante íntimo entre ambos, como se tratasse de pai para filho. O dragão assim que sai do ovo começa a falar com Laurence, o que achei uma piada, porque poupa o leitor de ler mais umas quantas páginas, sobre a aprendizagem de ler e falar. Nice
Gostei da opção de Laurence, quando este abandona a sua carreira para se dedicar a Temeraire, com honra. É aqui que o leitor se deixar entranhar na história, o diálogo inocente de Temeraire enquanto cresce, é uma delicia.
Depois vem a parte militar, como alguns corpos da marinha não são suficientemente bons, Laurence e Temeraire são chamados, como tal, levam um tratamento de recruta que é obra, o que curti bastante, apesar de de uns quantos não gostarem e daí começarem as invejas e tal.
O que me chamou a atenção também, foi alguns dragões só obedecerem a mulheres, o que acrescenta outra dimensão há história, e também o facto de haver dragões franceses, ingleses e chineses ( caso do Temeraire ).
As cenas de luta, batalhas, traição e camaradagem estão bem presentes.

Dou nota 9 e não 10, porquê?
Pelos factos de que achei a personagem do Laurence demasiado perfeita, faz parecer um herói fabuloso, e numa história de fantasia, para mim não funciona muito bem. E outro, são as longas descrições das batalhas, mas que são essenciais, mas é preciso o leitor ter uma grande capacidade visual.

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 29 Sep 2010 22:20

Next :dribble:

Image

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 04 Oct 2010 10:40

E também B)

Image

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 12 Oct 2010 17:58

O Regresso a Casa

Neste livro, John descreve as memórias da sua vida, desde a sua infância até à vida adulta, altura em que o seu pai morre. Fala-nos da influência que os pais tinham na fé católica e as suas diferentes perspectivas da vida, ultrapassados pelo amor entre pais e filhos.
Uma luta de pais para tentar entender os valores dos filhos, o que não é fácil, mas o que gostei mais, foi o humor ao longo da estória, o poder do amor dentro desta família, uma série de emoções e compaixão, tudo unido.
Foi uma delícia ler este livro, de fácil leitura e que nos deixa a pensar.

Vou dar um 9/10 e recomendo :tu:

toiota
Livro Raro

Postby toiota » 13 Oct 2010 09:59

Agora deixaste-me curiosa, tenho de ver se há na biblioteca.

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 13 Oct 2010 10:20

Sharky wrote:O Regresso a Casa
(...)

reclamei com a Lady Entropy e agora reclamo contigo.
Porque é que não postas a tua opinião também na zona das opiniões? :gen068:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 13 Oct 2010 10:38

pco69 wrote:
Sharky wrote:O Regresso a Casa
(...)

reclamei com a Lady Entropy e agora reclamo contigo.
Porque é que não postas a tua opinião também na zona das opiniões? :gen068:

Então não viste aqui? viewtopic.php?f=116&t=11320

Ai o menino, andas a embirrar comigo, é? Foi logo a primeira coisa que fiz, pá :P :deadhorse:
Last edited by Sharky on 13 Oct 2010 10:44, edited 1 time in total.

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 13 Oct 2010 10:39

O pco agora é polícia :P
Foram os do forum a queixar-se e agora sou eu :P andas a dar 9s como que dá paezinhos :P A brincar darling, andas tu a ler livros bons e eu à alguma tempo que não leio um que me tenha deixado sabor na boca :(

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 13 Oct 2010 10:39

A ler:
A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón. Já andava a algum tempo para pegar nele, ainda que pesado :mrgreen:

Image

toiota
Livro Raro

Postby toiota » 14 Oct 2010 10:25

Adorei esse livro.

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 14 Oct 2010 10:45

toiota wrote:Adorei esse livro.

Também estou a gostar, a estória à volta do livro e do escritor está deveras interessante B)

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 26 Oct 2010 14:49

Image

O que tenho a dizer deste livro? Original

Os contos, todos eles estão bestiais, reviravoltas inesperadas, cada personagem com a uma estória de se lhe tirar o chapéu, sem esperanças e expectativas no mundo em que vivem, basicamente, é tentar sobreviver e lixar o próximo, mesmo sendo amigo, policia, etc. Recompensas? Viver ou morrer :mrgreen:
A escrita é muito boa e consistente, é deixar-se levar pelos acontecimentos e perder algum tempo de sono B)

Nota 8/10
Spoiler! :
Se pensavam que o António Lobo Antunes, escrevia muitas caralhadas nos seus livros, enganem-se, Marçal bate o recorde :blush:

Return to “Arquivo - 2010”