nimzabo - 2010

nimzabo
Enciclopédia

nimzabo - 2010

Postby nimzabo » 29 Mar 2010 20:37

JAN-FEV
1 - O físico • Noah Gordon --------------------------------------------------------------------------------- 8/10
2 - Uma conspiração de estúpidos • John Kennedy Toole ----------------------------------------------- 7/10
3 - A árvore do homem • Patrick White ---------------------------------------------------------------- 8,5/10
4 - Adeus, Tsugumi • Banana Yoshimoto ----------------------------------------------------------------- 8/10
5 - O macaco gramático • Octavio Paz ----------------------------------------------------------------- Desisti
6 - Rio de sangue • Tim Butcher --------------------------------------------------------------------------- 9/10
7 - A terra das ameixas verdes • Herta Müller --------------------------------------------------------- Desisti
8 - Fúria divina • José Rodrigues dos Santos ------------------------------------------------------------- 6/10
9 - Contos da selva • Horacio Quiroga --------------------------------------------------------------------- 7/10
10 - A saga de Gösta Berling • Selma Lagerlöf ---------------------------------------------------------- 10/10
11 - Antologia poética • Gabriela Mistral ------------------------------------------------------------------ 7/10
12 - Platero e Eu • Juan Ramón Jiménez ----------------------------------------------------------------- 10/10
13 - História de duas cidades • Charles Dickens ---------------------------------------------------------- 9/10
14 - O segredo do bosque velho • Dino Buzzati ------------------------------------------------------------ 7/10
15 - Meio sol amarelo • Chimamanda Ngozi Adichie ------------------------------------------------------ 6/10
16 - Roẞhalde • Hermann Hesse ---------------------------------------------------------------------------- 9/10
17 - Knulp • Hermann Hesse --------------------------------------------------------------------------------- 8/10
18 - Testamento de um poeta judeu assassinado • Elie Wiesel ----------------------------------------- 9/10
19 - Tim • Colleen McCullough ------------------------------------------------------------------------------- 8/10
20 - O coração das trevas • Joseph Conrad ---------------------------------------------------------------- 7/10

MAR-ABR
21 - Ilusões perdidas • Honoré de Balzac ------------------------------------------------------------------ 9/10
22 - Os jardins de luz • Amin Maalouf ------------------------------------------------------------------- 8,5/10
23 - A expedição Kon-tiki • Thor Heyerdahl --------------------------------------------------------------- 9/10
24 - A sombra do vento • Carlos Ruiz Zafón -------------------------------------------------------------- 9/10
25 - Alice no país das maravilhas • Lewis Carroll -------------------------------------------------------- 8/10
26 - Boneca de luxo • Truman Capote --------------------------------------------------------------------- 8/10
27 - A lua e as fogueiras • Cesare Pavese -------------------------------------------------------------- 7,5/10
28 - Antologia poética • Juan Ramón Jiménez ---------------------------------------------------------- Desisti
29 - O Hobbit • J.R.R. Tolkien ------------------------------------------------------------------------------ 9/10
30 - O senhor dos anéis - A irmandade do anel • J.R.R. Tolkien ---------------------------------------- 9/10
31 - O senhor dos anéis - As duas torres • J.R.R. Tolkien ----------------------------------------------- 9/10
32 - O senhor dos anéis - O regresso do rei • J.R.R. Tolkien ------------------------------------------------ 9/10
33 - Contos completos, vol.1 • Nathaniel Hawthorne --------------------------------------------------------- 8,5/10
34 - Os homens que odeiam as mulheres • Stieg Larsson --------------------------------------------------- 8/10
35 - O tesouro • Selma Lagerlöf ------------------------------------------------------------------------------------ 7/10
36 - O médico e o monstro • Robert L. Stevenson -------------------------------------------------------------- 9/10
37 - Abóboras em flor • Dragoslav Mihailović -------------------------------------------------------------------- 8/10
38 - Homens e ratos ~ O potro vermelho • John Steinbeck -------------------------------------------------- 8/10
39 - Memória das minhas putas tristes • Gabriel García Márquez ----------------------------------------- 8,5/10

MAI-JUN
40 - O velho Nilo • Stanley Stewart -------------------------------------------------------------------------------- 8/10
41 - A rapariga que sonhava com uma lata de gasolina e um fósforo • Stieg Larsson ------------- 8,5/10
42 - A missão • Robert Bolt --------------------------------------------------------------------------------------- 7,5/10
43 - Diário africano • Bill Bryson ---------------------------------------------------------------------------------- 5/10
44 - Lua-de-mel • Banana Yoshimoto ----------------------------------------------------------------------------- 7/10
45 - O gato e o rato • Günter Grass ---------------------------------------------------------------------------- Desisti

JUL-AGO
46 - A rainha no palácio das correntes de ar • Stieg Larsson ----------------------------------------------- 8/10
47 - O mandarim • Eça de Queiroz --------------------------------------------------------------------------------- 7/10
48 - Não te deixarei morrer, David Crockett • Miguel Sousa Tavares -------------------------------------- 8/10
49 - A crónica de Travnik • Ivo Andrić --------------------------------------------------------------------------- 9/10
50 - Sou o último judeu • Chil Rajchman ------------------------------------------------------------------------- 9/10
51 - A febre • Le Clézio ------------------------------------------------------------------------------------------- Desisti

SET-OUT
52 - Os meus primeiros anos • Winston Churchill --------------------------------------------------------------- 8/10
53 - O amor e o escárnio • Dario Fo ------------------------------------------------------------------------------ 7/10
54 - O conto da serpente verde e da linda Lilie • Goethe ---------------------------------------------------- 7/10
55 - Três Novelas • Paul Heyse ------------------------------------------------------------------------------------ 8/10
56 - A raposa azul • Sjón ----------------------------------------------------------------------------------------- 7,5/10
57 - Moby Dick • Herman Melville ----------------------------------------------------------------------------------- 9/10
58 - Época de migração para norte • Al-Tayyeb Salih ------------------------------------------------------ 8,5/10
59 - A vida de Pi • Yann Martel ----------------------------------------------------------------------------------- 7,5/10
60 - O legado de Mandela • Richard Stengel ------------------------------------------------------------------- 7,5/10
61 - Os pilares da Terra, vol.1 • Ken Follett ------------------------------------------------------------------- 8,5/10
62 - 2666 • Roberto Bolaño ---------------------------------------------------------------------------------------- Desisti

NOV-DEZ
63 - Feitos para a bondade • Desmond Tutu e Mpho Tutu ----------------------------------------------------- 9/10
64 - A porta estreita • André Gide -------------------------------------------------------------------------------- 7/10
65 - A cruz de Santo André • Camilo José Cela -------------------------------------------------------------- Desisti
66 - Um arco-íris na noite • Dominique Lapierre ------------------------------------------------------------- 8,5/10
67 - História de uma alma - Manuscritos autobiográficos • Santa Teresa do menino Jesus -------- 9,5/10
Last edited by nimzabo on 06 Dec 2010 19:05, edited 2 times in total.

leuqar
Encadernado a Couro

Re: nimzabo - 2010

Postby leuqar » 29 Mar 2010 21:28

Tanto livro :see_stars: :)
I love Geology...diamonds, emeralds, sapphires and rubies ;)

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 29 Mar 2010 21:33

Pobre Herta Müller, tão boa senhora :P explica lá porque é a leitura ficou a meio das ameixas? Eu queria ler um livro dela, mas primeiro que arranja um em alemão ainda vai demorar.

nimzabo
Enciclopédia

Postby nimzabo » 29 Mar 2010 21:55

Não gostei da escrita. É complexa e algumas coisas são dificeis de entender, parecem quase sem sentido. Não apreciei o estilo, acho que há maneiras mais simples de dizer as coisas.
Li umas 50 páginas...

Danae
Rascunho

Postby Danae » 29 Mar 2010 22:34

Não querendo ser impertinente...mas quando se quer realmente ler um livro porque não fazê-lo na nossa lingua mãe? Não será uma solução razoável?

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 30 Mar 2010 11:14

Olá, nimzabo, bem-vindo de volta (há uns tempos que não te via por aqui :tu: ).

Tens um ritmo de leitura bastante elevado - uma média de 10 livros por mês.

Reparei que não gostaste assim muito do O Coração das Trevas de Conrad. Alguma razão em particular? Eu fiquei bastante impressionado com esse livro.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

nimzabo
Enciclopédia

Postby nimzabo » 30 Mar 2010 12:36

Tive um problema qualquer com a password quando o forum foi renovado e só há dias é que consegui uma nova password.
Sim, ando a tentar ler essa média de 10 por mês mas já por duas ou três vezes que a minha cabeça se ressentiu um pouco com cansaço (como neste momento em que se calhar vou ter que parar um dia ou dois para acabar o senhor dos anéis).
Em relação ao coração das trevas acho que me passou ao lado. Confesso que não percebi bem sobre o que era, pareceu-me inconsequente, pointless (mas se gostaste gostaria de saber porquê). Já é o segundo do Conrad que leio. Já tinha lido o Lord Jim e tambem não tinha gostado muito, se bem que nesse ainda encontrei algum interesse à história. Não gosto muito da escrita dele. Gosto é de mar e sol e alegria e leveza e de coisas alegres e acho a escrita dele um pouco para o sombrio, não só nos temas e personagens mas mesmo no próprio estilo.

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 30 Mar 2010 14:09

Samwise wrote:Olá, ninzabo,

Reparei que não gostaste assim muito do O Coração das Trevas de Conrad. Alguma razão em particular? Eu fiquei bastante impressionado com esse livro.

ó The horror! The horror...mas eu também não gostei assim tanto do livro.
nimzabo (Sam, "niMzabo" e não "niNzabo" :mrgreen: ), este deve ser um dos livros da literatura inglesa que mais interpretações tem, por isso é normal que sintas que não sabes qual era o tema do livro, muita gente passa pelo mesmo. :whistle:

S.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 30 Mar 2010 14:11

Boas vidas, boas vidas...
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 30 Mar 2010 19:59

nimzabo wrote: Confesso que não percebi bem sobre o que era, pareceu-me inconsequente, pointless (mas se gostaste gostaria de saber porquê). Já é o segundo do Conrad que leio. Já tinha lido o Lord Jim e tambem não tinha gostado muito, se bem que nesse ainda encontrei algum interesse à história. Não gosto muito da escrita dele. Gosto é de mar e sol e alegria e leveza e de coisas alegres e acho a escrita dele um pouco para o sombrio, não só nos temas e personagens mas mesmo no próprio estilo.

Não tenho já presente o tema ou os temas da narrativa e as respectivas interpretações que dela retirei (se é que retirei alguma coisa), mas recordo-me que fiquei cativado (eufemismo) pelo estilo da escrita dele - sombrio, pesado e denso na forma como acondicionava a história, certo, mas de uma elaboração e precisão como há poucas. É possível que o facto do livro ter servido de suporte ao Coppola e ao seu Apocalypse Now possa ter dado um empurrão no meu entusiasmo, mas também é verdade que o efeito artístico que procuro e percepciono em determinada obra não é condicionado pelos factores "alegria" ou "leveza" ou "pensamento positivo". Algumas dos melhores ficções que li estão fortemente marcadas pela tragédia e/ou pelo lado negro da natureza humana (só para referir alguns exemplos: 1984, A Peste, Werther, Os Miseráveis...), mesmo que o desenlace por vezes aponte na direcção da luz e da esperança.

Tzimbi wrote:Sam, "niMzabo" e não "niNzabo" :mrgreen: )

Check... :blush:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

nimzabo
Enciclopédia

Postby nimzabo » 30 Mar 2010 20:52

mas também é verdade que o efeito artístico que procuro e percepciono em determinada obra não é condicionado pelos factores "alegria" ou "leveza" ou "pensamento positivo". Algumas dos melhores ficções que li estão fortemente marcadas pela tragédia e/ou pelo lado negro da natureza humana (só para referir alguns exemplos: 1984, A Peste, Werther, Os Miseráveis...), mesmo que o desenlace por vezes aponte na direcção da luz e da esperança.

Não é bem isso mas não sei se consigo exprimir. Há uma frase qui diz que só vemos nos livros aquilo que já temos cá dentro. Assim sendo e sendo todos nós diferentes as leituras tambem são diferentes. Cada um lê e aprecia cada livro de maneira diferente e penso que valoriza mais concepções do mundo e das coisas, maneiras de ver, que vão de encontro às suas.
Gosto de sentir humanidade ou algum tipo de amor nos personagens ou na história e quando a narração é assim a modos que sombria e pessimista ou por outro lado demasiado intelectual ou depressiva ou esmiuçadora de mentes inquietas ou estas coisas todas juntas não aprecio muito. Nesses exemplos que deste não acho que o Werther ou os Miseráveis caiam nestas categorias, vejo lá muitos raios de sol.
Last edited by nimzabo on 31 Mar 2010 16:29, edited 1 time in total.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 31 Mar 2010 10:36

nimzabo wrote:Não é bem isso mas não sei se consigo exprimir. Há uma frase quis diz que só vemos nos livros aquilo que já temos cá dentro. Assim sendo e sendo todos nós diferentes as leituras também são diferentes. Cada um lê e aprecia cada livro de maneira diferente e penso que valoriza mais concepções do mundo e das coisas, maneiras de ver, que vão de encontro às suas.

Aqui estás a dizer que eu sou um ser disforme, de mente retorcida, e que aprecia o lado sórdido, depressivo e sombrio dos livros que lê. :twisted:

Gosto de sentir humanidade ou algum tipo de amor nos personagens ou na história e quando a narração é assim a modos que sombria e pessimista ou por outro lado demasiado intelectual ou depressiva ou esmiuçadora de mentes inquietas ou estas coisas todas juntas não aprecio muito. Nesses exemplos que deste não acho que o Werther ou os Miseráveis caiam nestas categorias, vejo lá muitos raios de sol.

Dos exemplos que dei, o 1984 é o único que poucos ou nenhuns raios ultra-violeta deixa penetrar na sua carapaça trituradora, sendo que o Werther tem uma primeira metade que passeia perto da luz celestial, enquanto Os Miseráveis e A Peste fazem sobressair o lado bom da natureza humana de entre uma espessa camada de negrume e desespero - e fazem-na brilhar acima de tudo o resto. Nestes aspectos tens razão, mas não foi ao calhas que escolhi os exemplos, a selecção foi mista. Mesmo assim, o Heart of Darkness passa pelo mais obscuro e pessimista de todos, IMO - o que, vendo as coisas de uma perspectiva realista, apenas o torna mais possante.

Sim, eu percebo o que queres dizer e estou de acordo. A questão para mim realmente passa um pouco ao lado disso - eu sou mais depressa cativado pelo modelo de escrita em si do que pelos valores morais ou humanos que possam estar a ser transmitidos no texto. Para mim interessa menos a história que está a ser contada e interessa mais o modo como está a ser contada (a excepção talvez sejam os livros de FC, que frequentemente me agarram pelas ideias).

nimzabo
Enciclopédia

Postby nimzabo » 06 Dec 2010 19:05

Actualizado

Return to “Arquivo - 2010”