Gardens of the Moon - Steven Erikson

grayfox
Edição Única

Gardens of the Moon - Steven Erikson

Postby grayfox » 28 Jul 2010 19:24

Image

Gardens of the Moon é o primeiro de dez livros da saga Malazan Book of the Fallen, uma saga de fantasia épica que goza de grande popularidade nos fóruns internacionais de fantasia, popularidade essa que eu arriscaria dizer, apenas é ultrapassada pelas sagas Wheel of Time e A Song of Ice and Fire.
Por cá, e por força de não ter ainda ser publicada em português (nem tal se vislumbra por enquanto), é uma saga que goza de pouco (re)conhecimento. Com nove livros publicados, e o décimo e último recentemente terminado, é uma boa altura para termos no fórum a primeira crítica a um livro desta saga.

Quando parti para esta leitura já tinha alguma ideia sobre o que me esperava. Havia duas características em relação à saga que eu achava fascinante precisamente por de forma improvável, e contrariando tudo o que se passa noutras sagas de grande fulgor, se acumularem: primeiro o facto de ja haverem nove livros na saga, e a opinião dominante é de que não existem grandes variações de qualidade entre eles; a segunda e o facto de o autor ter entrado num ritmo em que lançava, sem falhar, um livro da saga por ano.

Havia ainda duas outras características deste Gardens of the Moon extensíveis a toda a saga que eu já tinha também conhecimento: primeiro o autor não dá a mão ao leitor ajudando-o a perceber o que se passa, na verdade o leitor é largado no meio da acção sem grande conhecimento de quem está do lado do quê e porque razão, qual o seu passado ou as suas características; e segundo toda a saga foi pensada a uma escala épica, em que cada livro incorpora apenas uma pequena parte de um todo que só conseguimos vislumbrar conforme formos avançando na saga. Esta ultima está relacionada também com o mundo que foi criado. Steven Erikson e Ian Cameron Esslemont criaram o mundo, as raças, 300.000 anos de história, e os locais; tudo isto, diz-se, a uma escala épica e nunca antes vista (o intuito inicial seria criar um pano de fundo para role playing games). Malazan Book of the Fallen com os seus dez livros é apenas um dos arcos que nele se passam (Ian Cameron Esslemont já publicou também dois livros passados no mesmo mundo e com ténues ligações à estória de Malazan Book of the Fallen).

Em relação ao livro propriamente dito, a história é muito convoluta, envolvendo um império, brigadas renegadas, cidades flutuantes, deuses e demónios todos eles com uma razão obscura para se envolverem nas lutas terrenas centradas na tentativa do Império Malazan em tomar conta da cidade de Darusjistan. Toda a variedade de raças (nada de elfos ou anões), mostros, deuses, seres poderosos, etc. faziam-me lembrar o jogo Magic: the Gathering. É nisto que o livro mostra um dos seus pontos fortes, uma vez que consegue manusear toda esta panoplia de seres de uma forma que transmite ao leitor a certeza de que todos têm o seu lugar naquele universo, com as suas forças e fraquezas, não se limitando a imaginar um monstro !bué da fixe! que entra a martelo só para criar uma cena de acção despropositada.

Infelizmente, a escrita e a caracterização não estão entre os pontos fortes deste livro. A primeira centena de páginas parece igual às primeiras obras de fantasia escritas por adolescentes que viram as comportas da publicação escancaradas pelos sucessos de Lord of The Rings, Harry Potter e Twilight. `e quando se começa a ter uma ideia da coesã da estória e do universo onde ela se passa que o leitor, se assim o preferir, começa a ignorar a escrita menos conseguida e as personagens que, apesar de terem sempre um motivo para todas as suas acções, são uni-dimensionais. Em abono da verdade, este livro foi escrito numa fase precoce da carreira literária deste arqueologista, e o segundo da saga foi escrito dez anos após este. De qualquer maneira, a opinião quase unânime é que a escrita melhora significativamente nos livros seguintes da saga.

De qualquer maneira acho que devo fazer uma ressalva em relação à perspectiva panorâmica em que este livro e certamente toda a saga foram escritos. A estória desenvolve-se a uma grande escala envolvendo cidades, impérios e continentes. De certa forma, estas são as verdadeiras personagens da saga, e estão muito bem desenvolvidas. Obviamente quando se pretende ter uma grande perspectiva das coisas, é apenas natural que alguns detalhes como as personalidades, pensamentos e sentimentos das pessoas fiquem menos desenvolvidos.

Em jeito final, um livro que acho que todos os fãs de fantasia devem ler, nem que seja só para ver se é do seu gosto ou não.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Bugman
Edição Única

Re: Gardens of the Moon - Steven Erikson

Postby Bugman » 29 Jul 2010 09:40

Gostei do degradé qualitativo LoTR, HP, Twilight! :)
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 29 Jul 2010 10:39

lol, nem tinha pensado nisso. coloquei pela ordem cronológica.

urukai
Edição Única

Postby urukai » 29 Jul 2010 10:51

Boa review!
Nao li toda por causa de spoilers uma vez que já encomendei os livros na amazon. Abr

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 29 Jul 2010 11:01

obrigado. acho que podes ler à vontade, quase nem falei da estória.

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 29 Jul 2010 11:43

Gostei de ler a tua opinião, gray. :)
A pergunta que se impõe: vais continuar a ler a saga? Em breve?

urukai, podes ler à vontade, não tem spoilers nenhuns.

S.

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 29 Jul 2010 12:38

Para esse tipo de dúvidas é sempre melhor utilizar outras fontes, blogues e afins não é a melhor escolha.
Por exemplo: http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=25505
Ou mesmo qualquer dicionário de português online (Priberam, Porto Editora, etc.).

S.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 29 Jul 2010 12:54

grayfox wrote:obrigado. acho que podes ler à vontade, eu nem digo que ele morre no fim

:znaika: ==> O bold italico é deturpaçao minha!
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 29 Jul 2010 13:56

grayfox wrote:(...)
Steven Erikson e Ian Cameron Esslemont criaram o mundo, as raças, 300.000 anos de história
(...)
A estória desenvolve-se a uma grande escala envolvendo cidades, impérios e continentes. De certa forma, estas são as verdadeiras personagens da saga, e estão muito bem desenvolvidas.
(...)

Bugman wrote:
grayfox wrote:obrigado. acho que podes ler à vontade, eu nem digo que ele morre no fim

:znaika: ==> O bold italico é deturpaçao minha!

Ó Bugman :mrgreen: ... com 300.00 anos de história/estória e onde os verdadeiros personagens são cidades e continentes, esse teu spoiler.... :P

------

Gray. Isto de ter começado a ler em bife tornou-me a vida muuuuuiiiiito mais complicada. Já tinha lido opiniões muito boas sobre a referida saga e já tinha o bichinho a roer-me a mente e a considerar a sua aquisição. A tua opinião só agravou o tamanho do bicho.... :devil:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 29 Jul 2010 15:45

Tzimbi wrote:Gostei de ler a tua opinião, gray. :)
A pergunta que se impõe: vais continuar a ler a saga? Em breve?
S.

Sim. Provavelmente não. :)

pco69 wrote:
Gray. Isto de ter começado a ler em bife tornou-me a vida muuuuuiiiiito mais complicada. Já tinha lido opiniões muito boas sobre a referida saga e já tinha o bichinho a roer-me a mente e a considerar a sua aquisição. A tua opinião só agravou o tamanho do bicho.... :devil:

Pois, foram essas mesmas opiniões que me levaram a ler.
E para ti que so les uma saga quando todos os livros estão publicados é uma aposta quase segura. É que o autor já anunciou que terminou de escrever o ultimo livro.

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 28 Mar 2011 14:46

Grayfox - Continuaste a ler?
O resto - Mais alguém por aqui leu a série?

Agora que a parte prinicipal já está toda editada, começo a pensar aem adquirir :whistle:

The Malazan Book of the Fallen Series
1.Gardens of the Moon (1999)
2.Deadhouse Gates (2000)
3.Memories of Ice (2001)
4.House of Chains (2002)
5.Midnight Tides (2004)
6.The Bonehunters (2006)
7.Reaper's Gale (2007)
8.Toll the Hounds (2008)
9.Dust of Dreams (2009)
10.The Crippled God (2011)

Novellas in the Series
1.Blood Follows (2002)
2.The Healthy Dead (2004)
3.The Lees of Laughter's End (2007)
4.Crack’d Pot Trail (2009)[8]

Novels of the Malazan Empire
1.Night of Knives (2004, written by Ian Cameron Esslemont).
2.Return of the Crimson Guard (2008, written by Ian Cameron Esslemont).
3.Stonewielder (2010, written by Ian Cameron Esslemont).
4.Orb, Sceptre, Throne (2011, written by Ian Cameron Esslemont).
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 28 Mar 2011 14:53

não. mas tenho pensado em ler o segundo num futuro próximo.

urukai
Edição Única

Postby urukai » 28 Mar 2011 15:07

Vou ler o primeiro brevemente. Tou farto de ler coisas nao fantasticas.

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 28 Mar 2011 15:43

Bem, cada vez que cá venho ao fórum é só boas surpresas. Não conhecia esta saga, mas depois de ler essa review fiquei com vontade de comprar :whistle:
Obrigado pela opinião, Gray :tu:

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 28 Mar 2011 16:07

Sharky wrote:Bem, cada vez que cá venho ao fórum é só boas surpresas. Não conhecia esta saga, mas depois de ler essa review fiquei com vontade de comprar :whistle:
Obrigado pela opinião, Gray :tu:

em vez de agradecimentos, quero comissões.

comissões da venda dos livros da saga, dos charters, dos hoteis, dos museus... :D

Return to “Autores A - E”