A Filha da Fortuna - Isabel Allende

User avatar
acrisalves
Edição Única
Posts: 3490
Joined: 29 Dec 2004 13:53
Location: In a florest mist
Contact:

A Filha da Fortuna - Isabel Allende

Postby acrisalves » 30 Jun 2005 00:35

A Filha da Fortuna

Autor: Isabel Allende
Colecção: Literatura Estrangeira
Editora: Difel
Ano de edição: 2004
Encadernação: Brochado

Abandonada numa noite fria e enrolada num casaco de homem - assim apareceu Eliza, na casa dos Sommers. Adoptada pela família inglesa, Eliza é criada entre os cozinhados de Mama Fresia e as roupas finas de Miss Rose conhecendo várias versões romanceadas do seu aparecimento que acabam por se entrelaçar na realidade.

"Agora estás lixada, menina, o teu corpo mudará, as ideias balhar-se-ão e qualquer homem poderá fazer contigo o que lhe der na gana" - assim profetiza Mama Fresia quando Eliza se torna numa "mulherzinha"... E pouco tempo depois não foi bem assim... mas quase - Eliza apaixona-se por um pobre e orgulhoso empregado de seu tio, de ideais revolucionários e sonhos utópicos, que acaba por partir em busca do ouro. A troco de uma jóia, Eliza consegue seguir o amado meses depois, escondida no porão de um navio por um cozinheiro chinês, que se revela um médico experiente aquando do aborto na viagem.

Fraca demais para seguir a pista do seu amado sozinha, o médico chinês desembarca com Eliza que se faz passar por rapazinho de modo a passar despercebida naquela terra de demasiados homens para poucas cortesãs baratas

Ao longo do livro, a história de Eliza é suspensa para dar lugar à das restantes personagens, cujos destinos se entrelaçam em estranhas coincidências.

O final é revelado ao longo do desenrolar da história - um comentário, uma premonição, um pensamento; mas sem por isso desvalorizar o prosseguimento da narrativa. Talvez por isso as últimas páginas me tenham parecido insuficientes, deixando alguns pormenores finais por contar - pormenores talvez desnecessários e muito previsíveis, mas que me deixaram aquela sensação de livro inacabado... Esse final pode, no entanto, ter ajudado a não deixar cair, tão cedo, o livro no esquecimento...

Cristina Alves

Outro bom livro de Isabel Allende, que sinceramente adorei...

User avatar
Bubbles
Livro Raro
Posts: 1994
Joined: 29 Dec 2004 18:33
Location: Halifax
Contact:

Re: A Filha da Fortuna

Postby Bubbles » 30 Jun 2005 09:31

Este livro é lindíssimo, de tal modo que apesar de o ter lido há cerca de 6 anos ainda me recordo de bastantes pormenores.

Concordo contigo Acrisalves, o final fica em aberto (o que na altura me levou a ler o livro seguinte da trilogia) mas não prejudica a história.

Um grande livro, definitivamente :wub:
"Não sou obrigada a jurar obediência às palavras de qualquer mestre" Horácio
"Um coração saudável tem um comportamento caótico"
Joana Augusto's Flick Photostream *** The Ground Beneath My Feet

User avatar
Dalilah
Comic Book
Posts: 165
Joined: 30 Jun 2005 15:37
Location: Odivelas
Contact:

Re: A Filha da Fortuna

Postby Dalilah » 30 Jun 2005 16:09

Sim, concordo. Gosto imenso de Isabel Allende e já li quase tudo dela, às excepção de "Paula".

O meu favorito foi a Casa dos Espíritos (claro), mas a "Filha da Fortuna" está num dos primeiros lugares da lista, sem dúvida!...
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."<br><br>Cumprimentos,<br><br>Dalilah

User avatar
acrisalves
Edição Única
Posts: 3490
Joined: 29 Dec 2004 13:53
Location: In a florest mist
Contact:

Re: A Filha da Fortuna

Postby acrisalves » 25 Jun 2006 20:21

Entretanto li a continuação - ou pseudo-continuação. Retrato a Sépia, embora possa ser lido em separado, conta a histórida da neta de Eliza Summers - Aurora Del Valle; que terá sido criada pela avô paterna.
Embora também uma história bonita, talvez por se sentrar muito em Aurora, gostei mais da Filha da Fortuna.


Return to “Autores A - E”




  Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 4 guests

cron