Margaret Atwood

In: GoodreadsIt is the world of the near future, and Offred is a Handmaid in the home of the Commander and his wife. She is allowed out once a day to the food market, she is not permitted to read, and she is hoping the Commander makes her pregnant, because she is only valued if her ovaries are viable. Offred can remember the years before, when she was an independent woman, had a job of her own, a husband and child. But all of that is gone now...everything has changed
Neste livro temos um regime religioso distopico, em que as mulheres apenas teem valor para procriar. E bastante assustador, principalmente quando nos apercebemos que a transiçao de uma sociedade bastante semelhante a nossa para a mostrada no livro foi levada a cabo de forma bastante rapida e engenhosa, sem grandes manifestaçoes por parte da populaçao.
Durante a primeira metade achei o livro bastante facil de ler, e tive dificuldades em larga-lo. Na verdade queria saber tudo o que se estava a passar e perceber todas as hierarquias e nuances do sistema. Mas a segunda metade e bem mais dificil, quando todas as ideias ja estao estabelecidas e nos falam da transiçao para este sistema. E ai que tudo se começa a tornar desesperante.
Foi um livro dificil de ler, e ha varios momentos que sao murros no estomago. Mas numa boa distopia e suposto isso acontecer. Tanto "1984" como "Never Let Me Go" (as minhas distopias favoritas) sao dificeis de ler em certos momentos e deixam-nos a pensar, tal como "The Handmaid's Tale".
Quero acrescentar que a achei a inclusao do capitulo final (Notas Historicas) um pouco estranho. Ajudou a perceber um pouco mais sobre o sistema, mas preferia que a historia tivesse acabado no ultimo capitulo da Offred.
E, finalmente, achei a escrita da Margaret Atwood muito boa. Todo o livro esta carregado de metaforas belissimas, e dei por mim a sublinhar paragrafos que nem uma louca. Deixo-vos com os meus dois favorito.
"I feel like cotton candy: sugar and air. Squeeze me and I'd turn into a small sickly damp wad of weeping pinky-red."
"We are two-legged wombs, that's all: sacred vessels, ambulatory chalices."