O Quarteto De Alexandria - Lawrence Durrel

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

O Quarteto De Alexandria - Lawrence Durrel

Postby Cerridwen » 12 Dec 2012 14:01

O Quarteto De Alexandria
Lawrence Durrel


Editora: Dom Quixote
ISBN: 9789722051101
Classificação: Romance
Páginas: 912

Sinopse: «Pela primeira vez em Portugal, a edição reunida e revista pelo autor, em 1962, dos quatro livros que compõem O Quarteto de Alexandria - Justine, Balthazar, Mountolive e Clea. Os quatro romances exploram a sociedade daquela cidade poliglota e cosmopolita, repleta de intrigas, mistério e sensualidade, retomando genericamente uma mesma história sob diferentes pontos de vista, acrescentando e refazendo pormenores e situações.

Justine, o primeiro livro da tetralogia, centra-se na bela esposa judia de Nessim, um poderoso banqueiro copta, narrando, do ponto de vista de um jovem aspirante a escritor, os encontros e desencontros de um grupo de amigos que se conhecem na cidade de Alexandria no período anterior à Segunda Guerra Mundial. Darley, o narrador, envolve-se com duas mulheres - a misteriosa Justine e a frágil Melissa. A partir desta complexa relação, nasce uma trama carregada de erotismo e subtilezas. Em Balthazar o narrador, isolado numa ilha onde vive com a pequena filha de Melissa, recebe a inesperada visita de Balthazar, que lhe entrega o manuscrito de Justine. Relendo o seu próprio texto e os comentários do amigo, Darley revive o seu envolvimento com as mulheres do seu passado e toma conhecimento de novos factos.

Em Mountolive, o terceiro livro de O Quarteto de Alexandria, o autor apresenta os acontecimentos narrados em Justine e Balthazar sob uma nova perspetiva. A guerra faz a sua aparição e a trama gira agora em torno do embaixador britânico, David Mountolive, tendo como ponto de partida as recordações da sua paixão por Leila, a mãe de Nessim. Darley regressa a Alexandria a pedido de Nessim, levando a menina para que o pai e Justine a conheçam. O regresso do escritor é o fio condutor de Clea, o último volume desta série exuberante e sensual que é considerada uma obra-prima da literatura.»

Os quatro romances que compõem a obra foram publicados em edições autónomas entre 1957 e 1960 mas, a partir de 1962, com pequenas alterações aos textos originais, passou a ser publicado em volume único. Em Portugal só estava traduzida a primeira versão: Justine, Balthazar, Mountolive e Clea (este último com poemas de Kavafis). A obra está cheia de envios e remissões, sendo uma delas a figura de Pursewarden, que caricatura Wyndham Lewis, o vorticista inglês que odiava judeus e homossexuais e não escondia a sua admiração por Hitler. Escritor e diplomata britânico nascido na Índia, Durrell publicou romances, poesia, ensaios, contos humorísticos sobre a carrière, peças de teatro e volumes de correspondência com Henry Miller, T. S. Eliot, etc. Os mais novos talvez não saibam, mas Durrell é um dos gigantes do século XX. O Quarteto de Alexandria foi escrito no Sul de França, depois de abandonar a carreira diplomática, mas reporta aos anos em que serviu o Foreign Office no Egipto e na Grécia. Imprescindível.
- Eduardo Pitta, no seu blogue Da Literatura

Return to “Autores A - E”




  Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 3 guests

cron