Luz Antiga - John Banville

Cerridwen
Edição Única

Luz Antiga - John Banville

Postby Cerridwen » 06 Jun 2013 19:48

Luz Antiga
John Banville

Editora: Porto Editora
Tradutor: José Vieira de Lima
ISBN: 978-972-0-04593-5
Classificação: Romance
Páginas: 264

Sinopse: «Existe alguma diferença entre a memória e a invenção? É essa a pergunta que alimenta Luz Antiga, um romance fascinante, escrito com a profundidade, o lirismo e o humor que caracterizam a obra de John Banville.

É também a pergunta que persegue Alexander Cleave, um ator no crepúsculo da vida e da carreira, que recorda com pesar o seu primeiro - e talvez único - amor, assim como a morte da filha às mãos de uma depressão amorosa que Cleave não consegue aceitar ou entender.

Billy Gray era o meu melhor amigo e eu apaixonei-me pela mãe dele. «Apaixonei-me» é capaz de ser uma palavra demasiado forte, mas não conheço nenhuma mais fraca que sirva. Tudo isto aconteceu há meio século. Eu tinha quinze anos e Mrs. Gray trinta e cinco.

Luz Antiga é uma meditação sobre o amor e a perda, sobre o imediatismo inescrutável do passado nas nossas vidas presentes, sobre a forma como a imaginação inventa memórias e as memórias inventam o homem.»

Leitura de um excerto: http://recursos.wook.pt/recurso?&id=9255755

Luz Antiga, do irlandês John Banville (n. 1945), um dos mais importantes autores europeus da actualidade. Este romance encerra a trilogia iniciada com Eclipse (2000) e prosseguida com O Impostor (2002). O virtuosismo é um traço distintivo: nenhuma palavra menos adequada, nenhuma frase supérflua, monólogo interior bem estruturado. Para os que gostam de cruzar realidade e ficção, Luz Antiga tem o interesse suplementar de remexer no passado de Paul de Man, o desconstrucionista belga que nos anos 1950 foi leccionar para os Estados Unidos sem que ninguém suspeitasse das suas simpatias nazis. Notável. Uma edição Porto Editora.
- Eduardo Pitta, no seu blogue Da Literatura.

John Banville nasceu em Wexford, em 1945. Foi editor da Irish Times, de 1988 a 1999. É o autor de vários livros, tendo inciado em 1976, com Dr. Copernicus, uma série sobre cientistas e as suas descobertas, galardoado com o Prémio de Ficção James Tail Black Memorial. Publicou obras como Kepler (1981, Prémio de Ficção Guardian), The Newton Letter: An Interlude (1982), Mefisto (1986), The Book of Evidence (1989, Prémio Literário Guinness Peat Aviation), O Mar (Man Booker Prize) e Imagens de Praga (2003).

Cerridwen
Edição Única

Re: Luz Antiga - John Banville

Postby Cerridwen » 16 Sep 2013 17:31

• Similar Topics
    Replies
    Views
    Last post

Return to “Autores A - E”