Great Expectations / Grandes Esperanças - Charles Dickens

Samwise
Realizador

Great Expectations / Grandes Esperanças - Charles Dickens

Postby Samwise » 30 Aug 2005 16:15

Image

Edição em paperback
Páginas: 480
ISBN: 0-14-043956-0
Preço: 6.44¤ (FNAC)

Há uma muito boa razão para ter colocado este livro nesta secção: enquadra-se no tema mistério como uma mão numa luva feita à medida.

Isso e, claro, o não haver mais nenhuma outra área onde o colocar, de bom grado, este romance.

Este é o segundo livro que leio de Charles Dickens e é o segundo que a minha opinião coloca nos píncaros. O primeiro, o "David Copperfield", deixou-me com uma forte impressão acerca do autor e foi, de longe, o melhor livro que li este ano.

Este é um autor que descreve com grande mestria os estados de alma e de espírito das pessoas. À semelhança daquilo que tinha encontrado no "D.C.", os personagens presentes nesta obra são, fisicamente, uma espécie de caricaturas e estereótipos de sentimentos tornados carne, crianças tornadas adultas à força e que guardaram no rosto as forças e fraquezas de tempos em viam o mundo tal como ele é.
Há também uma certa maneira em como o meio circundante e as paisagens que acompanham a história se ligam a esses sentimentos. O reflexo do mundo na nossa cabeça e a maneira como olhamos para ele são captado de forma impar.
Ainda não vi (li) outro autor com o poder da descrição sentimental de Dickens. Magistral.

Se como livro, "Great Expectativas" não é tão poderoso como "David Copperfield, a sua história é, porventura, mais forte. É misteriosa desde início, belíssima ao longo da sua extensão e comovente e brilhante no seu final. Quem tem a sorte de não saber nada acerca dela... um conselho... não vejam as adaptações cinematográficas sem antes lerem o livro (eu tive essa sorte, porque só vi uma delas, há muitos muitos anos, e não me lembro dos pormenores).
A recta final do livro (as últimas cem páginas) são de comer e chorar por mais!!!

Uma palavra final para a prosa. Não acredito, por melhor que sejam as traduções, que uma versão em português faça jus aquilo que a original contém. Um tesouro que não pode ser replicado!

Monumental, ainda que inferior a "David Copperfield".

SamW
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Samwise
Realizador

Re: Great Expectations

Postby Samwise » 31 Aug 2005 09:36

Ora, pois...

O Mark Twain é um autor sobre o qual já me disseram maravilhas.

Leste o "Huckleberry Finn"? Só o começo augura grandes leituras...

CHAPTER I.

YOU don't know about me without you have read a
book by the name of The Adventures of Tom
Sawyer; but that ain't no matter. That book was
made by Mr. Mark Twain, and he told the truth,
mainly. There was things which he stretched, but
mainly he told the truth. That is nothing. I never
seen anybody but lied one time or another, without it
was Aunt Polly, or the widow, or maybe Mary. Aunt
Polly -- Tom's Aunt Polly, she is -- and Mary, and
the Widow Douglas is all told about in that book,
which is mostly a true book, with some stretchers, as
I said before.

:lol!:

Esta obra (e outras dele) está disponível em:

<a href='http://www.online-literature.com/twain/huckleberry_finn' target='_blank'>http://www.online-literature.com/twain/huckleberry_finn</a>

Ai! Tanta coisa para ler e tão pouco tempo de vida! :lol:

Sim, Thundder, estou profundamente emocionado com o que li do Dickens. O próximo há de ser o "Oliver Twist".

SamW
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Dalilah
Comic Book

Postby Dalilah » 12 Sep 2005 09:23

Livra, que a minha wishlist só aumenta, nunca diminui... :P
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."<br><br>Cumprimentos,<br><br>Dalilah

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 12 Sep 2005 09:50

A minha vai diminuindo aos poucos... só que aumenta sempre mais do que diminui. :lol:

Por cada livro que leio, acrescento três ou quatro à lista. Ou porque vêm mencionados na obra, ou porque gosto tanto do que estou a ler que vou à procura de outros livros do mesmo autor... ao até porque passo por aqui no fórum e leio as vossas opiniões!!!

O Dickens comecei a ler quase por acaso... foi sorte ter-me ido parar às mãos o "David Copperfield".

Vou ler tudo dele! Até nem é muita coisa (o que é pena, de facto).

SamW

Cerridwen
Edição Única

Re: Great Expectations / Grandes Esperanças - Charles Dicken

Postby Cerridwen » 27 May 2013 19:39

Grandes Esperanças
Charles Dickens

Editora: Publicações Europa-América
Título original: Great Expectations
Tradução: Carmen Gonzalez
ISBN: 978-972-1-04420-3
Colecção: Clássicos
Páginas: 462

Sinopse: «Deixe que o desejo seja o seu destino.

Publicado pela primeira vez em 1860/61, Grandes Esperanças é um dos romances mais sérios de Charles Dickens. É impossível escapar ao poder de sedução desta obra poderosa e violenta — de onde não estão ausentes nem a sátira nem o humor. Tal como num romance policial, o mistério apodera-se da nossa atenção e a revelação da sua verdade psicológica e moral mantém-nos em suspenso até ao derradeiro momento. Hipnotizados pela voz de Pip e guiados pela sua memória, vamos desvendando o segredo das suas «grandes esperanças» e testemunhando o encontro de um homem consigo próprio.»

Aparentemente é uma reedição.

Return to “Autores A - E”