Como Água Para Chocolate - Laura Esquível

acrisalves
Edição Única

Como Água Para Chocolate - Laura Esquível

Postby acrisalves » 10 Jan 2005 14:19

Foi o primeiro livro que li sobre esta autora... e apesar de já ter lido outras autoras mexicanas, este livro surpreendeu-me pelo forma como foi escrito - a vida em receitas culinárias... Em que a cada etapa, sentimento corresponde uma receita cujos ingredientes reflectem a vida, em que a vida se reflecte no confecionar da comida...

Já alguém leu alguma coisa desta autora?

Bubbles
Livro Raro

Re: Como Água Para Chocolate

Postby Bubbles » 10 Jan 2005 15:16

Dela só li "Tão veloz como o desejo". Lembro-me que gostei tanto da escrita como da história, apesar de agora não me conseguir lembrar dela <_<

Gostava muito de ler "Como água para chocolate". Acho deliciosa a ideia de misturar culinária com vivências :lol:
"Não sou obrigada a jurar obediência às palavras de qualquer mestre" Horácio
"Um coração saudável tem um comportamento caótico"
Joana Augusto's Flick Photostream *** The Ground Beneath My Feet

White_Lady
Dicionário

Postby White_Lady » 10 Jan 2005 21:48

Deram-mo este Natal. Não conhecia a história, mas já me disseram que é interessante. Parece-me ser um pouco parecido com o Chocolate da Joanne Harris, mas já me disseram que até é melhor. Quando puder leio-o.

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 10 Jan 2005 22:00

Eu ainda não li o Chocolate de Joanne Harris (so vi o filme), mas vai ser a minha próxima leitura (chegou antes de ontem)... comparando apenas o Chocolate filme com este livro... bem... apesar de ambos meterem chocolate, nao achei lá muito parecido na história e assim... ambas as escritoras têm para mim, um estilo próprio inconfundível (my opinion), sendo ambas altamente recomendáveis....
Laura Esquivel lembrou-me um pouco Isabel Allende nos seus romances, talvez por ambas retratarem famílias sul-americanas...

Boas Leituras

Screams
Panfleto

Postby Screams » 13 Jan 2005 22:33

O livro "Chocolate" da Joanne Harris é muito bom! No verdadeiro sentido da palavra! Ao ler o livro quase se consegue sentir o sabor do chocolate e das iguarias que ela descreve tão bem... Ao ler até ficava com água na boca... cheguei mesmo a ter de ir buscar uma caixa de chocolates para acompanhar a leitura! :D
A sério, se não estiverem de dieta leiam... :P É muito bom; aliás como todos os outros livros da autora.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 13 Jan 2005 22:44

Eu confesso... apenas vi o filme... e que filme!
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 13 Jan 2005 23:01

Do Chocolate de Joanne Harris só conhecia o filme... neste momento estou a ler o livro... já vou a metade e estou a preferir este último... não que não tenha adorado o filme - adorei, mas o livro possui, como é normal, mais uns detalhes deliciosos (àparte do chocolate e das receitas de chocolate).... tem uma maior profundidade psicológica, são-nos dados a conhecer as pessoas.... muito mais do que no filme.....

Boas Leituras

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 13 Jan 2005 23:18

acrisalves wrote: (...) tem uma maior profundidade psicológica, são-nos dados a conhecer as pessoas.... muito mais do que no filme.....

Boas Leituras

É o eterno problema do cinema comparado com os livros. O envolvimento do leitor é mais profundo com um livro do que com um filme. Isto está patente na temporização. Um filme vê-se em hora e meia, duas horas. Um livro ultrapassa muitas vezes as quatro horas, na melhor das hipóteses.

Num livro fazemos pausas, deglutimos a escrita, voltamos atrás, relembramos capítulos. Num filme (em situação de cinema, claro está) somos levados linearmente pela história sem hipótese de recapitular. Como tal são linguagens com métodos diferentes e fins diferentes e é escusado porcurar grandes pontos de encontro entre ambos, a meu ver.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 13 Jan 2005 23:30

Sim claro - por isso é que eu normalmente não gosto muito de filmes adaptados de livros - nem sempre consigo evitar a comparação... mas neste caso, apesar de estar a gostar mais do livro (inevitável, penso eu), acho que o filme até foi muito bem conseguido... mais do que isso , fazia-se uma série e não um filme para caber toda a dimensão do livro :)

Comparando o Como Água para Chocolate para o da Joanne Harris, apesar de ambos os livros falarem de chocolate, de receitas, dos sentimentos / sensações da vida e seu relacionamento com a comida.... continuo a achar que o fizeram de modos bem diferentes.....

Boas Leituras

Drops
Dicionário

Postby Drops » 17 Feb 2005 01:27

Tive o prazer de acabar de ler este livro "delicioso" :D

Bem, é de facto surpreendente, a autora consegue prender-nos à história de um modo... subtil, mas firme. ou seja, estamos completamente viciados, mas nem damos por isso.

É um livro rico em exageros (como os 3 hectares de manta!) mas que no contexto não ficam mal, até dão uma certa graça ao enredo. Apenas peca numa coisa (para mim, claro!) o último capítulo conta demasiadas coisas ao mesmo tempo... enquanto que no resto do livro há um desenrolar rápido da história, mas suficientemente pausado para se apreciarem os sabores do romance, neste último capítulo não, ela avança a uma velocidade alucinante, de tal modo que eu acabei por ficar "com água na boca" por mais umas páginas <_<

Enfim, gostei à mesma :rolleyes:
"I'm not crazy I'm just a little unwell..."

isabelucha
Comic Book

Postby isabelucha » 03 Apr 2005 01:21

Para já o "Como Água Para Chocolate" foi o único livro da Laura Esquivel que li, mas gostei bastante :) a originalidade das receitas no inicio de cada capitulo, muitas das cenas principais passadas na cozinha e o enredo em si são verdadeirmente.. Deliciosos :) e como já disseram atrás, é daqueles livros em que ficamos viciados sem dar por isso!

Recomendo! :tu:
My name is <b>Blu</b>... <b>Just Blu</b>!<br /><br /><a href='http://isabelucha.deviantart.com' target='_blank'><b>My deviantART page</b></a>

Return to “Autores A - E”