Pride and Prejudice / Orgulho e Preconceito - Jane Austen

Samwise
Realizador

Re: Pride and Prejudice

Postby Samwise » 25 Mar 2010 16:43

Também não tenho muito por onde discordar do que dizes.

(apesar de não ser mulher e de ter gostado bastante de o ler :blush: )
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 25 Mar 2010 19:40

Mais do que ser "cunhado por uma mulher" parece-me ser escrito para mulheres.

Não acho que seja escrito PARA mulheres, mas sim talvez tenhas essas sensação por ser escrito através maioritariamente pela perspectiva de Elizabeth, ou seja UMA mulher :) Se notarem os pontos de vista dos homens estão quase ausentes, o que contribuiu para esse sentimento.

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 07 Sep 2011 23:30

Li este livro nas férias, mais o "Persuasion" também da Jane Austen. Só o primeiro capítulo de "Orgulho e Preconceito" mostra logo que estamos perante uma grande escritora. De resto, ironia a rodos e muito poder de observação. A Elizabeth Bennet é uma heroína bem interessante. Penso que a actriz que a representou na série não conseguiu captar toda a vivacidade e uma certa traquinice da personagem. Parece-me que ficou aquém. A heroína de "Persuasão", Anne Elliot, é superior em termos de capacidade de entender melhor o mundo que a rodeia, e as pessoas que o habitam. É mais perspicaz. Mas a Elizabeth Bennet é mais irónica.

Outras personagens de que gostei foi do Mr e da Mrs Bennet. O Mr Bennet tem a ironia da filha, e a Mrs Bennet é cá um cromo...
Last edited by annawen on 07 Sep 2011 23:32, edited 1 time in total.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 07 Sep 2011 23:31

Em bom rigor a filha é que terá a ironia do pai. ;)
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 07 Sep 2011 23:32

verdade. :mrgreen:

Leo Turilli
Edição Limitada

Postby Leo Turilli » 08 Sep 2011 01:12

Já li todos os livros da Jane Austen e este continua a ser o meu favorito :D (logo seguido pel'A Abadia de Northanger).
Só não gostei muito do Emma e do Sensibilidade e Bom Senso.

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 08 Sep 2011 12:43

"Sensibilidade e Bom Senso" estou a lê-lo. Abandonei-o para outras coisas mas continuarei quando me apetecer.

"A Abadia de Northanger" deixei-o mais ou menos a meio. É mais uma paródia aos livros góticos da altura e como tal muito mais leve que os anteriores, e para mim, não tão interessante.

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 08 Sep 2011 13:41

a escrita no original é fácil de acompanhar?
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 08 Sep 2011 14:01

Sim, gray, é fácil de acompanhar, não tem nada de difícil, mas não me parece que Jane Austen seja a tua "onda". :P
Quando tenho de dar exemplos de clássicos que para mim são "overrated" é logo o primeiro nome que me ocorre, Jane Austen. :ph34r: (pronto, já comprei uma guerra com algumas meninas aqui...)

Obviamente que fazendo um enquadramento histórico e social da obra dela, vejo o seu valor e compreendo que tenha ficado no canône. Mas não lhe reconheço o génio que muitos lhe reconhecem, nem acho sequer que a ironia que supostamente caracteriza a escrita (a annawen também a menciona) seja assim tão brilhante.

S.

urukai
Edição Única

Postby urukai » 08 Sep 2011 14:01

Tenho lá em casa um pack com isso tudo ainda embrulhado em papel celofane.

Se não tiver paciência para os ler ainda bem que o meu primeiro filho foi uma menina. Ela depois logo me fará os resumos...

Leo Turilli
Edição Limitada

Postby Leo Turilli » 08 Sep 2011 14:36

annawen wrote:"Sensibilidade e Bom Senso" estou a lê-lo. Abandonei-o para outras coisas mas continuarei quando me apetecer.

"A Abadia de Northanger" deixei-o mais ou menos a meio. É mais uma paródia aos livros góticos da altura e como tal muito mais leve que os anteriores, e para mim, não tão interessante.

Pois, a "Abadia de Northanger" foi escrito quando a autora tinha 23 anos, é o livro mais leve dela, o que eu gostei foi mesmo dessa parte da paródia aos livros góticos (além de passar o livro todo quase a gritar com a Catherine "O Tilney gosta de ti, não vês?").

No "Sensibilidade e Bom Senso" penso que o que menos me fez gostar do livro foi o facto das personagens serem muito.... meh. (principalmente a Elinor). É verdade que a Fanny de "Mansfield Park" também era assim, mas as "maluqueiras" das outras personagens compensavam isso.

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 09 Sep 2011 11:01

Tzimbi wrote:Quando tenho de dar exemplos de clássicos que para mim são "overrated" é logo o primeiro nome que me ocorre, Jane Austen. :ph34r: (pronto, já comprei uma guerra com algumas meninas aqui...)

Obviamente que fazendo um enquadramento histórico e social da obra dela, vejo o seu valor e compreendo que tenha ficado no canône. Mas não lhe reconheço o génio que muitos lhe reconhecem, nem acho sequer que a ironia que supostamente caracteriza a escrita (a annawen também a menciona) seja assim tão brilhante.

Eu acho que não é preciso fazer-se o enquadramento histórico e social da obra para se perceber que a Jane Austen é uma grande escritora. Se fosse preciso, então significava que não o era. O Harold Bloom, por exemplo, considera-a como uma das maiores de sempre (entre homens e mulheres). O mundo dela é um mundo limitado, e todos os livros, ou pelo menos os que conheço, narram as mesmas situações. Mas se formos a ver, tirando os salamaleques entre as personagens, a relação entre as pessoas é a mesma de hoje em dia. E a Jane Austen é uma grande observadora do comportamento em sociedade. Do que isso comporta de hipocrisia.

Ela não é uma escritora de grandes descrições, nem mesmo de grandes descrições psicológicas, mas, de uma forma subtil, quase sem se dar por isso, dá-nos momentos de bastante riqueza humana. Por exemplo, em "Persuasão", a heroína, Anne Elliot, vai a um concerto e lá fica a saber que o homem de quem ela gostava continuava a gostar dela. A descrição que a Jane Austen faz da felicidade interior que a Anne Elliot sente à saída do concerto e a comparação entre essa felicidade que se pode chamar felicidade com F grande em comparação com a felicidade das outras pessoas é fabulosa. No entanto, é só uma frase. Não mais.

Uma das coisas que gostei em "Orgulho e Preconceito" é do facto da Elizabeth Bennet não gostar do Mr Darcy logo à primeira. Nem à segunda, podemos dizer. O apreço dela por ele só muito lentamente se vai desenrolando, tão lentamente na verdade que até o leitor chega a duvidar se é amor o que ela sente por ele. E um dos momentos que mais gosto é da conversa que ela tem com o Mr Darcy, depois deles terem decidido casarem-se. Porque nessa pequena conversa já podemos perceber como vai ser o casamento deles. O humor da Elizabeth Bennet é essencial para o Mr Darcy que é uma pessoa que se leva demasiado a sério. E vemos que ela vai tentar fazer com que o futuro marido se ria mais dele próprio.

E depois não é qualquer escritor que cria personagens do calibre da Elizabeth Bennet e da Anne Elliot. Observadoras e comentadoras do mundo que as rodeia.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 09 Sep 2011 11:12

Tzimbi wrote:Quando tenho de dar exemplos de clássicos que para mim são "overrated" é logo o primeiro nome que me ocorre, Jane Austen. :ph34r: (pronto, já comprei uma guerra com algumas meninas aqui...)

A quem é que estás a chamar menina? :pissed:

Xiii... até fico encavacado ao ler o que escrevi em 2005. A opinião, essa, não mudou nada.

Annawen, aquela série que menciono, bem como esta última adaptação ao cinema pelo Joe Wright, são obras muitos decentes, pelo que a minha recomendação mantém-se.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

urukai
Edição Única

Postby urukai » 09 Sep 2011 11:24

Obrigado por essa análise Annawen. Como sempre, gostei mt. :tu:

Podes por favor quotar a tal frase da felicidade com F grande à saída do teatro?

Leo Turilli
Edição Limitada

Postby Leo Turilli » 09 Sep 2011 12:19

Samwise wrote:
Annawen, aquela série que menciono, bem como esta última adaptação ao cinema pelo Joe Wright, são obras muitos decentes, pelo que a minha recomendação mantém-se.

A Série vale a pena, o filme desilude um bocado...
(mas isto sou eu que sou picuinhas com os pormenores relativos aos costumes/modas de época)

Return to “Autores A - E”