O Código Da Vinci - Dan Brown

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

O Código Da Vinci - Dan Brown

Postby Cerridwen » 16 Jan 2005 16:17

O Código da Vinci

Sinopse:
«Harvard Robert Langdon, conceituado simbologista, está em Paris para fazer uma palestra quando recebe uma notícia inesperada: o velho curador do Louvre foi encontrado morto no museu, e um código indecifrável encontrado junto do cadáver. Na tentativa de decifrar o estranho código, Langdon e uma dotada criptologista francesa, Sophie Neveu, descobrem, estupefactos, uma série de pistas inscritas nas obras de Leonardo Da Vinci, que o pintor engenhosamente disfarçou. Tudo se complica quando Langdon descobre uma surpreendente ligação: o falecido curador estava envolvido com o Priorado de Sião, uma sociedade secreta a que tinham pertencido Sir Isaac Newton, Botticelli, Victor Hugo e Da Vinci, entre outros.
»

Já todos devem ter ouvido falar desta obra, e alguns de vós já a devem ter lido, é um facto que esta teve um sucesso tremendo, um sucesso que nem muitas obras alcançam, o porquÊ desse sucesso já é algo mais complexo, talvez tenha sido devido à temática abordada (templários, Jesus Cristo, Graal, Opus Dei, priorado de sião....), talvez o sucesso esteja relacionado com a "decadência" da Igreja Católica, ou com a polémica que veio a gerar, não sei. :unsure:

Li o livro e achei-o muito interessante, tanto os "enigmas" que vão aparecendo ao longo da história como pormenor de, a acção passar-se maioritariamente num ambiente nocturno, são aspectos que envolvem o leito num ambiente de mistério..Um ambiente que nos reporta para Paris actual (entre outros locais), mas que nos transportam para o passado, para as lendas do Graal, dos Templários, entre outras.. :)

O único aspecto que achei mais negativo no livro, foi o facto de a acção passar-se em pouco tempo, cerca de uma noite e um dia, além de o leitor estar constantemente a ser "bombardeado" com informação nova, não há uma pausa "para café", os acontecimentos decorrem muito depressa.

Um livro que merece ser lido, mas como livro essencialmente de ficção, pois muitas das pessoas que leram a obra ficarma com a noção de que a infromação era 100% verídica, mas a informação lá tratada não passa de teorias, não existem certezas, penso que as pessoas que, tal como eu, procuram saber mais acerca das teorias devem procurar obras sem ficção, que expliquem detalhadamente as teorias e factos. :unsure:

Já leram?
O que acharam?

User avatar
acrisalves
Edição Única
Posts: 3490
Joined: 29 Dec 2004 13:53
Location: In a florest mist
Contact:

Re: O Código Da Vinci

Postby acrisalves » 16 Jan 2005 16:31

Boas :) Yeap, já li

Acho que o exito internacional do livro se deveu também ao escritor - alguns dos seus livros anteriores já tinham sido best-sellers (se não me engano ele é conhecido por escrever sobre teorias da conspiração e afins).

Outros livros tinham já sido editados sobre a questão, mas este autor aproveitou o assunto para o inserir numa outra história, numa história de crime, mistério, pistas... (coisa que se não me engano, não acontecia em outros livros do assunto)..

Sobre a parte histórica, segundo o que li, algumas das teorias estão comprovadas ou historicamente aceites embora não de conhecimento geral (por razões óbvias)... mas pelo que percebi o autor terá feito uma salgalhada, misturando ficção com as teorias aceites, aproveitando factos para especular e dando ao leitor a ideia de veracidade de algumas das suas especulações... (ainda tenho que ler muita coisa para verificar onde começa a ficção ...)

Em relação às suas personagens, e aos enigmas... bem... até eu que tenho pouco conhecimento histórico sobre o assunto, apanhei mais depressa algumas daquelas charadas... por exemplo, a do espelho era básica para quem sabia um pouco das invenções e da vida de Leonardo da Vinci....

No entanto, posto isto de lado, o livro é difícil de largar, lê-se bem, e aí entra o mérito do autor que consegue, apesar das falhas, colar ao livro milhares de pessoas e conseguir chegar a todos os níveis etários e sociais...

Boas Leituras

User avatar
Thanatos
Edição Única
Posts: 13870
Joined: 31 Dec 2004 22:36
Contact:

Re: O Código Da Vinci

Postby Thanatos » 16 Jan 2005 16:34

Ah, malandra que me roubaste o post! Ainda bem que não estive a scanear a capa! :)

Concordo a 100% com tudo o que disseste sobre o livro ressalvando ainda mais o facto de que se trata duma obra de ficção e não como algumas pessoas julgam um livro de referência com factos 100% verídicos, mesmo pesando a nota inicial do autor (um artifício muito comum para criar nos leitores uma aura de imersão, artíficio também usado nos filmes que colocam a frase "baseado em factos verídicos" logo ao início) e que por isso depois ficam algo desiludidas quando descobrem que nem tudo é bem como se descreve no livro. Um exemplo: no final do livro refere-se a capela de Rosslyn escrevendo o autor que o seu nome deriva de Rosa. Não é correcto. Ross é escocês para "colina" e Lynn para "lago" ou seja capela da colina do lago. O que desmonta a ideia da Rosa que vai sendo sugerida ao longo do livro. ;)
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

White_Lady
Dicionário
Posts: 666
Joined: 01 Jan 2005 15:34
Location: Lisboa
Contact:

Re: O Código Da Vinci

Postby White_Lady » 16 Jan 2005 17:21

Achei um livro bastante interessante e sobretudo tem uma história viciante, se bem que não seja real! Nem tudo o que os livros dizem é verdade! Há que ler sempre com um espírito crítico!

Achei a história muito bem conseguida, com muita acção, muitas perguntas, respostas, correrias. Gostei da forma como abordou o tema, já conhecia a teoria abordada pelo visionamento de documentários (sobretudo no Canal História) mas claro que há que ver que as coisas não são assim tão lineares... É um bom livro de acção mas não é um romance histórico como as pessoas parecem vê-lo... Como disse há que ler-se com um espírito crítico, até porque parece-me haver umas incongruências. No entanto é um trabalho bem feito, bem conseguido e que lança mais achas para a fogueira, com o autor a puxar a brasa à sua sardinha.

User avatar
Archie
Edição Limitada
Posts: 1093
Joined: 23 Nov 2004 13:37
Location: Porto / Carnaxide
Contact:

Re: O Código Da Vinci

Postby Archie » 16 Jan 2005 17:27

O único aspecto que achei mais negativo no livro, foi o facto de a acção passar-se em pouco tempo, cerca de uma noite e um dia, além de o leitor estar constantemente a ser "bombardeado" com informação nova, não há uma pausa "para café", os acontecimentos decorrem muito depressa.


Olha que eu acho que isto é que é o ponto forte do livro, a acção frenética. Tal como no A&D e no Digital Fortress. "A ler vamos" se no Deception Point é assim :)
iFool @ Twitter

ApoK
Enciclopédia
Posts: 798
Joined: 31 Dec 2004 11:55
Location: Porto
Contact:

Re: O Código Da Vinci

Postby ApoK » 16 Jan 2005 21:44

Também já li o livro e, como a maior parte das pessoas, também gostei bastante. O grande problema deste livro é que é considerado por um grande número de indivíduos como uma espécie de "livro da verdade" que contém a revelação de muitos segredos e mistérios há muito por revelar, quando na realidade não é nada disso, como já aqui foi dito.

Agora, há também que entender que a grande maioria dos leitores (eu por exemplo) não percebem patavina dos temas abordados e tudo o que nos é apresentado rapidamente soa a extremamente credível, e aí há que dar todo o crédito ao autor por conseguir cativar o leitor de uma maneira sufocante.

Reafirmo o que já foi dito, é uma grande história de ficção, nada mais do que isso.
<b>"Deixem-me ouvir, uma vez mais, esses sons que foram, durante tanto tempo, a minha consolação e alegria."</b><br />W. A. Mozart - December 5th, 1791

User avatar
Samwise
Realizador
Posts: 14973
Joined: 29 Dec 2004 11:46
Location: Monument Valley
Contact:

Re: O Código Da Vinci

Postby Samwise » 17 Jan 2005 11:20

Archie wrote: Olha que eu acho que isto é que é o ponto forte do livro, a acção frenética. Tal como no A&D e no Digital Fortress. "A ler vamos" se no Deception Point é assim :)

Yups...

O "Deception Point" é tal e qual... acção frenética! Non-Stop!

Gostei bastante do "Código Da Vinci". Para além daquilo tudo que já foi dito neste tópico, gostaria de acrescentar aquilo que mais me fascinou e aquilo que menos gostei.
Pela positiva: O brilhantismo dos Puzzles. São mesmo cativantes e imaginativos.
Pela Negativa: A intriga policial. Está muito fraca e tem algumas falhas pelo meio. Qualquer um que tenha lido Agatha Christie ou Conan Doyle detecta logo a linearidade da acção.

Mesmo assim acho que este livro é o melhor que já li dentro do seu género.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Green_Alien
Manifesto
Posts: 84
Joined: 28 Dec 2004 22:21
Contact:

Re: O Código Da Vinci

Postby Green_Alien » 19 Jan 2005 19:58

Gostei bastante.

Trata de um tema interessante e que levanta muita polémica o que torna o livro mais apetecivel e assim interessamo-nos mais e rapidamente ficamos envolvidos na história.
É um livro que se lê num instante tal é a voracidade com que viramos as páginas, agarra-nos imenso. Apesar disso depois de o ler a primeira vez e prestar mais atenção noto que o fim, tal como o Fat_Boy defende podia ser mais trabalhado. Contudo gostei na mesma do livro.

8/10

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Re: O Código Da Vinci

Postby Cerridwen » 19 Jan 2005 23:40

A mim o final desiludiu-me, mas ao mesmo tempo surpreendeu-me, depois de tanta confusão acerca de se os segredos do Graal deviam ou não ser revelados, vemos um final um pouco diferente do esperado, a mim surpreendeu-me pela positiva, embora pense que o final podia ter sido um pouco mais trabalhado, não estou descontente com ele. :)

ApoK
Enciclopédia
Posts: 798
Joined: 31 Dec 2004 11:55
Location: Porto
Contact:

Re: O Código Da Vinci

Postby ApoK » 07 Mar 2005 01:57

E no seguimento da recente tendência de mercado eis que nos chega mais um livro de desmistificação da obra de Dan Brown.

A editora Paullus apresenta:

Verdade ou Ficção? - Os Especialistas Respondem a O Código da Vinci

[img]http://novoslivros.mediabooks.pt/artigos/imagens/100012_1.jpg[/img]

Editor: Paulus
Preço: 16€
Ano de Publicação: 2005
Formato: 23 x 15 x 1
Suporte: Livro
Número de páginas: 248
ISBN: 9723011220

Sinopse: «O que é que há de verdadeiro e de ficção no bestseller O Código da Vinci? Os mais destacados especialistas na matéria procuram responder a esta questão»
<b>"Deixem-me ouvir, uma vez mais, esses sons que foram, durante tanto tempo, a minha consolação e alegria."</b><br />W. A. Mozart - December 5th, 1791

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Re: O Código Da Vinci

Postby Cerridwen » 07 Mar 2005 18:42

Mais um livro sobre o O Código da Vinci...
Eu pergunto-me: Quando é que isto vai parar???

Pela sinopse já dá para notar que este novo livro pretende apoiar-se completamente no Código . Até a imagem da capa se apoia na referida obra. -_-

Next...

ApoK
Enciclopédia
Posts: 798
Joined: 31 Dec 2004 11:55
Location: Porto
Contact:

Re: O Código Da Vinci

Postby ApoK » 07 Mar 2005 18:50

O que é certo é que há muito gente que continua a comprar obras deste género, caso contrário elas deixariam de aparecer...
<b>"Deixem-me ouvir, uma vez mais, esses sons que foram, durante tanto tempo, a minha consolação e alegria."</b><br />W. A. Mozart - December 5th, 1791

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Re: O Código Da Vinci

Postby Cerridwen » 07 Mar 2005 19:01

Também há aqueles, que como eu são vitimas da fama destes livros, e acabam por recebe-los, mesmo não os querendo...porque no título estes contêm Código da vinci. :ph34r:
E assim se vendem mais uns exemplares... -_-

ApoK
Enciclopédia
Posts: 798
Joined: 31 Dec 2004 11:55
Location: Porto
Contact:

Re: O Código Da Vinci

Postby ApoK » 07 Mar 2005 20:28

LoL pois é, lá isso tens razão. Ainda bem que não tenho essa "sorte" :)
<b>"Deixem-me ouvir, uma vez mais, esses sons que foram, durante tanto tempo, a minha consolação e alegria."</b><br />W. A. Mozart - December 5th, 1791


Return to “Autores A - E”




  Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 3 guests

cron