O Código Da Vinci - Dan Brown

Riobaldo
Edição Limitada

Re: O Código Da Vinci

Postby Riobaldo » 03 Mar 2006 22:15

Por falar em Código Da Vinci... o julgamento de Dan Brown, que é acusado por dois escritores de plágio, começou esta semana. :ph34r: Vamos a ver no que dá...
www.revistaantologia.com

Wallace
Encadernado a Couro

Postby Wallace » 03 Mar 2006 23:11

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

nao sabia dessa! :D sabes quem sao?
In the year of our Lord 1314, patriots of Scotland, <br />starving and outnumbered, charged the fields at Bannockburn. <br />They fought like warrior poets. <br />They fought like Scotsmen. <br />And won their freedom.

Riobaldo
Edição Limitada

Postby Riobaldo » 03 Mar 2006 23:52

Começou no passado dia 27 de Fevereiro o julgamento de Dan Bown. O autor de "O Código Da Vinci" é acuso de plágio por Richard Leigh e Michael Baigent. Os dois escritores dizem que o bestseller é uma cópia da sua obra "Holy Blood, Holy Grail".

in Sábado.
www.revistaantologia.com

Wallace
Encadernado a Couro

Postby Wallace » 04 Mar 2006 00:20

ah. first guess. lol :D
alguem ja leu esse?
In the year of our Lord 1314, patriots of Scotland, <br />starving and outnumbered, charged the fields at Bannockburn. <br />They fought like warrior poets. <br />They fought like Scotsmen. <br />And won their freedom.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 04 Mar 2006 01:04

Tenho curiosidade... não tenho é disponibiildade para o fazer entrar na lista de leituras para os próximos 3 ou 4 anos... :D.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 04 Mar 2006 11:56

Já tive curiosidade. Mas depois de ler algures que as teorias apresentadas nesse livro são precisamente aquelas que aparecem no O Código da Vinci, sem "tirar nem por", inclusivé a história do Priorado de Sião (que segundo sei, não passa de um conjunto de mentiras), perdi grande parte do interesse que tinha, de ler esse livro.

White_Lady
Dicionário

Postby White_Lady » 04 Mar 2006 13:40

Sem dúvida que o Holy Blood Holy Grail apareceu primeiro, aliás eu já conhecia a teoria defendida por estes antes de sair O Código da Vinci, mas acho que é o julgamento é anedótico.

Como historiadores deviam ficar satisfeitos por inspirarem alguém a escrever uma história com as suas teorias. Mas agora puni-lo? O Dan Brown até diz no ínicio do livro que se baseou em outros livros! E penso que chega a mencionar o Holy... a meio do livro, mas não o posso confirmar.

Ele nunca reinvindicou para si o estudo, pelo menos não me recordo de tal. Ele apenas quis dar a conhecer que a Igreja pode ter ocultado algumas coisas e que é perfeitamente concebível a ideia de Jesus e Maria Madalena poderem ter constituído família.

Wallace
Encadernado a Couro

Postby Wallace » 04 Mar 2006 17:10

e quem tiver jogado Gabriel Knight 3 quanto este saiu, la para 1999, tambem travou conhecimento com todas estas "teorias" dos Templarios, Maria Madalena e o que realmente é o Santo Graal (supostamente). Devo dizer que fiquei deliciado com o jogo :D

White_Lady
Dicionário

Postby White_Lady » 04 Mar 2006 18:56

Por acaso foi nessa altura que soube, mas num documentário no Canal História ^_^

Quem diria, os videojogos até podem realmente ser interessantes -_-

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 05 Mar 2006 17:14

Não sei como está no Código da VInci , mas é plágio se não referires devida e detalhadamente as referências. No caso, acho que o Dan Brown incluiu ideias dele no meio das teorias de outros (não tenho a certeza, mas era a ideia com que tinha ficado)....

White_Lady
Dicionário

Postby White_Lady » 05 Mar 2006 20:25

Não me recordo bem nem tenho o livro comigo, mas julgo que nas primeiras folhas do livro ele diz ter-se baseado em outros autores, tal como afirma que o livro é de ficção. Não em recordo se nomeou os autores (embora me lembre vagamente de uma aula, que o protagonista relembra, e em que penso que ele faz uma referência bibliográfica ou a algum autor) ou se tem algum tipo de bibliografia, mas já vi outros livros, nomeadamente romances históricos, que também não têm qualquer referência a obras em que se tenham baseado.

Se o livro fosse de carácter científico, uma tese ou algo do género, entenderia a posição dos autores do Holy Blood Holy Grail, mas sendo uma obra de ficção, afirmada desde logo como tal pelo seu autor, não entendo o porquê de tanto alarido. :huh:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 06 Mar 2006 10:44

Acho que toda a gente se esqueceu de um pormenor...

Concordo com a ideia de não se dever punir alguém que, de repente, plagiando ou não a nossa obra, a catapulta nas tabelas de venda uns quantos anos depois de ter sido lançada, quando já ninguém dava um tusto por aquilo...

Mas por outro lado... que tal mais um bocadito de publicidade?

Numa altura em que o filme se prepara para ser lançado, e em que se prevê mais uma ligeiro aumento nas vendas do "Codigo", nada como um processo judicial com cheirinho a escândalo para fazer as pessoas comprarem também o outro livro.

Para mim é disso que se trata, sem tirar nem pôr.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

pedroi
Dicionário

Postby pedroi » 06 Mar 2006 14:56

Dark Angel wrote:Não sabia dessa do julgamento! Que coisa tão à americana!
[right][snapback]19964[/snapback][/right]

Se não estou enganado o processo está a decorrer em Inglaterra :D .

Dark Angel wrote:E o outro livro já existia e foi publicado! Se não foi nenhum sucesso não foi culpa de Dan Brown!
[right][snapback]19977[/snapback][/right]

O que eu achei engraçado é que o "Holy..." até teve bastante sucesso de vendas e os editores em Inglaterra do "Codigo.." tambem são os editores do "Holy...".

Portanto concordo com o Sam: manobra publicitaria, nada mais.

Return to “Autores A - E”