The Robots of Dawn - Isaac Asimov

Samwise
Realizador

The Robots of Dawn - Isaac Asimov

Postby Samwise » 12 Dec 2005 17:58

Image Image

Li este livro há uns cinco ou seis anos, de modo que não consigo fazer um resumo ou sequer falar um pouco acerca dele. Só me lembro que gostei imenso de o ler, coisa que aconteceu com quase todos os livros de Isaac Asimov que me passaram pelas mãos

Este post serve para complementar a informação sobre as histórias de detectives do autor. Neste caso estamos na presença não de um conto, mas de um romance, com quase 500 páginas.

A lógica, nas histórias de Asimov sobre robots, anda quase sempre à volta das três leis da robótica e nas suas implicações e restrições à interacção dos ditos com os humanos.
Não sei de dá para ler bem na imagem da contra-capa mas, de qualquer modo, aqui ficam:

1. A robot may not injure a human being or, through inaction, allow a human being to come to harm.

2. A robot must obey orders given it by human beings except where such orders would conflict with the First Law.

3. A robot must protect its own existence as long as such protection does not conflict with the First or Second Law.

Estas leis são gravadas na "memória vital" de cada robot, de maneira a que este não possa evadir-se ao seu cumprimento. Claro que o inevitável acaba sempre por acontecer...

Recomendo esta leitura a toda a gente, tal como recomendo as colectâneas de contos sobre robots do mesmo autor("Sonhos de Robot", "Visões de Robot", "Robot Completo"...)

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Samwise
Realizador

Re: The Robots of Dawn

Postby Samwise » 13 Dec 2005 11:13

Ender wrote:muito bom esse livro!!

ele é o terceiro livro da série dos robos, os dois primeiros são: Caves of Steel e Naked Sun, e o ultimo é  Robots and Empire (fica melhor pra entender a historia se ler na ordem  :blink: )
[right][snapback]16772[/snapback][/right]

Tens razão Ender, o livro faz parte de uma série, mas a história é independente e pode ser lida em separado, que foi o que eu fiz. Desta série acho que não li mais nenhum.

O que acontece é que determinados personagens são usados em várias histórias, e o mesmo se passa com a intriga política e social envolvente. Julgo que ler os livros pela ordem correcta deva ficar com uma muito melhor noção do "universo" em questão.
Um outro exemplo disto é a série "Foundation".

Pluto,

Quanto às traduções, é como tudo... se calhar há boas e más, não te sei dizer ao certo. Eu li em português umas duas ou três colectâneas dele, e dessas não tenho razões de queixa. Uma que tenho em casa é o "Visões de Robot", que vale muito a pena (Europa-América - Colecção Nébula - nº 46 (1992) - tradução de Eduardo Saló).

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Return to “Autores A - E”