O Pêndulo de Foucault (Umberto Eco)

Samwise
Realizador

Re: O Pêndulo de Foucault

Postby Samwise » 09 Aug 2005 10:35

Estou a meio do livro.

Ainda é cedo para tirar conclusões.

Até aqui estou completamente :drool: :drool: :drool: .

Estou a achar a prosa mais acessível do que em "O Nome da Rosa".

Ainda não vislubrei assim nada de muito confuso nem de muita "informação a jorrar"...

SamW
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 12 Aug 2005 10:05

Ok... Ok... as seguintes palavras foram precipitadas:

Ainda não vislubrei assim nada de muito confuso nem de muita "informação a jorrar"...

Avancei mais cem páginas e... surprise... estou completamente :stars: .

O Eco deve tem uma capacidade de associação deveras fantástica. E isso combinado com um saber enciclopédico resulta nisto: cem paginas em que uma fabulosa maquinação ficcional (elaborada pelos templários para dominar o mundo) nos é descrita ao longo de séculos, tendo como cabecilhas (nas sombras) as mais variadas personalidades histórias (por exempo... fala-se em Voltaire, Shakespeare, Cristóvão Colombo, Franklin, Francis Bacon e etc. etc.).
É uma fábula associatória impossível de descrever ou sequer de seguir com atenção.
Eu consigo apanhar um ou outro termo ou significado (se chegar a 1% vou com sorte)... agora reunir factos históricos com magia negra, ocultismo, satanismo e eu sei lá mais o quê desta forma é prodigioso!

Compreendo agora as críticas cerradas à tramoia descrita por Dan Brown em "O Código Da Vinci". Isso realmente é uma brincadeira de miúdos, comparado com "o plano" descrito no "Pêndulo de Foucault".

Estou boquiaberto.

Vamos ver como acaba isto.

SamW
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 13 Aug 2005 17:07

Samwise wrote: Ok... Ok... as seguintes palavras foram precipitadas:

Avancei mais cem páginas e... surprise... estou completamente :stars: .

LOL :) percebeste agora a referência há quantidade abismal de informação ? Por vezes, não tanto a quantidade de informação, mas as diversas fontes...

ApoK
Enciclopédia

Postby ApoK » 18 Aug 2005 11:20

Afinal a minha crítica começa a fazer algum sentido ;)
<b>"Deixem-me ouvir, uma vez mais, esses sons que foram, durante tanto tempo, a minha consolação e alegria."</b><br />W. A. Mozart - December 5th, 1791

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 18 Aug 2005 15:06

Apok,

A tua crítica faz todo o sentido. E não é só agora, que já acabei o livro. Sempre fez, desde início.

Acho é que gostei mais do livro do que tu.

SamW

ApoK
Enciclopédia

Postby ApoK » 19 Aug 2005 12:59

É provável :) e ainda bem. Efectivamente não gostei do livro. Admiro, respeito e reconheço o seu génio mas de facto não me cativou :tu:
<b>"Deixem-me ouvir, uma vez mais, esses sons que foram, durante tanto tempo, a minha consolação e alegria."</b><br />W. A. Mozart - December 5th, 1791

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 30 Aug 2005 10:56

Ainda não vos disse o que é que achei do livro...

Gostei de o ler (até bastante) mas em relação ao "O Nome da Rosa" achei-o manifestamente inferior. Na sua objectividade, essencialmente.

Os temas focados estão um bocado dispersos. Nunca cheguei a saber exactamente qual o tema pricipal do livro, uma vez que há uma irregularidade na linha condutora da acção, que vai saltando de tema em tema (se calhar é isso mesmo que o Eco queria).

A parte em que é descrito "O Plano" (umas cerca de duzentas páginas) é um delírio visceral da história de um período da humanidade (do ponto de vista das sociedades secretas e do ocultimo) que me deixou com um nó no estomago (e no cérebro).
Mais uma vez notei o gozo com que o autor escreve as suas palavras e o deleite que tem em manobrar os temas a seu bel-parzer.

Como o Apok referiu, este é um livro acerca do quel não se pode falar sem ter lido.

Bom... o resto é conversa... Eco no seu ambiente natural: História Medieval + Escrita Transcendental.

SamW

akasha867
Rascunho

Postby akasha867 » 07 Jun 2006 03:22

saudaçoes

Compreendo agora as críticas cerradas à tramoia descrita por Dan Brown em "O Código Da Vinci". Isso realmente é uma brincadeira de miúdos, comparado com "o plano" descrito no "Pêndulo de Foucault".

concordo plenamente

BB
akasha :clap:

ApoK
Enciclopédia

Postby ApoK » 25 Aug 2006 12:01

É só para mentes muito eruditas! Gente muito à frente.

Sadly, not my case...

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 01 May 2008 12:30

Reconheço o mérito do trabalho de Umberto Eco em O Pêndulo de Foucault. Todavia, houve capítulos do livro, lá pelo meio, que li com menos agrado, por um lado pela quantidade de informação que desconhecia e que tornou difícil a compreensão total do desenrolar da história, por outro lado pelo afastamento entre o início do livro e o final com um retrocesso longo ao passado, por vezes com outros retrocessos a um passado mais longínquo, para mim de menor interesse.

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 07 May 2008 18:00

Hummm...Continuo indecisa em relação a este livro, as opiniões variam bastante.
Tenho este livro em lista de espera para ser lido há anos, mas sempre que olho para ele perco a vontade. Adorei o Nome da Rosa, detestei a Misteriosa Chama da Rainha Loana (detestei é demasiado forte, digamos que não fiquei fã do livro). Tenho também o Baudolino por ler, acho que o Pêndulo é daqueles livros que vai sempre ficando para trás. :sad:
Há por aqui mais opiniões?

S.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 07 May 2008 18:15

Eu diria que és capaz de gostar mais do "Baudulino" do que do "Pêndulo de Foucault", pelo menos relativizando a coisa ao aspecto "comparação com o Nome da Rosa".

Uma coisa é certa, li o "Pêndulo de Foucault" numa espécie de estado de transe devorativo. Foi num ápice. I just couldn't get enough of it.

Na dúvida, lê antes o outro livro do Hammett que acabou de ser lançado com capa nova em Portugal... :devil:

Sam

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 07 May 2008 19:26

Pois já eu acho precisamente o contrário. Tendo gostado do Nome da Rosa seria bom desenjoar com o Pêndulo... e não enjoar com o Baudolino que aliás, até é bastante mais fraco que o Pêndulo... na minha pouco humilde opinião. :tongue:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 08 May 2008 11:58

Obrigadinha! :dry: Um diz Pêndulo, outro diz Baudolino. Grande ajuda a vossa... :smile:
Mas a minha tendência é mais para pegar no Baudolino do que no outro, aquele título provoca-me calafrios...Lembra-me logo aulas de Física... :shut: De qualquer forma, nem um nem outro tão depressa.

S.

Ps.: do Hammett há dois relativamente novos, Sam, A Chave de Cristal e O Homem Sombra. A qual te referias?

Return to “Autores A - E”