Eu sou da opinião, especialmente neste caso, que só pode opinar sobre o livro quem o leu. Tenho a certeza que ninguém, mesmo tendo lido duas ou três outras obras do Umberto Eco, faz a mais pequena ideia do que irá encontrar no Pêndulo de Foucault. Nem o raio da sinopse na contracapa ajuda... parece que diz tudo e, no fundo, quando se começa a ler o livro não tem nada a ver.
Tenho reparado que há bastante pessoas que gostam do Umberto Eco aqui no fórum e defendem-no compenetradamente

quando se fala mal do Pêndulo de Foucault, mas, efectivamente, poucas leram o livro. Portanto, acrisalves

, não me leves a mal mas não tentes criar paralelismos entre este e outros livros do Eco de uma forma tão precipitada. Até pode ser que venhas a adorar a obra, porque de facto há quem o considere fenomenal, mas até lá acho que não se justifica estares a falar do Pêndulo de Foucault dessa forma. Tenho a certeza que quando leres o livro vais chegar ao fim e entender melhor o porquê desta minha intervenção. Tenho conhecimento de quem tenha gostado do Nome da Rosa e detestado o Pêndulo de Foucault.
devil_online eu não concordo contigo quando dizes que neste livro ele foi um mau contador de histórias. Eu, tal como tu, também não gostei do livro por aí além, no entanto, este é um caso especial e tal como já disse anteriormente, apenas aconselhável para um número reduzido e particular de pessoas.
Samwise, quanto aos Miseráveis... deves estar a gozar comigo

A obra é composta por 5 volumes, perfazendo no total qualquer coisa à volta de 2000 páginas. Eu comecei o primeiro volume a semana passada e ainda só vou na página 200. Quando acabar ... ... ... ... ... eu digo-te qualquer coisinha

<b>"Deixem-me ouvir, uma vez mais, esses sons que foram, durante tanto tempo, a minha consolação e alegria."</b><br />W. A. Mozart - December 5th, 1791