O Tigre Branco - Aravind Adiga

User avatar
Bubbles
Livro Raro
Posts: 1994
Joined: 29 Dec 2004 18:33
Location: Halifax
Contact:

O Tigre Branco - Aravind Adiga

Postby Bubbles » 08 Mar 2009 15:34

O Tigre Branco
Aravind Adiga

Editora: Presença
Tema: Literatura
Colecção: Grandes Narrativas
Nº na Colecção: 425
Preço c/iva: €15,00
ISBN: 978-972-23-4100-4
Nº de Páginas: 248
Data da 1ª Edição: 3-3-2009

Sinopse: Premiado com o Booker Prize de 2008, O Tigre Branco é um romance de estreia auspicioso que, sem cair no cliché do romantismo exótico e superficial, nos revela uma Índia ainda muito pouco explorada pela ficção, a Índia negra, violenta e exuberante das desigualdades socioculturais endémicas. Aravind Adiga oferece-nos um retrato cru e muito pouco glamoroso da desumana realidade de vida das classes mais pobres pela voz espirituosa e mordaz do narrador, Balram Halwai, um jovem que cresce no interior miserável da Índia e se torna um empresário de sucesso em Bangalore. E é através do seu percurso moralmente ambíguo que conhecemos as discrepâncias chocantes entre o luxo extravagante da elite rica dos boulevards e a luta desesperada pela sobrevivência dos que nada têm. Uma comédia negra irreverente que desmistifica a Índia lírica e nostálgica que tantas vezes idealizamos.
"Não sou obrigada a jurar obediência às palavras de qualquer mestre" Horácio
"Um coração saudável tem um comportamento caótico"
Joana Augusto's Flick Photostream *** The Ground Beneath My Feet

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Re: O Tigre Branco - Aravind Adiga

Postby Cerridwen » 25 Jan 2012 19:52

O Tigre Branco, de Aravind Adiga

Editora: Editorial Presença
Tradução: Alice Rocha

Após a leitura de A Canção de Kali, de Dan Simmons, não esperava ler outro livro que apresentasse a Índia como um país negro, imundo, selvagem e violento. Pensei que os sentimentos maus que desenvolvi em relação ao país chegavam para o resto da vida. Então apareceu no Boockmooch o livro O Tigre Branco, vencedor do Prémio Man Booker de 2008. Pedi e ao fim de algum tempo resolvi experimentar ler o início. Fiquei rendida à escrita e acabei por lê-lo.

Neste livro, Balram Halwai narra a sua história através de cartas destinadas ao primeiro-ministro chinês, iniciadas após notícia da sua ida à Índia. O autor descreve a sua ascensão de aldeão muito pobre a empresário, desde a sua infância passada na Índia rural - que apelida de “escuridão”. Um “Tigre Branco”, como se apelida, que não permitiu que a sua saída precoce de um sistema de ensino medíocre o deixasse na “escuridão”.

Esta é uma história de corrupção, escravidão, pobreza e criminalidade, em que Aravind Adiga relata a realidade de muitos indianos, numa época de grandes mudanças. O campo é apresentado como um local de injustiças brutais e de muita corrupção, onde os pobres são vítimas dos ricos. A cidade começa por ser apresentada como a “luz”, mas os relatos vão escurecendo o ambiente à medida que o autor vai descrevendo injustiças e actos de corrupção.

No fim, o autor mostra totalmente a personalidade do protagonista. Descobrimos que não é apenas mais uma vítima, é um homem que nasceu e viveu pobre, nessa Índia “escura” e quando finalmente viu a “luz” foi como pobre. Tendo convivido de perto com os ricos, a sua abundância e a sua crueldade. É o culminar perfeito de um romance brilhante. Embora não seja propriamente uma leitura agradável, devido à elevada qualidade com que é descrita a realidade.

User avatar
pco69
Cópia & Cola
Posts: 5488
Joined: 29 Apr 2005 23:13
Location: Fernão Ferro
Contact:

Re: O Tigre Branco - Aravind Adiga

Postby pco69 » 15 Jul 2014 10:29

Este fim de semana comecei a ler este livro e ontem terminei-o. Lê-se rápidamente, pois é relativamente pequeno e bem escrito.

Como referiu a Cerridwen, são uma série de 'cartas' do protagonista ao primeri ministro chinês que se prepara para fazer uma vizita de estado à India.
Nestas, o protagonista, a partir da inteção do primeiro ministro chinês de conhecer e perceber porque é que há tantos 'empresários' na India e que aparentemente será uma 'espécie' em falta na China, contar a sua própria história e como passou de rapaz pobre da 'escuridão' a empresário da 'luz'.
Contrastes entre o interior pobre, ignorante e explorado pelos ricos e a cidade, viveiro dos ricos e 'empresários'.

Quem tenha alguma curiosidade pelo país referido, mas curiosidade pelo país profundo e não o 'país turistico', esta será uma leitura interessante.

Gostaria de ler a continuação da vida do protagonista, assim o autor o queira. Embora não pareça muito provável. ^_^
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...


Return to “Autores A - E”




  Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 5 guests

cron