Enciclopédia da Estória Universal - Afonso Cruz

Cerridwen
Edição Única

Re: Enciclopédia da Estória Universal - Afonso Cruz

Postby Cerridwen » 25 Oct 2012 12:25

Enciclopédia da Estória Universal – Recolha de Alexandria
Afonso Cruz

Editora: Alfaguara
ISBN: 9789896721343
N.º de páginas: 111

Sinopse: «Este volume da Enciclopédia da Estória Universal, entre várias citações, curiosidades, mitos e anedotas orientais, inclui ainda entradas sobre monges que vivem pendurados em enormes prateleiras de livros e que nunca tocam no chão; diz-nos que Alice no País das Maravilhas nasceu de uma enxaqueca; conta a história do sultão Osman III, que abominava música e mulheres; e narra episódios da vida de Umit Arslan, o governador otomano que tinha fama de comer leões. Num tom, por vezes solene, outras irónico, mas sempre lúdico, esta enciclopédia revela-nos toda a História que a História esqueceu ou ignorou.»

Crítica: http://bibliotecariodebabel.com/criticas/o-infinito-em-verbetes/

Rui Ramos
Dicionário

Postby Rui Ramos » 31 Oct 2012 18:51

Já li, recomenco vivamente pela sua capacidade de despertar imaginações. Afonso Cruz é um dos meus autores preferidos e mereceu o prémio europeu que recebeu recentemente.

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 20 Mar 2013 15:55

Enciclopédia da Estória Universal
Arquivos de Dresner

Afonso Cruz

Editora: Alfaguara Portugal
ISBN: 9789896721626
Classificação: Literatura
Páginas: 112

Sinopse: «Com reflexões e histórias ignoradas noutras enciclopédias, o volume Arquivos de Dresner aborda, entre outras coisas, o caso de Ezequiel Vala, um maratonista que perdeu uma prova, nas Olimpíadas de 1928, por causa de uma flor (amaryllis/hippeastrum); fala do explorador Gomez Bota, que provou que a Terra não é redonda e descobriu, numa das suas viagens, a entrada para o Inferno tal como Dante a havia descrito; e relata os hábitos dos índios Abokowo, que dão saltos quando dizem palavras como «amor» e «amizade».

Esta é mais uma viagem lúdica pela História, remisturando conceitos, teorias e opiniões e lançando nova luz sobre uma panóplia de assuntos, desde a filosofia à religião, desde o misticismo à ciência.»

Ui, já vai no terceiro volume e eu ainda nem toquei no primeiro. :unsure:

nimzabo
Enciclopédia

Postby nimzabo » 29 Dec 2015 23:39

Já li os dois primeiros.
Li primeiro o 2º que é o da Recolha de Alexandria e depois o 1º que não tem subtítulo.
Pretendo ler agora os restantes pois os que li achei absolutamente brilhantes.
Muito inteligentes e surpreendentes e cheios de humor foram um enorme prazer de ler.
O 1º é da Quetzal e os restantes da Alfaguara e não sei se é só para os meus lados mas tenho encontrado todos á venda menos o 1º.
Cada livro demora para aí 3 ou 4 horas a ler. No meu caso quase compulsivamente.

Image

Image

Image

Image

Image

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 07 Jan 2016 20:22

O primeiro é da Quetzal, mas deixou de estar em circulação depois de começarem a lançar pela Alfaguara Vi recentemente uma cópia à venda por alguém num dos grupos de facebook.

Adorei o primeiro volume. Gostei dos restantes (menos que o primeiro). Mas este último que saiu das reencarnações de Pitágoras desiludiu-me bastante. Muito espaço vazio, um conceito diferente dos anteriores que até poderia ser interessante, mas se resumiu a metade das páginas ocupadas por figuras, e as que as acompanham com apenas uma frase.
(com mais detalhe em https://acrisalves.wordpress.com/2015/1 ... onso-cruz/)

nimzabo
Enciclopédia

Postby nimzabo » 08 Jan 2016 20:48

A pessoa que inicialmente me recomendou o Afonso Cruz também me disse muito bem do Pintor debaixo do lava-loiças, pelo que é outro pelo qual tenho bastante curiosidade.
Entretanto encontrei na biblioteca o do Jesus bebia cerveja e trouxe-o para casa mas ainda não comecei.

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 11 Jan 2016 02:14

É engraçado, se bem que gostei mais do Livros que devoraram o meu pai

nimzabo
Enciclopédia

Postby nimzabo » 11 Jan 2016 13:58

Referes-te a qual?

Return to “Autores A - E”