O Monte dos Vendavais (Emily Brontë)

Anibunny
Edição Única

O Monte dos Vendavais (Emily Brontë)

Postby Anibunny » 20 Oct 2009 22:27

Presença lança o clássico «O Monte dos Vendavais»

Image

P.V.P.: 16,00 € (site da Presença)
14€40 (site Bertrand)
Nº de Páginas: 320

Um dos clássicos da literatura mundial, «O Monte dos Vendavais», de Emily Brontë, será editado pela Presença no dia 20 de Outubro.

O Monte dos Vendavais é uma das grandes obras-primas da literatura inglesa. Único romance escrito por Emily Brontë, é a narrativa poderosa e tragicamente bela da paixão de Heathcliff e Catherine Earnshaw, de um amor tempestuoso e quase demoníaco que acabará por afectar as vidas de todos aqueles que os rodeiam como uma maldição.

in DD

Cerridwen
Edição Única

Re: O Monte dos Vendavais

Postby Cerridwen » 20 Oct 2009 23:30

leuqar
Encadernado a Couro

Postby leuqar » 20 Oct 2009 23:43

Um dos meus livros preferidos...não o tenho, por isso vai para a lista da aquisições futuras.
I love Geology...diamonds, emeralds, sapphires and rubies ;)

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 02 Nov 2009 22:12

Irmã de Anne e Charlote Bronte, Emily Bronte escreveu, na sua curta vida, um único livro, Wuthering Heights, conhecido em português como O Monte dos Vendavais. Em Portugal o livro conhece diversas edições, pelas editoras Relógio D’Água, Europa-América, Civilização e Dom Quixote (citando apenas algumas), chegando agora a vez da Editorial Presença.

Mr. Lockwood, habituado ao reboliço da cidade, desloca-se ao Yorkshire para uma calma temporada no campo, alugando a casa Thrushcross Grange. O seu senhorio,Heathcliff, é, no entanto, uma pessoa muito estranha, um homem de péssimos modos, que vive numa luxuosa mas mal estimada casa, que partilha com mais algumas pessoas, com as quais a ligação familiar é pouco clara a Mr. Lockwood. Curioso, Lockwood questiona a governanta sobre os moradores da casa de Heathcliff, no Monte dos Vendavais. Esta terá conhecido Heathcliff desde pequeno e narra a história que é a linha narrativa principal do livro.

Heathcliff foi encontrado e adoptado em pequeno por Mr. Earnshaw, pai de duas crianças, Catherine e Hindley. Criado como filho por Mr. Earnshaw, desenvolve-se entre ele e Catherine uma forta amizade e cumplicidade. No entanto, um ódio poderoso cresce em Hindley por Heathcliff que o vê como rival dos afectos do pai. Após a morte de Mr. Earnshaw, Hindley assume o lugar de chefe de família, tratando Heathcliff não como um irmão, mas quase como um escravo, fazendo com que este jure se vingar um dia. Catherine cresce, tornando-se numa jovem bela, educada e saudável, mas rebelde e caprichosa acabando por se comprometer com uma rapaz de estatuto social semelhante, Edgar, também ele de mentalidade acriançada e demasiado mimado.

No compromisso entre Catherine e Edgar tudo parece iniciar-se de forma errada – Catherine apercebe-se de que os seus sentimentos por Heathcliff poderão ser algo mais do que amizade, e Edgar deixa-se manipular totalmente pelas birras de Catherine. Face ao compromisso estabelecido por Catherine, Heathcliff abandona então tudo e todos, procurando a sua própria fortuna. Anos mais tarde regressa, rico e Catherine é atormentada pela rivalidade entre o marido e o amigo de infância.

Emily Bronte criou, em O Monte dos Vendavais, uma tragédia romântica em que todas as personagens têm as suas qualidades e fraquezas – a governanta de Lockwood que terá ajudado a criar Catherine é uma linguaruda metediça que por vezes age de forma preconceituosa, mas possui um coração de manteiga; por sua vez Catherine, uma criança inteligente revela-se uma mulher caprichosa e Heathcliff torna-se num homem rancoroso que não liga aos meios que adopta para exercer a sua vingança. Emily Bronte explora o ódio, a vingança e o rancor, mas também a inocência e a amizade num romance sem heróis ou vilões absolutos.

Apesar de se tratar de um clássico O Monte dos Vendavais é de leitura relativamente rápida e mais acessível do que outros livros da mesma época e género como A Corcunda de Notre Dame de Victor Hugo.

Cristina Alves -Rascunhos

nimzabo
Enciclopédia

Postby nimzabo » 02 Nov 2009 22:59

Mais um que acho que já li mas do qual nada lembro. Se não me engano é no género da Jane Austin. Histórias de amor escritas por mulheres...
Prefiro de longe o Vitor Hugo.

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 02 Nov 2009 23:03

Não tão afeminado. Em Wuthering heights todas as personagens têm um pouco de perverso, ou de maldade, nenhuma é santa ou inocente, e mesmo a personagem principal, Catherine, não é uma típica jovem prendada que passa os dias a cantar e a fazer renda.

Aignes
Enciclopédia

Postby Aignes » 02 Nov 2009 23:09

nimzabo wrote:Mais um que acho que já li mas do qual nada lembro. Se não me engano é no género da Jane Austin. Histórias de amor escritas por mulheres...

Pois, eu já tentei e não consigo ler Jane Austens e afins, mas este adorei.

É algo sombrio e até perverso, como diz a acrisalves. Aquelas pessoas têm todas uma relação muito estranha umas com as outras. Tenho de o reler, isso sim.
«The force that through the green fuse drives the flower
Drives my green age; that blasts the roots of trees
Is my destroyer.
And I am dumb to tell the crooked rose
My youth is bent by the same wintry fever.»

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 02 Nov 2009 23:26

nimzabo wrote:Mais um que acho que já li mas do qual nada lembro. Se não me engano é no género da Jane Austin. Histórias de amor escritas por mulheres...

Por acaso não terás lido Os Miseráveis?

Acrisalves, o Nossa Senhora de Paris é comparável, em género, ao Monte dos Vendavais? Suponho que seja mesmo só em temática superficial: o amor... (de uma coisa não há dúvida, O Monte... mais acessível é de certeza)
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

nimzabo
Enciclopédia

Postby nimzabo » 02 Nov 2009 23:35

Eu só referi o Vitor Hugo por ele o ter referido primeiro. O Nossa sra de Paris não tem nada a ver com o Monte dos Vendavais. Um é na América rural do sec.XIX (?) e outro em Paris no sec XVIII (?) e o nossa Sra. de Paris é mais do que uma história de amor (tambem já não me lembro bem mas tenho uma vaga ideia de haver referência a parlamentares ou politicos - agora ocorreu-me tambem o 'A queda de um anjo' do CCB ).
Em género talvez seja mais parecido com Steinbeck? 'A leste do paraíso' por exemplo...

P.S. que trapalhada, lol. Tenho o disco cheio.

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 03 Nov 2009 00:00

Samwise wrote:Por acaso não terás lido Os Miseráveis?

Acrisalves, o Nossa Senhora de Paris é comparável, em género, ao Monte dos Vendavais? Suponho que seja mesmo só em temática superficial: o amor... (de uma coisa não há dúvida, O Monte... mais acessível é de certeza)

nimzabo wrote:Eu só referi o Vitor Hugo por ele o ter referido primeiro. O Nossa sra de Paris não tem nada a ver com o Monte dos Vendavais. Um é na América rural do sec.XIX (?) e outro em Paris no sec XVIII (?) e o nossa Sra. de Paris é mais do que uma história de amor (tambem já não me lembro bem mas tenho uma vaga ideia de haver referência a parlamentares ou politicos - agora ocorreu-me tambem o 'A queda de um anjo' do CCB ).
Em género talvez seja mais parecido com Steinbeck? 'A leste do paraíso' por exemplo...

Não tem nada a ver, mas foram escritos na mesma altura. E se um tem uma linguagem densa e muito pausada, Wuthering Heights avança bastante com diálogos e acções tempestuosas, o que lhe dá um ritmo diferente. A comparação (que poder não ter sido muito feliz) destinava-se apenas a realçar que não deveriam esperar um livro lentíssimo repleto de descrições.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 03 Nov 2009 00:25

nimzabo wrote:Eu só referi o Vitor Hugo por ele o ter referido primeiro. O Nossa sra de Paris não tem nada a ver com o Monte dos Vendavais. Um é na América rural do sec.XIX (?) e outro em Paris no sec XVIII (?) e o nossa Sra. de Paris é mais do que uma história de amor (tambem já não me lembro bem mas tenho uma vaga ideia de haver referência a parlamentares ou politicos - agora ocorreu-me tambem o 'A queda de um anjo' do CCB ).

Sim, esse disco precisa de um backup urgente... :biggrin:

Nem parlamentares nem políticos. Quando muito poderiam ser os seus "homólogos" da corte - e sim, há uns capítulos que focam o rei e as suas "politiquices". Assim de hierarquia mais ou menos alta, o que resta é o "capelão" alquimista de Notre e o capitão da guarda... que me lembre...
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

zé.chove
Encadernado a Couro

Postby zé.chove » 03 Nov 2009 10:49

Gostei imenso do Monte dos Vendavais. Os cenários são deprimentes e as paixões são completamente dementes! Só podia ter sido escrito por uma mulher! Highly recommended!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 03 Nov 2009 11:13

acrisalves wrote:A comparação destinava-se apenas a realçar que não deveriam esperar um livro lentíssimo repleto de descrições.

Por acaso, para quem nunca leu a obra, a ideia que passa é um bocado essa - a de que é um livro lento e aborrecido. (já fico mais interessado... :smile: )

leuqar
Encadernado a Couro

Postby leuqar » 03 Nov 2009 12:57

Não é nada lento nem aborrecido. Apenas li um da Jane Austen e devo dizer que este é muito superior, aliás e tendo como referência o que já li, considero as manas Bronte (Charllote e Emiliy) muito superiores à Jane.
I love Geology...diamonds, emeralds, sapphires and rubies ;)

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 03 Nov 2009 13:00

zé chove wrote:Gostei imenso do Monte dos Vendavais. Os cenários são deprimentes e as paixões são completamente dementes! Só podia ter sido escrito por uma mulher! Highly recommended!

Concordo e concordo. Só podia ter sido escrito por uma mulher. :whistling:

Return to “Autores A - E”