Uma Vida à sua Frente (Romain Gary)

Cerridwen
Edição Única

Uma Vida à sua Frente (Romain Gary)

Postby Cerridwen » 12 Mar 2011 17:59

Uma Vida à sua Frente
Romain Gary

Image

Editora: Sextante Editora
Título Original: La Vie devant soi
Tradução de Joana Cabral
ISBN: 978-989-676-035-9
Classificação: Romance
184 páginas

Sinopse: «Com 35 anos de atraso, chega finalmente aos leitores portugueses a tradução de Uma Vida à sua Frente de Romain Gary (1914-1980), o único escritor duplamente galardoado com o Prémio Goncourt: em 1956, com As Raízes do Céu e, em 1975, com este romance, sob o pseudónimo literário de Émile Ajar. Verdadeiro tratado de humor e ternura, conta a história de Momo, um rapaz árabe de 14 anos, abandonado pelos pais, e da sua relação com a velha prostituta que o acolhe, Madame Rosa uma judia sobrevivente de Auschwitz. O jovem narrador reúne, com surpreendente credibilidade, uma série de atributos aparentemente inconciliáveis: a inocência e ingenuidade da infância e a capacidade precoce de entender o mundo e de lidar com o sofrimento humano. Um livro que nos ajuda a viver a vida à nossa frente.»

Crítica: http://daliteratura.blogspot.com/2011/03/romain-gary.html

nimzabo
Enciclopédia

Re: Uma Vida à sua Frente (Romain Gary)

Postby nimzabo » 05 Jul 2013 17:29

Li essa critica e faltou dizer que a escrita, a construção das frases não é a convencional.
É tudo narrado na 1ª pessoa por um rapaz sem instrução escolar que por vezes troca algumas palavras por outras fonéticamente parecidas mas com significados diferentes e que estabelece relações entre as coisas verdadeiramente surpreendentes (não digo que seja parecido mas fez-me lembrar do Mia Couto). O humor está sempre presente, é a marca dominante, e no meio da ingenuidade do rapaz o autor vai metendo ditos e raciocinios que fazem o leitor, ou pelo menos a mim fizeram, sorrir. Estou com preguiça de o fazer mas é facilimo encontrar e citar coisas engraçadas deste livro, é quase só abrir o livro ao calhas.
Gostei muito
9/10
:tu:

Return to “Autores F - J”