Dune / Duna - Frank Herbert

naomalembra
Brochura

Postby naomalembra » 30 Dec 2004 21:33

Quanto a mim esta é a história que mais gostei de ler, na minha opinião superior ao senhor dos anéis, a nivel da complexidade do universo criado, das personagens e da história em si, não lhe fica nada atrás, para mim supera o senhor dos anéis por a história ser mais fluída e não ter a componente infantil deste. O único senão é o segundo livro da saga ( "Dune Messiah",neste a história não é tão fluida :) ), mas o terceiro ("Children of Dune") recupera e está ao nível do primeiro.

Image Image

Image

Thanatos
Edição Única

Re: Dune

Postby Thanatos » 02 Jan 2005 13:19

Grim wrote: Não sou leitor de "Dune", mas existem muitos mais livros. Não só escritos pelo senhor Frank Herbert, como também pelo filho (embora de menor qualidade, segundo os fãs).

Não me parece que o naomalembra estivesse a fazer uma descrição exaustiva da saga de Dune.

Resta-me concordar com a análise do naomalembra e recomendar-lhe que prossiga na leitura da saga pois mais e maiores surpresas o aguardam nos volumes posteriores. ;)
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 03 Jan 2005 12:06

O problema deste fórum... é que saio sempre daqui com vontade ler tudo e mais alguma coisa.

Já tinha ouvido dizer muito bem desta colecção...

Mais uma para adicionar à "wishlist".... este fórum é mesmo lixado!!!! :P

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 27 Jan 2005 20:17

Eu li o DUNE em Portugues na Colecção Argonauta Gigante (Edição Livros do Brasil)... mas foi o unico volume que encontrei traduzido... andei a procura dos restantes e não encontrei (ou procurei mal)...
Em relação a tradução e assim... não sei como está... já o li há muitos anos ....

Boas Leituras

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 27 Jan 2005 20:21

acrisalves wrote: Eu li o DUNE em Portugues na Colecção Argonauta Gigante (Edição Livros do Brasil)... mas foi o unico volume que encontrei traduzido... andei a procura dos restantes e não encontrei (ou procurei mal)...
Em relação a tradução e assim... não sei como está... já o li há muitos anos ....

Boas Leituras

Apenas o Dune foi traduzido e pior do que isso é que foi editado na primeira série da colecção Argonauta Gigante, daí que actualmente não exista em catálogo nem na nova numeração da colecção que se reiniciou com O Homem Ilustrado de Ray Bradbury.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 27 Jan 2005 20:32

:blink: UOUUU - e eu a pensar que não tinha procurado bem... eles só traduziram um dos volumes de uma das biblias da FC? (ou pelo menos dos mais conhecidos??)
Estou chocaaada....

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 28 Jan 2005 11:05

Não sendo entendido nem na matéria nem na obra em questão ... talvez tenha uma ideia sobre os porquês de tal absurdo.
O primeiro volume do "Dune" ganhou um prémio qualquer (já não sei bem se foi o Hugo ou o Nebula, ou os dois, vou inverstigar), enquanto que os restantes não ascenderam a tal reconhecimento. Tendo em conta a realidade económico-cultural do nosso país há uns anos atrás.... talvez não se tenham dado ao trabalho de continuar a tradução.. e neste momento isso já é um assunto esquecido.
Será?

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Archie
Edição Limitada

Postby Archie » 28 Jan 2005 11:28

Após uma breve pesquisa no google fui dar ao site oficial e vi lá estes livros:

PRELUDE TO DUNE
- House Atreides
- House Harkonnen
- House Corrino

CLASSIC DUNE
- Dune
- Dune Messiah
- Children of Dune
- God Emperor of Dune
- Heretics of Dune
- Chapterhouse: Dune

LEGENDS OF DUNE
- The Butlerian Jihad
- The Machine Crusade
- The Battle of Corrin

A questão é...para quem quer seguir a saga Dune, deve começar por onde? E já agora, que tal são os livros do filho? Valem a pena ou mais vale ficar só pelo pai?
iFool @ Twitter

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 28 Jan 2005 12:24

O primeiro Dune ganhou o Nebula Award em 1965, a primeira vez que o prémio foi atribuído.

Ficam aqui alguns links com informações sobre estes dois prémios (o Hugo e o Nebula).

<a href='http://worldcon.org/hugos.html' target='_blank'>http://worldcon.org/hugos.html</a>
<a href='http://dpsinfo.com/awardweb/nebulas/' target='_blank'>http://dpsinfo.com/awardweb/nebulas/</a>

São fontes de informação valiosas para qualquer amante de Sci-Fi. Olhar para a lista de premiados fez-me recordar que ainda tenho uma imensidão de obras que gostaria de ler. Fez-me recordar também um ou outro livro que já li e que vale a pena partilhar convosco.

Sam

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 28 Jan 2005 13:10

Archie wrote: A questão é...para quem quer seguir a saga Dune, deve começar por onde? E já agora, que tal são os livros do filho? Valem a pena ou mais vale ficar só pelo pai?

Deve-se começar a leitura pela Classic Dune. Quanto aos livros escritos pelo filho em parceria com o Kevin, as opiniões dividem-se... os autores dizem que são muito bons, o resto do mundo diz que não valem nada! :P

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 03 Apr 2007 12:55

Mais uma opinião. Dune de Frank Herbert, que será proximamente seguida de Dune Messiah e Children of Dune. Podem lê-la aqui.

Thanatos
Edição Única

Children of Dune - Frank Herbert

Postby Thanatos » 09 Jun 2007 13:35

Image

Site dos romances clássicos do universo Dune

“There’s always a prevailing mystique in any civilization,” Leto said. “It builds itself as a barrier against change, and that always leaves future generations unprepared for the universe’s treachery. All mystiques are the same in building these barriers – the religious mystique, the hero-leader mystique, the messiah mystique, the mystique of science/technology, and the mystique of nature itself.”

De certa forma Children of Dune é um remake de Dune. Temos o jovem que inicia uma viagem de descoberta e realização, temos as intrigas dentro de intrigas dentro de intrigas, temos até o regresso dum velho inimigo. No fim da trilogia nota-se que Herbert não quis ou não conseguiu dar cabal resposta a muitas das questões levantadas ao longo dos dois anteriores romances. Permanece um mistério o papel desempenhado pelo Conde Fenring e a esposa. Um dos pontos importantes de Dune Messiah, a captura e transporte dum verme para Salusa Secundus é quase por completo escamoteado neste livro, sendo que apenas em quase nota de rodapé sabemos que os vermes morrem fora de Arrakis. E até a trama para matar os filhos gémeos de Paul Atreides é tão barroca e elaborada mas tão facilmente ultrapassada por eles que não pude deixar de pensar no final da cena: “então, foi só isto?”

Perante estas pontas soltas fiquei com uma sensação de anti-clímax que me deixou um gosto amargo na boca. Acho que ninguém enfrenta uma trilogia de 800 e tal páginas para no final tudo se resolver quase a papel químico do clímax e dénouement do primeiro romance. Senti-me traído nas minhas expectativas. Por isso não tenho problemas em afirmar que este é livro mais fraco da trilogia e que, mais uma vez, se demonstra que Dune foi uma obra impossível de ultrapassar pelo seu criador. Aliás muitos dos outros romances de Herbert estão muito aquém da sua opus magnum.

Onde Dune Messiah era uma obra contida em si e suficientemente esparsa para se concentrar ao máximo na intriga, Children of Dune arrasta-se por intermináveis sequências que pouco ou nada avançam na história e nos conflitos entre uma Alia regente enlouquecida pelas vozes interiores e os filhos de Paul decididos a proporcionarem uma via de salvação da humanidade, mesmo que para tal percam a sua própria humanidade. Muitas das secções que tratam de Leto II caem no absurdismo duma pseudo-filosofia de pacotilha que raras vezes alcança a profundidade que o seu uso tivera no primeiro romance. Alia surge como uma fanática perdida em complexos jogos de poder entre religião e Estado, muito longe do que se esperava após a conclusão do anterior romance e Jessica é uma pálida imagem da mulher forte que nos acompanhou ao longo do primeiro romance. Até a personagem do Pregador acaba por ser uma caricatura inverosímil e cómica do antigo Imperador.

O romance perde-se em intermináveis questões que são levantadas para logo serem descartadas ou puramente esquecidas. Mesmo a ideia de que Herbert poderia estar a guardar-se para uma segunda trilogia não serve em absoluto visto que cada romance deve, em si mesmo, ser uma unidade contida e que não gore as expectativas do leitor. Assim fiquei consternado em ver que todas as horas que dediquei à releitura da trilogia apenas adensaram a ideia inicial que formara há muitos anos atrás aquando da primeira leitura. A ideia de que me serviram um interminável hors-de-ouevre e se esqueceram de me dizer que entretanto o cozinheiro tinha ido de férias e não haveria jantar.

A evitar a todo o custo excepto pelos mais completistas.

npipas
Dicionário

Postby npipas » 28 Aug 2008 09:49

Boas, eu quando vi o filme "Dune" pela 1ª vez ainda era miudo e na altura não apreciei. Anos mais tarde, voltei a ver e agora com outros olhos e adorei, naturalmente fui logo à procura do livro, li-o apesar de em inglês "num instante".
Gostava de ler os restantes mas estou ainda confuso, sem saber por onde começar.
Respectivamente às traduções, tal como falo no post que fiz sobre o Tom Clancy, acho estranho porque é que autores e livros que tanto vendem por esse mundo fora, não são traduzidos e publicados pelas editoras nacionais. Mas pronto como não percebo nem quero perceber o mundo das editoras nem me interessa.
Fiquem bem. :dribble:

Return to “Autores F - J”