Dune / Duna - Frank Herbert

Samwise
Realizador

Re: Dune / Duna - Frank Herbert

Postby Samwise » 06 Mar 2012 19:24

Rui Ramos wrote:
urukai wrote:
E já agora, uma das conclusões do encontro de sexta-feira para discutir Dune, assemelha-se ao que eu tinha dito na crítica original e que gerou tudo isto:

Sobre o tema da tertúlia - Dune -, o debate arrancou com uma questão muito interessante da parte de Luís Filipe Silva: escrito hoje, em que género literário se encaixaria esta obra de Frank Herbert? Dada a marginalidade que a tecnologia assume na obra, e considerando que, na sua essência, Dune é uma história familiar, assente nos arquétipos clássicos de império, de dever superior à sobrevivência individual, da importância da família e de manutenção do status quo, uma versão moderna de Dune poderia dispensar os (poucos) elementos de ficção científica e definir-se confortavelmente na fantasia épica.

Por essa razão é que te disseram que Dune não é FC e não por Dune estar datado ao utilizar conceitos ultrapassados e desactualizados. Essa foi a razão pela qual travei esta troca de comentários contigo, companheiro ;)

Não pretendendo reatar o debate, queria só colocar um negrito numa outra parte desse texto...( :angel: ):

Sobre o tema da tertúlia - Dune -, o debate arrancou com uma questão muito interessante da parte de Luís Filipe Silva: escrito hoje[/b], em que género literário se encaixaria esta obra de Frank Herbert? Dada a marginalidade que a tecnologia assume na obra, e considerando que, na sua essência, Dune é uma história familiar, assente nos arquétipos clássicos de império, de dever superior à sobrevivência individual, da importância da família e de manutenção do status quo, uma versão moderna de Dune poderia dispensar os (poucos) elementos de ficção científica e definir-se confortavelmente na fantasia épica.

O LFS não está propriamente a dizer que o Dune não é FC - houve alguma cautela na abordagem... :mrgreen:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 08 Mar 2012 21:15

Requentando a refeição só vinha dizer a quem achou que a perspectiva do Herbert acerca do uso de drogas para expansão da mente era "far out" que algum tempo antes dele já escritores de maior craveira tinham tratado do assunto, e na minha modesta opinião com muito maior mestria narrativa, nomeadamente Aldous Huxley em The Doors of Perception e, claro, Junkie de Williams S. Burroughs.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 09 Mar 2012 11:40

Thanatos wrote:Requentando a refeição só vinha dizer a quem achou que a perspectiva do Herbert acerca do uso de drogas para expansão da mente era "far out" que algum tempo antes dele já escritores de maior craveira tinham tratado do assunto, e na minha modesta opinião com muito maior mestria narrativa, nomeadamente Aldous Huxley em The Doors of Perception e, claro, Junkie de Williams S. Burroughs.

O Brave New World também faz uso desta temática, mas sobretudo o Island, de uma forma algo herética para os valores instalados na sociedade ocidental da altura (como aliás tudo o resto relatado no romance... )
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

urukai
Edição Única

Postby urukai » 09 Mar 2012 12:04

E, ironia das ironias, o conto que estou a escrever para a Fénix entra por estes caminhos... :blush:

Mas digo já que não acredito na salvação da humanidade pelas drogas, aliás basta ver este gráfico para se perceber que no caso dos medicamentos se aplica a "Eroom's Law":

Image

Nota: Os valores estão ajustados à inflação mas o eixo dos Y está em escala log para o pesadelo não ser tão grande.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 09 Mar 2012 14:16

urukai wrote:E, ironia das ironias, o conto que estou a escrever para a Fénix entra por estes caminhos... :blush:

Mas digo já que não acredito na salvação da humanidade pelas drogas, aliás basta ver este gráfico para se perceber que no caso dos medicamentos se aplica a "Eroom's Law":

Nota: Os valores estão ajustados à inflação mas o eixo dos Y está em escala log para o pesadelo não ser tão grande.

Isso é mesmo típico de malta da Química-Física: aplica y=mx+b ao universo...

Este gráfico, salvo erro, é também uma das maiores ferramentas da Industria no que concerne a manutençao e até expansao do período de exploraçao das patentes, antes que caiam no domínio público.

De resto, se querem falar de drogas e expansao da mente, porque nao falar-se do comercio underground de medicamentos para ADHD (ou em portugues HADA)?
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

urukai
Edição Única

Postby urukai » 09 Mar 2012 15:08

Lá vamos nós para o off-topic... :whistle:

Bugman wrote: Este gráfico, salvo erro, é também uma das maiores ferramentas da Industria no que concerne a manutençao e até expansao do período de exploraçao das patentes, antes que caiam no domínio público.

Sem dúvida Bugman mas a questão é que associado a isto temos o "better than the beatles" effect. Ou seja, falando das grandes doenças crónicas (diabetes, hipertensão, doença cardiovascular) e dos grandes blockbusters que já existem, até que ponto conseguiremos melhorar as propriedades desses medicamentos sendo que esses blockbusters estão no topo da classe a melhorar significamente a saúde da população para essas doenças. Porquê investir 10 biliões num novo medicamento para o colesterol que apenas vai reduzir em 0,01% a probablidade de teres um ataque cardíaco depois dos 70 anos?

Claro que na área das unmet medical needs a história é outra...

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 08 Mar 2014 15:34

Está chegando... (mesmo que não ao circuito comercial português).

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 09 Mar 2014 23:20

Já tenho o eBook para ler no meu Kobo vai para um ano...

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 10 Mar 2014 23:59

Este não posso perder !

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 11 Mar 2014 01:54

MAGG wrote:Este não posso perder !

Livro(s) ou filme/documentário?

Continuo a considerar primeiro dos livros uma obra-prima. Um dos que mais gostei dentro da "gaveta" FC.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 11 Mar 2014 02:28

Claro que se também fizessem um trailer do filme do Lynch desta forma, sem conhecermos o produto final obviamente, sem dúvida que pareceria o sumo da barbatana do tubarão.

Por vezes nada como um projeto fracassado para dar asas à imaginação (sim Gilliam, estoua pensar no teu Quixote, e sim Welles estou a pensar nos teus trezentos projetos não financiados) :)
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 11 Mar 2014 18:23

Num registo mais tinta e papel, comecei a ler a coisa. Até agora parece um camião: arranque lento... :bbde:
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 12 Mar 2014 11:18

Thanatos wrote:sem dúvida que pareceria o sumo da barbatana do tubarão.

Deixa lá o tubarão sossegado pah :devil:

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 12 Mar 2014 14:20

Samwise wrote:

Continuo a considerar primeiro dos livros uma obra-prima. Um dos que mais gostei dentro da "gaveta" FC.

Bom, o livro ainda não li. Está na pilha virtual. Neste caso estava-me a referir ao documentário. Parece-me muito interessante. Além disso adoro story boards. Assim que os vi fiquei logo apaixonada pelo trailer. :)

E depois fazer a comparação com o que poderia ter sido e com o do Lynch. Claro que a comparação é sempre relativa e nunca justa tendo em conta que na imaginação muitas coisas são sempre melhor do que aquando da sua realização.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 12 Mar 2014 18:58

MAGG wrote:
Samwise wrote:

Bom, o livro ainda não li. Está na pilha virtual. Neste caso estava-me a referir ao documentário. Parece-me muito interessante. Além disso adoro story boards. Assim que os vi fiquei logo apaixonada pelo trailer. :)

E depois fazer a comparação com o que poderia ter sido e com o do Lynch. Claro que a comparação é sempre relativa e nunca justa tendo em conta que na imaginação muitas coisas são sempre melhor do que aquando da sua realização.

Mau Maria - tanto entusiasmo e não leste sequer o livro? :mrgreen: É que o filme do Lynch pode até ser um delírio imaginativo maravilhoso em termos visuais, mas aquilo que deixa de fora em relação ao livro é assim como que herético...
:bbde: :bbde: :bbde:

Return to “Autores F - J”