As Cinquenta Sombras de Grey - E. L. James

Sharky
Edição Única

Re: As Cinquenta Sombras de Grey - E. L. James

Postby Sharky » 13 Sep 2012 10:36

Ontem li o primeiro capítulo, a autora carrega nas descrições do ambiente, das personagens, o que não é mau, até chamou de loira 1 e 2 às empregadas de Grey, parecia que estava a falar de cobaias :D
Mas não desgostei, achei piada a alguns pormenores B)

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 13 Sep 2012 12:28

Sharky wrote:Ontem li o primeiro capítulo, a autora carrega nas descrições do ambiente, das personagens, o que não é mau, até chamou de loira 1 e 2 às empregadas de Grey, parecia que estava a falar de cobaias :D
Mas não desgostei, achei piada a alguns pormenores B)

Espero que a ediçao em portugues esteja melhor ao nivel de coerencia do texto, porque nao consegui passar da primeira página do texto em inglês. Como explicitado acima, deu-me vontade de enfiar agulhas nos olhos.
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 13 Sep 2012 12:35

Posso confirmar que é coerente, há algum cuidado no desenrolar da acção sem ser disparado. Existem autores que metem logo tudo na mesa sem rodeios o que acaba por tirar alguma "magia."
Ando a ler um capítulo por noite para não me perder no "Foundation" que leio durante o dia :tu:

Rui Ramos
Dicionário

Postby Rui Ramos » 13 Sep 2012 16:05

Bubbles wrote:
grayfox wrote:todas falam mal mas vão todas ler :D

Mas la esta, nao podes dizer mal sem leres! E depois ha a curiosidade do "isto nao pode ser assim TAO mau..." :P

Ainda não li o resto dos posts mas não resisti a este.

Então, pergunto:

Para quê falar sequer? Se é mau para quê ler, se já se sabe que é mau?

Se é mau, para quê falar de algo que é mau?

Mas que raio de sociedade mais masoquista!

Lembrei-me agora do sucesso do Zé Cabra! Aquilo era mau, toda a gente dizia que era mau e todos se sujeitaram à atrocidade musical para poder falar mal! E assim, se vai promovendo a mediocricidade, comentando-a, divulgando-a e pior... comprando-a, estimulando os seus autores a produzirem mais obras medríocres, e as editoras a apostar em coisas afins, deixando de lado aquilo que realmente interessa.

Perdemos qualquer moral para nos queixarmos das editoras e livrarias que só nos presenteiam com lixo...

E quem se ri disto tudo são os autores destas obras que vivem da necessidade masoquita dos leitores de enfrentarem desertos desprovidos de uma ideia original ou talento que se extendem por trilogias de calhamaços, para poderem falar nas redes sociais dos traumas que sofreram na sua jornada rumo ao fim dos livros em questão!!!

Epá... não. Ganhem juízo e leiam o que realmente vos interessa. Cada um tem os seus gostos,por mim até podem gostar de Grey que estão nos seu direito, mas por favor, se não gostam de algo, não o estimulem, nem o promovam: falar mal, é na mesma uma forma de publicidade. SE não gostam, ignorem que a coisa ruim acaba por desaparecer.

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 13 Sep 2012 16:09

Mas se todos os que dizem mal se calaram, restam os que dizem bem ;) No outro dia uma autora portuguesa disse algo parecido "Se têm algo simpática a dizer sobre os autores diga, senão calem-se" Ou seja eu agora tenho de ouvir coisas boas de coisas más? Já me chega o Passos e Gasparzinho darem notícias da treta e eu ter de engolir, mas literatura não. :bbde:

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 13 Sep 2012 16:15

Rui Ramos wrote:Perdemos qualquer moral para nos queixarmos das editoras e livrarias que só nos presenteiam com lixo...

Em duas partes:

1ª) eu posso dizer mal porque todos dizem mal, ou bem porque todos dizem bem. Sem ler será difícil ajuizar a coisa e tudo o que faço é papaguear a opiniao de outrem;
2ª) como me dizia um meu co-orientador "com a internet nao deixei de comprar musica, mas passei a apanhar menos barretes". Nos livros a mesma coisa! Ou como dizia o RAP na sua Mixórdia sobre o livro da Alexandra Solnado "vao a uma livraria e leiam, comprar nao".
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 13 Sep 2012 17:59

Rui Ramos wrote:Para quê falar sequer? Se é mau para quê ler, se já se sabe que é mau?

Se é mau, para quê falar de algo que é mau?

Mas que raio de sociedade mais masoquista!

Lembrei-me agora do sucesso do Zé Cabra! Aquilo era mau, toda a gente dizia que era mau e todos se sujeitaram à atrocidade musical para poder falar mal! E assim, se vai promovendo a mediocricidade, comentando-a, divulgando-a e pior... comprando-a, estimulando os seus autores a produzirem mais obras medríocres, e as editoras a apostar em coisas afins, deixando de lado aquilo que realmente interessa.

Perdemos qualquer moral para nos queixarmos das editoras e livrarias que só nos presenteiam com lixo...

E quem se ri disto tudo são os autores destas obras que vivem da necessidade masoquita dos leitores de enfrentarem desertos desprovidos de uma ideia original ou talento que se extendem por trilogias de calhamaços, para poderem falar nas redes sociais dos traumas que sofreram na sua jornada rumo ao fim dos livros em questão!!!

Epá... não. Ganhem juízo e leiam o que realmente vos interessa. Cada um tem os seus gostos,por mim até podem gostar de Grey que estão nos seu direito, mas por favor, se não gostam de algo, não o estimulem, nem o promovam: falar mal, é na mesma uma forma de publicidade. SE não gostam, ignorem que a coisa ruim acaba por desaparecer.

Não percebi muito bem esta posição, Rui. Então, não devemos criticar nada negativamente, é isso? Ou, pelo menos, não o devemos fazer publicamente, para evitar a publicidade positiva indirecta que possa daí resultar a conta da curiosidade?

Duas coisas: 1 - duvido que um fenómeno desta natureza necessite que se "fale mal dele" para se tornar um sucesso tão grande - pelo contrário, muita bate-boca positivo dever ter havido para ter resultado nesta explosão de vendas desta magnitude; 2 - tenho uma posição completamente oposta à tua: fale-se mal e fale-se bem, fale-se, estimule-se a disseminação de ideias e promova-se o debate - válido nesta situação e em qualquer outra - não só porque o mundo necessita da liberdade de expressão também em trivialidades e insignificâncias como esta, mas também porque evitar-se dizer mal para se evitar disseminar é evitar um mal(?) menor à custa de um mal maior.

Em todas as discussões que tive contigo, nunca te vi travares o discurso na altura do "bota abaixo"... :angel:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 13 Sep 2012 18:18

não vejo mal nenhum em falar mal de algo que não se gosta, ou que não é bom. mas faz-me impressão é ver pessoas a ir ler algo que já se sabe que é mau, de propósito por ser mau. pior do que isso, promover e comprar um livro cuja qualidade é quase unanimemente considerada negativa. e se calhar essas pessoas ainda são capazes de afirmar "não sei como alguém publica isto". eu sei, porque essas mesmas pessoas o lêem e divulgam!

posto isto, não tenho nada a ver com o que os outros lêem, mas que se está a promover a mediocridade, está.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 13 Sep 2012 19:26

grayfox wrote:não vejo mal nenhum em falar mal de algo que não se gosta, ou que não é bom. mas faz-me impressão é ver pessoas a ir ler algo que já se sabe que é mau, de propósito por ser mau. pior do que isso, promover e comprar um livro cuja qualidade é quase unanimemente considerada negativa. e se calhar essas pessoas ainda são capazes de afirmar "não sei como alguém publica isto". eu sei, porque essas mesmas pessoas o lêem e divulgam!

posto isto, não tenho nada a ver com o que os outros lêem, mas que se está a promover a mediocridade, está.

Considero difícil de justificar que existe um "promoção da mediocridade" a partir de um conjunto de opiniões negativas manifestadas por leitores - que ainda por cima não têm qualquer posição de interesse comercial/económico em relação ao livro.

Quanto muito, "promoção da mediocridade" seria logo da parte da editora - que, como se sabe, se está a marimbar para o aspecto sócio-cultural da coisa - ou por parte de algum "opinion maker" menos consciencioso (e que de outro modo até poderia estar a ser sincero ao dizer bem do produto :mrgreen: ).
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Sofiushka
Edição Limitada

Postby Sofiushka » 13 Sep 2012 19:37

Samwise wrote:Considero difícil de justificar que existe um "promoção da mediocridade" a partir de um conjunto de opiniões negativas manifestadas por leitores - que ainda por cima não têm qualquer posição de interesse comercial/económico em relação ao livro.

Quanto muito, "promoção da mediocridade" seria logo da parte da editora - que, como se sabe, se está a marimbar para o aspecto sócio-cultural da coisa - ou por parte de algum "opinion maker" menos consciencioso (e que de outro modo até poderia estar a ser sincero ao dizer bem do produto :mrgreen: ).

Oh Sam, promove-se a mediocridade com o dinheiro que se gasta nela. Se um tipo se dispõe a queimar 16€ naquilo, e uns outros milhares de totós fazem o mesmo, a editora agradece e vai à busca de mais caquinha medíocre com que alimentar as massas. E como se costuma dizer, dinheiro atrai dinheiro - basta uma treta qualquer chegar a um top para ganhar visibilidade suficiente e convencer mais uns quantos incautos a comprar só porque, pelos vistos, tanta outra gente comprou também.

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 13 Sep 2012 19:39

eu considero promoção da mediocridade a partir do momento em que as próprias criticas negativas promovem o quão espectacular é ler e falar mal do livro, exemplo disso é a livreira anarquista que até anunciou que vai fazer uma crítica ao livro. está-se a desenvolver um culto de massacrar este livro cujas consequências são um aumento da sua popularidade e da sua procura.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 13 Sep 2012 19:53

É raro, raríssimo até, mas neste caso estou totalmente de acordo com o gray. E por acrescento com o Rui e a Sofi.

Acho que promover a merda apenas os encoraja a lançar mais para cima de nós. Qual a vontade e estímulo e motivação de fazer melhor se bastam meia dúzia de cenas de "sexo" para vingar junto das massas? Nenhum diria eu e nenhum dirão os editores perante os números de vendas deste epifenómeno.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 13 Sep 2012 20:02

Eu percebo aquilo que estão a dizer (do Rui continuo a discordar a 100% quanto ao "falar-se sobre o assunto"), mas a minha justificação vai por outro caminho, talvez mudando a perspectiva sobre o significado do termo dê para explicar melhor: uma "campanha mediática espontânea" como esta até pode estar a ajudar as vendas do livro e a fazer crescer o espectáculo mediático em torno dele ("sangue... sangue..."), admito sem nada contrapor, MAS não está a "promover a mediocridade" - está a fazer exactamente o contrário: está a identificá-la muito em concreto e a apontar-lhe tudo o que tem de mau.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 13 Sep 2012 20:12

Thanatos wrote:Acho que promover a merda apenas os encoraja a lançar mais para cima de nós. Qual a vontade e estímulo e motivação de fazer melhor se bastam meia dúzia de cenas de "sexo" para vingar junto das massas? Nenhum diria eu e nenhum dirão os editores perante os números de vendas deste epifenómeno.

Até parece que a percepção desse facto decorre de tudo o que se está a passar à volta do livro. :rolleyes:

Sempre houve obras que escalaram o topo das tabelas de vendas à conta da "popularidade" dos temas abordados e da apetência dos leitores em os absorverem. Em paralelo com literatura mais à séria (Saramagos e afins, só para o exemplo).

Haverá sempre promoção de merda e haverá sempre promoção de faisão guisado, sem que haja o perigo de se confundirem os pratos (no momento da escolha) ou de se desencorajam os respectivos cozinheiros a atacarem a receita alheia.

O mercado é um ajustamento entre a procura e a oferta - e procura para livros como o que dá o título a este tópico haverá sempre em grande quantidade. Não percebo pois o problema em falar-se (negativamente :mrgreen:) deles, mesmo que isso dê azo a um eventual aumento nas vendas.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 13 Sep 2012 20:17

O problema é mesmo esse, Sam. Falar deles mesmo que mal dá azo a aumentar as vendas e temos aqui a prova viva disso no caso do Sharky e do pco69 que duvido muito que fossem comprar aquela bosta se não tivessem lido todo o bruáá à volta do mesmo.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Return to “Autores F - J”