O Sermão Sobre a Queda de Roma - Jérôme Ferrari

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

O Sermão Sobre a Queda de Roma - Jérôme Ferrari

Postby Cerridwen » 04 Jan 2014 13:04

O Sermão Sobre a Queda de Roma
Jérôme Ferrari


Editora: Divina Comédia
Tradução: Pedro Tamen
ISBN: 9789898633378
Páginas: 208
Prémio Goncourt 2012

Sinopse: «Um belo dia, Mathieu e Libero, amigos de infância, decidem abandonar um curso de Filosofia, em Paris, para tomarem conta da taberna da sua aldeia no interior da Córsega. Fiéis aos ensinamentos de Leibnitz, pretendem transformar a modesta tasca no melhor dos mundos.

Mas em breve, é o Inferno que se instala ao balcão, reabrindo feridas antigas ou despertando instintos bárbaros há muito tempo adormecidos.»

O Sermão sobre a Queda de Roma, Prémio Goncourt 2012, de Jérôme Ferrari (n. 1968), professor do Liceu Francês do Abu Dhabi, autor de meia dúzia de romances e um ensaio sobre Schopenhauer. Quem conheça o De Excidio Vrbis de Santo Agostinho encontra a fonte do título e a chave da arquitectura da obra. Um romance de ideias não tem de ser enfadonho, e este Sermão cumpre todas as regras do telling sem cair em malabarismos de erudição ou naquela espécie de retórica blasé que faz de quase toda a literatura francesa recente um irreprimível bocejo. Atento às mutações históricas, Ferrari coloca a questão corsa no centro da intriga. Em si mesmo, o plot tem pouco interesse. Mas o nível da escrita de Ferrari, ora elegíaca, ora sarcástica, mantém a tensão narrativa num plano de grande conseguimento. O fio condutor («ainda existem homens, mas já não o seu mundo») dá a medida da estatura do autor. Para maior deleite, a tradução de Pedro Tamen faz-lhe inteira justiça.

Eduardo Pitta, no seu blogue Da Literatura

Return to “Autores F - J”




  Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 4 guests

cron