NOS4A2 - Joe Hill

urukai
Edição Única

NOS4A2 - Joe Hill

Postby urukai » 14 Jan 2014 12:23

NOS4A2

Têm de escrever um livro. Imaginem o seguinte enredo:

- Uma jovem que consegue criar pontes imaginárias com a mente, primeiro com uma bicicleta, depois com uma mota, e as usa para encontrar coisas perdidas;

- Um vilão imortal e obcecado com o Natal mas o oposto do Pai Natal. Magro, violento, assassino, raptor e com um carro mágico que transforma crianças em pequenos demónios psicopatas enquanto o rádio repete, initerruptamente, jingles Natalícios;

- Um serial killer que fala em rima;

- Uma linha narrativa que se estende por 3 décadas condensada em pouco mais de 400 páginas e com intervalos narrativos de vários anos;

- Um embate (derradeiro?) entre a heroína e o vilão no primeiro terço do livro;

Estão a acompanhar? Motivados? Ok, agora dêem-lhe uma roupagem adulta, credível e séria. Desistem? Deixem lá que o Joe trata disso.

Joe Hill consegue transformar um enredo quase intratável do ponto de vista literário, numa amálgama de géneros que, pela força do estilo e pela condição humana das personagens, cativa e se transforma numa fluída e verosímil experiência de leitura.

Gostei muito deste NOS4A2 que transborda com ideias e imaginação devidamente refreadas por uma escrita directa, elaborada q.b., e que recorre aquelas expressões e recursos estilísticos inusitados que nos dão o característico murro no estômago por não nos termos lembrado deles antes. Um exemplo entre muitos:

“You could look at birds all your life without ever knowing what was a sparrow and what was a blackbird, but we all know a swan when we see it. So it was with cars. Maybe you could not tell a Firebird from a Fiero, but when you saw a Rolls-Royce, you knew it.”

No entanto, para mim, o que brilha mais intensamente neste livro, são as personagens. Nomeadamente as principais. Vic de um lado, cheia de defeitos, bêbada, ingrata, má mãe e má esposa. Do outro, Manx, com uma capa de virtudes, que, por vezes, nos instala a dúvida insidiosa de que ele afinal até estava a fazer algo de bom pelas crianças, mas que no fundo é um fdp de um bad guy.

Joe Hill consegue, de uma forma não linear e diria até atabalhoada, fazer-nos vibrar com personagens que, aos tropeções, nos são apresentadas em toda a sua dicotomia humana, de coragem e medo, de bondade e maldade, de amor e ódio, de intensidade e desprendimento. As comparações com o pai, apesar de, depois de Horns ter prometido a mim próprio que as mesmas eram terreno off limits, têm de vir de novo à baila. Há muito de Kingesque neste NOS4A2, quase que como se aquela capacidade de puxar da nossa realidade pessoas concretas e mundanas e submetê-las aos limites do fantástico, estivesse impressa no DNA King e pudesse ser passada de geração em geração, com pequenas alterações Darwinescas que evoluem positivamente a qualidade final. Sim, Joe Hill, escreve como o pai mas com muito menos palha. É um livro denso, que por apresentar um setting muito limitado, quer geograficamente quer em emocionalmente, acaba por não se perder em pormenores e detalhes excessivos. O que perde em amplitude e abrangência, ganha em focagem naquilo que realmente interessa, as personagens e o enredo.

Também tem as suas falhas, como alguma falta de “tell” no último terço do livro, que erode um pouco as fundações fantásticas da temática (a inexplicável morte e ressuscitação de Manx é uma delas), mas a maturidade da escrita de Joe, acaba por se sobrepor a estas pequenas desilusões e termina em grande estilo com um final inesperadamente expectável. Segundo o próprio, Tabitha King interviu, e já se sabe que as Mães sabem sempre o que é o melhor para os filhos, e no clã King, isso é ainda mais verdadeiro quando se quer o melhor para os livros dos filhos.

Por último, não podia deixar de mencionar pequenos detalhes que enriquecem o livro e nos fazem suspirar de prazer. A menção aos True Knot de Doctor Sleep é um deles. A transversalidade e cross-references presente na obra de Stephen King saltou mais uma barreira e perspassa para a obra do filho, constituindo mais um rebite numa imensa parede universal e fantástica.

Recomendo sem excepções este livro que dos três (Heart-Shaped Box, Horns e NOS4A2) é o melhor, perdendo apenas, no que respeita à diversão e entertenimento que a leitura deve sempre representar para o leitor, para a saga Locke & Key.

Samwise
Realizador

Re: NOS4A2 - Joe Hill

Postby Samwise » 14 Jan 2014 19:16

urukai wrote: Há muito de Kingesque neste NOS4A2, quase que como se aquela capacidade de puxar da nossa realidade pessoas concretas e mundanas e submetê-las aos limites do fantástico, estivesse impressa no DNA King e pudesse ser passada de geração em geração, com pequenas alterações Darwinescas que evoluem positivamente a qualidade final.

Por acaso sempre (ou na maior parte dos casos) que o King falhava à grande quando se aproximava desses limites - até lá tudo muito bem, só que depois tudo ruia como um castelo de cartas. A julgar pelo que li no Heart-shaped Box, o Hill consegue ser bem mais eficaz neste domínio.

Sim, Joe Hill, escreve como o pai mas com muito menos palha.

O Horns não me puxa muito para o ler, mas tenho curiosidade por este NOS4A2 (que raio de nome).
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

urukai
Edição Única

Postby urukai » 14 Jan 2014 20:01

Sam "lê" o nome em inglês. De certeza q já o viste. ;)

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 15 Jan 2014 08:22

Mesmo pronunciando em inglês há quem não chegue lá. :twisted:

E por falar nele ainda hoje gosto mais do realizado pelo Herzog. E também gosto muito do Shadow do Merhige. Muito meta. ^_^
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 15 Jan 2014 09:52

Thanatos wrote:Mesmo pronunciando em inglês há quem não chegue lá. :twisted:

E por falar nele ainda hoje gosto mais do realizado pelo Herzog. E também gosto muito do Shadow do Merhige. Muito meta. ^_^

Só cheguei lá após repetir umas 5 ou seis vezes em voz alta e mesmo assim ainda tenha alguma dúvida :blink:

Spoiler! :
Nosferatu?

Esta análise do Urukai não me atraiu para o Joe Hill, mas paradoxalmente (será?) para ler alguma coisa do King. O Under the Dome (traduzido) valerá a pena?

Claro que as opiniões dividem-se e por aí adiante, mas... :P
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

urukai
Edição Única

Postby urukai » 15 Jan 2014 10:21

Sim pco69 é isso mesmo! :twisted:

Quanto a King, espero que não sejas virgem no seu universo! Eu nunca li o Under the Dome mas tenho ouvido (entre eles o Sam) que o começo é auspicioso mas se arrasta para o final.

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 15 Jan 2014 11:44

urukai wrote:Sim pco69 é isso mesmo! :twisted:

Quanto a King, espero que não sejas virgem no seu universo! Eu nunca li o Under the Dome mas tenho ouvido (entre eles o Sam) que o começo é auspicioso mas se arrasta para o final.

Nunca li nada dele :whistle:
Sei que tenho pelo menos um. Creio que 'A Luz' que veio numa das promoções de livros em conjunto com a revista Sábado. :P
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 15 Jan 2014 12:04

A tradução do Shining, da responsabilidade da EA é um nojo completo. A evitar.

Quanto ao Under the Dome, da tradução não sei mas o livro é medíocre. Do King atual recomendo apenas os contos (Full Dark, No Stars; Just After Sunset) e eventualmente o de história alternativa 11/22/63. Claro que bom King foi até 1986 depois disso foi sempre a cair mas isto é a minha opinião que vale o que vale.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 17 Jan 2014 10:54

Thanatos wrote:Quanto ao Under the Dome, da tradução não sei mas o livro é medíocre.

Eu tou a curtir do livro, ainda só li 300 e tal págs. Li um pouco em PT e não está mau, mas não tem a mesma piada/impacto :tu:

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 17 Jan 2014 11:14

[quote="Thanatos"]A tradução do Shining, da responsabilidade da EA é um nojo completo. A evitar./quote]

Essa reacção aplica-se a muitos trabalhos da EA... :twisted:
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Return to “Autores F - J”