Hansel & Gretel - Neil Gaiman

acrisalves
Edição Única

Hansel & Gretel - Neil Gaiman

Postby acrisalves » 14 Dec 2014 19:53

Image

Não posso deixar de comparar Hansel & Gretel com The Sleeper and the Spindle – ambos de Neil Gaiman, vieram juntos na mesma encomenda, e foram lidos com um dia de diferença. Mas se The Sleeper and the Spindle se tornou numa das melhores leituras recentes, Hansel & Gretel tornou-se numa das mais esquecíveis, e duvido que esta impressão tenha sido resultado da expectativa.

Em Hansel & Gretel a história é exactamente aquela que conhecemos, divergindo, apenas, num detalhe: não existe madrasta, e é a mãe que instiga o marido a abandonar as crianças, como forma de sobreviver à fome, alimentando menos duas bocas. Apesar de resistir durante algum tempo o lenhador acaba por ceder e deixa as crianças por duas vezes na floreta. Na primeira regressam seguindo as pedras que deixaram cair durante o caminho, na segunda os pedaços de pão que deixaram vão sendo comidos pelos animais e acabam perdidos.

Novamente, não consigo deixar de comparar as imagens dos dois livros. Em Hansel & Gretel as imagens totalmente negras ocupam a totalidade das páginas, detalhando-se apenas o que interessa no conjunto. O que até se torna interessante nalgumas (como a apresentada acima), mas que noutras transforma a página numa imensidão negra e desinteressante.

E se nem na história, nem nas imagens este livro acrescenta algo, pouco há também a dizer das personagens, que pouco pensam ou dizem que não exista já na história tradicional, da qual esta não diverge. E este foi um ponto de grande desilusão já que, por mais fraca que seja a história, Neil Gaiman é exímio em criar empatia para com as personagens, conferindo-lhe uma densidade que nem sempre é comum em histórias de fantasia.

pco69
Cópia & Cola

Re: Hansel & Gretel - Neil Gaiman

Postby pco69 » 15 Dec 2014 09:16

A imagem do 'Hansen' que eu tenho é a do espião/embaixador do 'Inimigo', na série Fables :P
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 20 Dec 2014 22:57

Lol ! ainda vou no volume 11 da Fables, tenho de lhe pegar o ritmo

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 21 Dec 2014 11:07

acrisalves wrote:Lol ! ainda vou no volume 11 da Fables, tenho de lhe pegar o ritmo

Lês em 'comics'? É que em formato 'livro' (deluxe editions), vai no volume 9.
E eu interrompi a leitura no nove num ponto em que me parece que os autores (nomeadamente o Bill), entrou em fase 'fazer render o peixe'.... :whistle:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 23 Dec 2014 14:16

não, nunca leio em comics, leio sempre em livros, mas a que tenho não é a deluxe edition - quando comecei a ler ainda não existia a deluxe :(

Return to “Autores F - J”