Esteiros - Soeiro Pereira Gomes

Bugman
Edição Única

Esteiros - Soeiro Pereira Gomes

Postby Bugman » 25 Oct 2016 17:45

Image

A história dos filhos dos homens que nunca foram meninos, ou o livro escrito para os filhos dos homens que nunca foram meninos, como o autor se refere à obra. Lendo o livro depressa se percebe o ciclo que faz com que os filhos dos homens que nunca foram meninos, no Portugal da década de 40, são também eles homens que nunca foram meninos.

Vivemos em tempos estranhos. Vivemos em tempos de revivalismo de várias coisas. Com a intervenção e o governo pafista vivemos tempos de revivalismo de algo que estava latente na nossa sociedade, uma certa visão do mundo e das relações laborais, uma certa visão do sistema de ensino e a quem se destinava. Podemos argumentar que esses tempos já lá vão, ou que são o futuro e temos de nos adaptar. Em ambos os casos Esteiros serve para o desmentir.

Mais do que uma obra do neo-realismo, em que se retrata a vida fora das cidades durante a ditadura a obra serve toda ela como um tratado económico. Podemos interpretar as personagens como sendo figuras reais, ou serão elas alegorias? Serão as relações entre classes tão simplistas, ou teve o autor de pegar em traços distintos e generalizar por forma a ser conciso? Em ambos os casos, quando exprimo estas questões faço-o de uma forma retórica. É óbvio que todo o mundo de Esteiros é um mundo metafórico. É-o a Fábrica Grande, alegoria clara do máximo de aspirações dos pobres e sem educação; é-o o Gaitinhas, o rapaz com capacidade para as letras que é forçado a ir trabalhar para sustentar uma mãe doente; a própria mãe do Gaitinhas, entregue à sorte e às migalhas das colegas dos teares por via da tuberculose que a ceifaria e tantos outros, desde os senhores demasiado distantes aos seus esbirros, que por falarem com o patrão se sentem já num patamar acima. Apenas para perderem tudo por incapacidade e ganância próprias, quando esse patrão se cansa deles.

A atmosfera com que Soeiro Pereira Gomes enche este tratado de empreendedorismo e mercado livre é toda ela negra. Começa com a chegada das chuvas, prossegue com as faluas em luta contra o Tejo, as cheias de Inverno e, assim que chega a Primavera e se retorna aos esteiros, logo o fumo do forno de tijolo enche a prosa.

Quão extremo será este relato, que só a espaços alude à guerra? Será difícil de distanciar dos relatos que nos chegam hoje da altura. A população sem educação, agarrados aos teares até morrerem, dependentes de esmolas e bondade do próximo, um estranho eco da caridade de Fátima, não anda distante do sonho social da sociedade salazarista. Os anseios por conseguir entrar no clube da bola, a aspiração a ir para a fábrica, ou como a ida para a fábrica do Maquineta acaba por ser trágico a toda a linha para todos, não andam longe dos ecos dessa era.

No entanto há um sentimento de levar a coisa longe demais. O livro em si não é grande, mas poderia atingir a mesma mensagem com mais concisão. Há, a espaços, um alongar quase novelesco das cenas familiares que retardam a acção. O resultado é uma obra fundamental para se perceber um certo momento histórico, mas uma obra que também, pelo seu foco nas relações sociais, deve ser lida e pensada por diferentes gerações, como forma de não darmos connosco a defender um passo em frente rumo a passado que se quer cada vez mais distante.
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

pco69
Cópia & Cola

Re: Esteiros - Soeiro Pereira Gomes

Postby pco69 » 25 Oct 2016 22:08

Seria uma coisa interessante para o Adamastor?

Lembro-me que o li à mais de 30 anos, mas na verdade, não me lembro de nada do livro.... :(
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Jack
Manifesto

Postby Jack » 25 Oct 2016 23:12

Spoiler! :
Acaba com ele preso a ouvir uma musica vinda de fora, não é?

Lembro-me de ficar emocionado com o final que me lembra-me uma cena do Once Upon A Time In America, um do meus filmes favoritos.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 26 Oct 2016 08:40

pco69 wrote:Seria uma coisa interessante para o Adamastor?

Lembro-me que o li à mais de 30 anos, mas na verdade, não me lembro de nada do livro.... :(

Ainda não está em domínio público, visto que o autor faleceu em 1949.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 26 Oct 2016 09:32

Jack wrote:
Spoiler! :
Acaba com ele preso a ouvir uma musica vinda de fora, não é?

Lembro-me de ficar emocionado com o final que me lembra-me uma cena do Once Upon A Time In America, um do meus filmes favoritos.

Spoiler! :
Por acaso não sei se a música não será algo imaginário. A música que o Gineto ouve é a da gaita do Gaitinhas, que ele havia roubado no início do livro e que serve de catalisador da amizade entre eles. A atmosfera da coisa é tão pesada que fiquei sem perceber se o final é pensamentos positivos do Gineto, face ao facto de estar preso, do que factualmente o Gaitinhas debaixo da janela da prisão a partir com o Sagui pelos circos do mundo.

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 26 Oct 2016 09:33

vampiregrave wrote:
pco69 wrote:Seria uma coisa interessante para o Adamastor?

Ainda não está em domínio público, visto que o autor faleceu em 1949.

Pensei o mesmo quando estava a escrever aquele comentário. É azar ser nessa data porque, pelo efeito Walt Disney as leis de copyright devem ter um prolongamento para o ano ou assim.

Return to “Autores F - J”