Wolf Hall e O Livro Negro - Hilary Mantel

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Wolf Hall e O Livro Negro - Hilary Mantel

Postby Cerridwen » 02 Apr 2010 22:04

Wolf Hall
Hilary Mantel


Editora: Civilização Editora
ISBN: 9789722631044
Número de Páginas: 680
Data de publicação: 9 de Abril de 2010

Prémio Man Booker Prize 2009.

Sinopse: «Inglaterra, década de 1520. Henrique VIII está no trono, mas não tem herdeiros. O cardeal Wolsey é o conselheiro do rei encarregue de obter o divórcio que o papa recusa conceder. Neste ambiente de desconfiança e necessidade aparece Thomas Cromwell, primeiro como secretário de Wolsey, e depois como seu sucessor. Cromwell é um homem muito original: filho de um ferreiro bruto, é um génio da política, um subornador, um galanteador, um arrivista, um homem com uma habilidade incrível para manipular pessoas e aproveitar ocasiões. Implacável na procura dos seus próprios interesses, Cromwell é tão ambicioso nos seus objectivos políticos como nos seus objectivos pessoais. O seu plano de reformas é implementado perante um parlamento que apenas zela pelos seus interesses e um rei que flutua entre paixões românticas e fúrias brutais. De uma das melhores escritoras contemporâneas, "Wolf Hall" explora a intersecção de psicologia individual com objectivos políticos. Com uma grande variedade de personagens e uma rica sucessão de incidentes, recua na História para nos mostrar a Inglaterra dos Tudor como uma sociedade em formação, que se molda a si própria com grande paixão, sofrimento e coragem.»

Booktrailer: http://www.youtube.com/watch?v=uK7s-3Ddv1A&feature=player_embedded

Hilary Mantel nasceu em Glossop (Inglaterra), em 1952. Estudou direito na London School of Economics e Sheffield University. Trabalhou como assistente social e viveu cinco anos no Botswana, seguidos de quatro anos na Arábia Saudita, com regresso ao Reino Unido nos anos 80. É autora de várias obras, como os romances Eight Months on Ghazzah Street (1988), Fludd (1989, vencedor do Winifred Holtby Memorial Prize, do Cheltenham Prize e do Southern Arts Literature Prize), A Place of Greater Safety (1992, vencedor do Sunday Express Book of the Year), A Change of Climate (1994), An Experiment in Love (1995, vencedor do Hawthornden Prize 1996), The Giant (1998), Giving Up the Ghost: A Memoir (2003), Learning to Talk: Short Stories (2003), Beyond Black (2005, finalista do Commonwealth Writers Prize e do Orange Prize for Fiction em 2006) e Wolf Hall (2009, Man Booker Prize for Fiction 2009), entre outros.

User avatar
npipas
Dicionário
Posts: 668
Joined: 24 Aug 2008 18:29
Location: Cacem
Contact:

"Wolf Hall" - Hilary Mantel

Postby npipas » 19 Apr 2011 22:09

Image

Wolf Hall, da escritora inglesa Hilary Mantel, é provavelmente um dos melhores romances históricos dos últimos anos.
Para além de romance histórico, este livro é também uma excelente obra literária e foram todos estes argumentos que lhe valeram para receber o prestigiado "Man Booker Prize" em 2009.
Hilary Mantel com este seu livro traz-nos a história de Thomas Cromwell, uma das maiores figuras da Inglaterra do séc. XVI e mostra-nos através dele um periodo muito conturbado da história da Inglaterra.
O livro começa com um pouco da infância de Cromwell, oriundo do povo, filho de um ferreiro que constantemente o maltrata e que em adolescente foge de casa e vai correr a Europa.
A acção retoma anos mais tarde já com Cromwell de volta à Inglaterra, um advogado e comerciante respeitado e também secretário do Cardeal Wolsey, a figura principal de Inglaterra depois do rei.
Nesta altura reina Henry VIII, casado com Catarina de Aragão que já tinha sido esposa do seu falecido irmão o rei Arthur.
Henry, entretanto desiludido com a sua esposa e com apenas uma filha (a futura rainha Mary), visto que todas as outras crianças que teve morreram, apaixona-se por uma jovem cortesã, Anne Boleyn. A partir daqui inicia-se toda uma série de intrigas, jogos políticos, ambições, traições que levam à queda do Cardeal Wolsey e à ascenção de Cromwell.
Cromwell era um homem de visão, organizado e metódico, um excelente estadista que aos poucos e poucos foi alterando toda a política da Inglaterra que nessa época era um país muito atrasado e feudal, enquanto os outros países da Europa gozavam já um enorme avanço tanto político-económico, como o caso de Portugal e Espanha (estamos no periodo aúreo do Império Português com D. João III no trono), como científico e artístico como nos Reinos de Itália, com o Renascimento. É igualmente uma época de grande conflito espiritual com a ascenção do Calvinismo e do Luteranismo no norte da Europa e as lutas e revoltas religiosas.
Cromwell aproveitando o facto de o Papa Clemente não reconhecer o divórcio de Henry VIII com Catarina de Aragão, criou o "Acto de Supremacia" em que dava poder sobre a igreja ao rei de Inglaterra e não ao Papa, criando assim a igreja Anglicana.
Com esta lei Henry VIII, pode divorciar-se e casar novamente com Anne Boleyn, mas esta também só lhe dará uma filha, a futura rainha Elizabeth I.
Evidentemente que esta lei não agradou ao clero e ao povo inglês que eram obrigados a aceitar a lei ou a sofrerem diversas consequencias, uma delas terá sido a morte de outra grande figura da Inglaterra desta época, Thomas More (mais tarde tornado santo e mártir pelo Vaticano), que se recusou a aceitar e foi condenado à decapitação.
O livro termina com a morte de More, mas muito mais sucedeu após isso, não sei se a Hilary Mantel irá fazer outro livro com o resto da vida de Cromwell ou não, mas este já é bom o suficiente.
O livro denota um grande trabalho de investigação e rigor histórico, os factos estão bem ficcionados e a estória corre muito fluida e bastante fácil de se ler.
Gostei muito do livro, o prémio que recebeu é sem dúvida mais que merecido e vale bem a pena ler.
Pipas :cheers:

P.S. Esta review também se encontra no meu blogue http://oqueeuleio.blogspot.com/

User avatar
pco69
Cópia & Cola
Posts: 5488
Joined: 29 Apr 2005 23:13
Location: Fernão Ferro
Contact:

Re: "Wolf Hall" - Hilary Mantel

Postby pco69 » 20 Apr 2011 11:04

Ainda bem que neste forúm, estão a rarear os comentários a livros. :twisted:
Se continuassem assim, a minha carteira não ia resistir :mrgreen:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Re: Wolf Hall e O Livro Negro - Hilary Mantel

Postby Cerridwen » 17 Jun 2013 12:11

O Livro Negro
Hilary Mantel


Editora: Livraria Civilização Editora
Título original: Bring Up the Bodies
Tradução: Miguel Freitas da Costa
ISBN 9789722635943
Classificação: Romance Histórico
Páginas: 440

Sinopse: «Com esta vitória histórica de O Livro Negro, Hilary Mantel torna-se o primeiro autor britânico e a primeira mulher a receber dois prémios Booker, além de ser o primeiro autor a consegui-lo com dois romances consecutivos. Continuando o que começou com o premiado Wolf Hall, regressamos à corte de Henrique VIII para testemunhar a ascensão de Thomas Cromwell enquanto planeia a destruição de Ana Bolena.

Em 1535 Thomas Cromwell é Primeiro-ministro de Henrique VIII, e o seu sucesso ascendeu a par do de Ana Bolena. Mas a cisão com a Igreja Católica deixou a Inglaterra perigosamente isolada e Ana não deu um herdeiro ao rei. Cromwell vê o rei apaixonar-se pela discreta Jane Seymour. A gerir a política da corte, Cromwell tem de encontrar uma solução que satisfaça Henrique VIII, salvaguarde a nação e assegure a sua própria carreira. Mas nem ele nem o próprio rei sairão ilesos dos trágicos últimos dias de Ana Bolena.

Um incrível feito literário, O Livro Negro é o relato deste terrível acontecimento da História, por uma das melhores romancistas da atualidade.»

Vencedor do Man Booker Prize 2012 e do Costa Book Award 2012.

Leitura de um excerto: http://recursos.wook.pt/recurso?&id=9273381

Entrevista à autora: http://bibliotecariodebabel.com/entrevistas/hilary-mantel-comecar-um-livro-e-sempre-um-passo-na-escuridao-uma-questao-de-fe/

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Re: Wolf Hall e O Livro Negro - Hilary Mantel

Postby Cerridwen » 09 Sep 2013 17:33

O Livro Negro, de Hilary Mantel (n. 1952), romance que prolonga Wolf Hall, publicado em Portugal há três anos. Com estes dois livros, a autora conseguiu a proeza de vencer duas vezes seguidas o Man Booker Prize. De novo, o centro da intriga é Thomas Cromwell, chanceler da Universidade de Cambridge, secretário-mor de Henrique VIII e, na qualidade de procurador do monarca, chefe da Igreja de Inglaterra. O pano de fundo é o impasse dinástico e as razões da desgraça de Anne Boleyn, factos ainda hoje alvo de controvérsia. Mantel, que não é historiadora, soube apoiar-se nas mais diversas fontes, e tem a seu crédito uma escrita de primeira água, muitas vezes transfiguradora: «Quando Stephen entra numa sala, o mobiliário encolhe-se a fugir dele. As cadeiras recuam a correr. Os bancos agacham-se, achatados como cadelas a urinar. As figuras de lã bíblicas nas tapeçarias do Rei levantam as mãos para tapar os ouvidos.» Notável.
- Eduardo Pitta, no seu blogue Da Literatura

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Re: Wolf Hall e O Livro Negro - Hilary Mantel

Postby Cerridwen » 16 Sep 2013 17:29



Return to “Autores K - O”




  Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron