Kanikosen- O Navio Dos Homens, de Takiji Kobayashi

Sharky
Edição Única

Kanikosen- O Navio Dos Homens, de Takiji Kobayashi

Postby Sharky » 18 Aug 2011 18:47

Image

Kanikosen – O Navio dos Homens é um clássico da literatura japonesa. Foi publicado pela primeira vez em 1929 .
ISBN 978-989-8452-02-3

Opinião:

A história fala-nos de um grupo de marinheiros que trabalham num navio pesqueiro, existem camponeses pobres e universitários. As condições de trabalho são irreais e levadas ao extremo. Esta gente tem a vida dificultada desde o início, o patrão deles usa e abusa dando-lhes castigos brutais, caso não cumpram, morrem ou suicidam-se antes, não podem parar.
Mas a esperança começa a surgir para estes trabalhadores, uma revolta, um motim? É aí que a história começa a ganhar uma visão positiva, diria mesmo, um alívio para o leitor.
Alívio porquê?
Existem momentos que são muito difíceis de digerir, dei por mim a reler uma parte que se passa durante a noite, nem sequer me estava a aperceber do que estava a acontecer. Momentos rápidos de sufoco psicológico.

Mas neste livro nem tudo é sofrimento, temos os diálogos dos trabalhadores, a sua camaradagem, os momentos de divertimento limitado entre eles que nos deixam com um sorriso, portanto nem tudo está perdido.
Existe equilíbrio na história para não ser mais do mesmo, está muito bem escrito, transmite na perfeição aquilo que o autor nos quer mostrar e fazer-nos sentir.

Foi uma boa surpresa e garanto que vale a pena ler. Nota 10/10 :rolleyes:

João Arctico
Dicionário

Re: Kanikosen- O Navio Dos Homens, de Takiji Kobayashi

Postby João Arctico » 06 Sep 2011 21:56

Fiquei muito curioso. Boa dica, Sharky :tu:
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Sharky
Edição Única

Re: Kanikosen- O Navio Dos Homens, de Takiji Kobayashi

Postby Sharky » 06 Sep 2011 21:59

Até agora, foi o melhor livro que li este ano :tu:

Return to “Autores K - O”