Crónicas de Gelo e Fogo - George R. R. Martin

User avatar
Thanatos
Edição Única
Posts: 13870
Joined: 31 Dec 2004 22:36
Contact:

Crónicas de Gelo e Fogo - George R. R. Martin

Postby Thanatos » 14 Mar 2005 20:52

A Game of Thrones, George R.R. Martin (Bantam Spectra 0-553-10354-7, $26,95, 697 págs., capa dura) Setembro 1996, Capa de Stephen Youll

Numa altura em que o género literário da fantasia sente um renascimento muito por arrastamento do estrondoso sucesso da trilogia de filmes adaptada do romance O Senhor dos Anéis de J.R.R. Tolkien, nada como falar duma série que tem conquistado fãs desde que surgiu em 1996, que tem suscitados debates intensos e, inevitavelmente, uma série de merchandising à volta do culto alimentado pelos fãs.
Trata-se da saga A Song of Ice and Fire que até à data tem publicados três volumes: A Game of Thrones, A Clash of Kings e A Storm of Swords. O quarto volume está anunciado com o título A Feast for Crows. Nesta opinião debruçar-me-ei sobre o primeiro volume.

Se mais fama não tivesse alcançado George R.R. Martin seria para sempre lembrado como o autor do extraordinário conto Sandkings, da novela The Armageddon Rag e por ter sido o produtor e autor de alguns episódios da série televisiva Beauty and the Beast.

No entanto este escritor já com créditos firmados aos 48 anos decide não repousar sobre os louros e cria uma saga de Fantasia Épica que iria rivalizar com a multidão de clones mais ou menos disfarçados do «modelo» devisado por Tolkien nos anos 60 que enchem as prateleiras das livrarias um pouco por todo o mundo. Aliado ao seu extraordinário sentido de ritmo e descrição está um gosto e conhecimento evidentes por tudo o que é armamento e modo de vida do período histórico medieval europeu, e que em muito serviu para «colorir» esta saga de pequenos pormenores que ajudam a criar um mundo verosímil e um pano de fundo pelo qual, mesmo o leitor menos habituado aos tropos da Fantasia Épica, pode sentir empatia.

No primeiro volume da saga, A Game of Thrones, que em Portugal foi publicado pela metade pela editora Entre Letras, com o título A Muralha, Martin usa uma técnica de narrativa pela perspectiva de vista das personagens, alternando de ponto de vista entre oito personagens, que nos apresentam as várias famílias que compõem a teia de relações interpessoais, de amizade, amor, ódio e indiferença forjadas numa guerra que usurpou o trono aos Lordes dos Dragões.

Há muito tempo atrás, num tempo há muito esquecido, um evento desequilibrou as estações. Numa terra onde os Verões podem durar décadas e os Invernos vidas inteiras, os problemas estão sempre presentes. Forças sinistras amalgamam-se no Norte para lá da Muralha e no Sul os poderes do rei estão em declínio após a morte do seu conselheiro. No centro deste conflito está a família Stark de Winterfell. Lorde Eddard Stark é chamado a servir o rei, e relutantemente aceita embora saiba que isso irá dividir o seu condado, a sua família e talvez o próprio reino. Entretanto um pretendente ao trono no exílio oferece a irmã em casamento a um lorde da guerra para que este lhe forneça um exército capaz de repô-lo no trono usurpado mal imaginando que as suas constante ameaças de «acordar o Dragão» podem bem vir a tornar-se realidade.

Mesmo dez anos após o seu último romance, George Martin não perdeu o cunho especial de desfiar uma história repleta de voltas e reviravoltas, mantendo o suspense a níveis quase intoleráveis. E cedo o leitor se apercebe que toda e qualquer personagem neste romance pode a qualquer momento morrer, preferencialmente de uma forma violenta e inesperada, sendo que Martin nos agarra pelo colarinho e não nos deixa respirar até aos exaustivos capítulos finais onde a trama não se desenrola, mas antes se precipita como uma avalanche de neve vinda do alto duma montanha tenebrosa.

Todo o romance está repleto de personagens memoráveis, desde o bastardo Jon Snow, filho de Lorde Eddard, que aceita o negro da Guarda da Muralha para fugir a uma vida de Corte onde nunca haveria lugar para ele, passando pelos seus meios-irmãos, Bran, Robb e a irmã favorita, Arya que só quer fugir às obrigações duma Dama da Corte. Catelyn, esposa de Ned, é a figura feminina sólida e temível que é capaz de percorrer os reinos de norte a sul para descobrir os culpados da desgraça que se abate sobre um dos seus filhos, mesmo que para tal ponha em perigo a sua própria vida. E por detrás de todos está a temível família Lannister, dona de tesouros incontáveis e cheia de ambições ao trono. E quando Robert, o rei, morre em circunstâncias suspeitas parece que Cersei Lannister, a viúva, está a um passo de concretizar essas ambições.

É num ambiente medieval retirado duma certa imagem da Europa da Idade Média que toda a intriga se desenvolve apenas aqui e ali polvilhada com pequenos apontamentos de fantasia pelo que os mais impacientes ou habituados a romances de fantástico onde logo ao início temos descrições de batalhas gargantuescas entre Ogres e Dragões e Cavaleiros ajudados por arqueiros Elfos poderão pensar ter-se enganado e estarem a ler um romance histórico alternativo. A paciência neste caso será bem recompensada.

Num romance deste tamanho e complexidade seria difícil manter o mesmo nível ao longo da totalidade das páginas pelo que, por vezes, uma certa sensação de que o escritor está deliberadamente a prolongar a narrativa para provocar maior suspense passa para o leitor, impaciente por saber mais do que sucedeu àquela personagem que deixou lá para trás, à uns cinco ou seis capítulos. Como qualquer bom romance o leitor depressa sentirá afinidade por esta ou aquela personagem e será muito difícil passar capítulos sem saber o que lhe está a acontecer. Novamente a paciência será bem recompensada.

Além disso a quantidade de informação sobre tramas e sub-tramas, nomes, locais, acontecimentos, laços familiares e outros é tão grande que o leitor por vezes dispersa-se e perde-se pelo que o uso do apêndice com informação sobre as principais casas e a consulta amiúde dos mapas é quase obrigatório. Uma nota final para os saltos temporais bruscos que servem para criar no leitor uma sensação de que algo aconteceu sem ele estar atento. É um bom mecanismo de escrita quando usado com parcimónia e sendo Martin o escritor de craveira que é, esse mecanismo é aqui usado com total segurança resultando numa fluidez de génio.

Se problemas eu tivesse de apontar a este romance seria uma certa tendência para descrever o desnecessário em detrimento do estritamente necessário, além dos volte-face narrativos mais adequados à linguagem televisiva do que literária. Mas tal é decerto um defeito profissional criado por mais de dez anos a trabalhar em televisão e sem dúvida os romances posteriores são menos agrilhoados por essa tendência. Se este romance tivesse tido um «emagrecimento» editorial estaríamos perante uma obra-prima. Assim como está fica-se pelo excelente.

****/*****
Links:
Site do autor: <a href='http://www.georgerrmartin.com/' target='_blank'>http://www.georgerrmartin.com/</a>
Site da editora: <a href='http://www.randomhouse.com/bantamdell/index.html' target='_blank'>http://www.randomhouse.com/bantamdell/index.html</a>
Site dedicado à série: <a href='http://www.westeros.org/' target='_blank'>http://www.westeros.org/</a>
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

User avatar
acrisalves
Edição Única
Posts: 3490
Joined: 29 Dec 2004 13:53
Location: In a florest mist
Contact:

Re: Crónicas de Gelo e Fogo

Postby acrisalves » 15 Mar 2005 00:49

Aqui está uma saga que está há muito na minha lista de compras obrigatórias de tanto ouvir falar bem...

Boas Leituras... já agora - o que achaste dos restantes volumes? estão ao nível do primeiro?

User avatar
Thanatos
Edição Única
Posts: 13870
Joined: 31 Dec 2004 22:36
Contact:

Re: Crónicas de Gelo e Fogo

Postby Thanatos » 15 Mar 2005 08:22

Nuns aspectos estão melhores. A acção surge menos «empastelada» com o «enche-chouriço» do primeiro volume. Por outro lado usa a mesma técnica de POV entre personagens só que começa a meter mais gente ao barulho ao ponto tal que parece que até o moço da estrebaria tem algo a dizer na saga. Mas o interesse pelo que vai suceder nos posteriores volumes intensifica-se. A devido tempo colocarei as opiniões mais alargadas sobre os outros dois volumes.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

canochinha
Livro de Bolso
Posts: 209
Joined: 09 Jan 2007 15:17
Location: Lisboa
Contact:

Re: Crónicas de Gelo e Fogo

Postby canochinha » 14 Jun 2007 18:47

Desculpem desenterrar um tópico tão antigo, mas... A editora Saída de Emergência vai editar este livro em português no próximo dia 19 de Setembro, bem como a restante saga "A Song of Ice and Fire".

Podem ver a notícia aqui.
<a href="http://estante-de-livros.blogspot.com/" target="_blank">Estante de Livros</a>

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Re: Crónicas de Gelo e Fogo

Postby Cerridwen » 13 Aug 2007 18:25

A Guerra dos Tronos
George R. R. Martin


Image

Editor: Saida de Emergência
Colecção: Bang!
ISBN: 9789896370107
Género: Literatura Fantástica
Lançamento: 19 de Setembro de 2007
O primeiro volume de As Crónicas de Gelo e Fogo

Sinopse: «Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.

Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga. Entre eles estão o anão Tyrion, a ovelha negra do clã Lannister; John Snow, um bastardo de Eddard Stark que, ao ser rejeitado pela madrasta, decide juntar-se à Patrulha da Noite, uma legião encarregue de guardar uma imensa muralha de gelo a norte, para lá da qual cresce uma assustadora ameaça sobrenatural ao reino. E ainda a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert Baratheon, que pretende ressuscitar os dragões do passado e, com eles, recuperar o trono, custe o que custar.»

"George R. R. Martin apresenta um mundo vibrante e real, personagens soberbamente construídas, enredos complexos mas coerentes, descrições de cortar a respiração e uma prosa muito acima daquilo a que o género nos habituou." - Amazon.com

"Martin tem a capacidade de nos arrebatar de uma forma que os outros autores de fantasia não conseguem, talvez porque também não tenham a sua capacidade para desenvolver personagens. Seja nas sangrentas cenas de batalhas ou nos retratos íntimos dos laços familiares, A Guerra dos Tronos possui uma força crua e emocional que não nos deixa indiferentes. Martin também dispensa todos os clichés tolkianos, como elfos, espadas mágicas e dark lords, focando-se antes em pessoas reais e apenas sugerindo o sobrenatural. Acredite: A Guerra dos Tronos é a mais importante obra de fantasia desde que Bilbo encontrou o Anel." -SF Reviews.net

"A Guerra dos Tronos é a obra-prima da fantasia moderna e reúne o que de melhor o género tem para oferecer: magia, mistério, intriga, romance e aventura." -Locus

A Guerra dos Tronos - Crítica de Thomas M. Wagner

A Guerra dos Tronos - Crítica de James Seidman

User avatar
Thanatos
Edição Única
Posts: 13870
Joined: 31 Dec 2004 22:36
Contact:

Re: Crónicas de Gelo e Fogo

Postby Thanatos » 13 Aug 2007 20:05

Pelo menos tem a capa "original" da primeira edição da Bantam (que por acaso também tenho :tongue:) com a evocativa ilustração do Stephen Youll e traduziram bem o título ao contrário da arrepiante edição anterior com o título A Muralha e uma capa que não lembrava o Diabo.

Curioso que ainda ontem postava sobre esta série no tópico do que se anda a ler. O mundo é feito de sincronicidades.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Tzimbi
Livro Raro
Posts: 1604
Joined: 11 May 2007 23:24
Location: Lisboa
Contact:

Re: Crónicas de Gelo e Fogo

Postby Tzimbi » 14 Aug 2007 13:12

Alguém me sabe dizer quem traduziu? E é mesmo uma nova tradução ou é "A Muralha" (editora Entre Letras) com uma nova capa?

S.

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Re: Crónicas de Gelo e Fogo

Postby Cerridwen » 14 Aug 2007 15:22

A tradução é de Jorge Candeias.

Está disponível para leitura um excerto da obra: http://www.saidadeemergencia.com/uploads/b...RADOSTRONOS.pdf

User avatar
Thanatos
Edição Única
Posts: 13870
Joined: 31 Dec 2004 22:36
Contact:

Re: Crónicas de Gelo e Fogo

Postby Thanatos » 14 Aug 2007 16:15

O Jorge Candeias, embora seja o meu inimigo de estimação e IHMO o ser mais irascível à face do Algarve, é um competente tradutor que foi também responsável pela tradução de, entre outros, os contos de Conan, sendo capaz de obra bem asseada.

E o castigo de ter feito esta tradução é o facto dele abertamente odiar fantasia épica. :devil2:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

User avatar
acrisalves
Edição Única
Posts: 3490
Joined: 29 Dec 2004 13:53
Location: In a florest mist
Contact:

Re: Crónicas de Gelo e Fogo

Postby acrisalves » 17 Sep 2007 21:13

Daenerys, A Mãe dos Dragões
Esta é a história de Daenerys, a última descendente da dinastia Targaryen, antigos senhores dos Sete Reinos. Exilada pelo Usurpador, Daenerys terá que crescer mais depressa do que seria normal para uma menina da sua idade. E em vez do luxo destinado aos senhores dos Sete Reinos, terá que experimentar as agruras da fuga, da carência, das tentativas de assassinato, do casamento forçado...

Daenerys, A Mãe dos Dragões é uma colectânea dos capítulos dedicados a esta personagem, presentes em A Guerra dos Tronos, a mais fantástica, elogiada, premiada e vendida série de fantasia da actualidade.

Download gratuito do ebook no site da editora

canochinha
Livro de Bolso
Posts: 209
Joined: 09 Jan 2007 15:17
Location: Lisboa
Contact:

Re: Crónicas de Gelo e Fogo

Postby canochinha » 19 Sep 2007 10:41

Parece que a Saída de Emergência oferece uma cópia grátis de "A Guerra dos Tronos" a quem comprar um exemplar... Portanto, para quem quiser comprar, arranje um amigo e comprem a meias :wink:

http://www.saidadeemergencia.com/index.php...p;article_id=65
<a href="http://estante-de-livros.blogspot.com/" target="_blank">Estante de Livros</a>

User avatar
Samwise
Realizador
Posts: 14973
Joined: 29 Dec 2004 11:46
Location: Monument Valley
Contact:

Re: Crónicas de Gelo e Fogo

Postby Samwise » 24 Sep 2007 17:31

Andam (a Saida de Emergência anda) a distribuir exemplares do primeiro capítulo do primeiro volume de "A Guerra dos Tronos" na estações de comboio da linha de Sintra.

Será que as vendas andam em baixo?

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

User avatar
Thanatos
Edição Única
Posts: 13870
Joined: 31 Dec 2004 22:36
Contact:

Re: Crónicas de Gelo e Fogo

Postby Thanatos » 24 Sep 2007 18:20

Penso que não. É uma forte aposta da editora para tornar o autor conhecido por cá. Visto que compraram os direitos todos da série é uma aposta de risco.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

User avatar
acrisalves
Edição Única
Posts: 3490
Joined: 29 Dec 2004 13:53
Location: In a florest mist
Contact:

Re: Crónicas de Gelo e Fogo

Postby acrisalves » 24 Sep 2007 19:18

Damn... tenho de apanhar o comboio.... (já que tenho a versao inglesa, e nao penso comprar a pt)

User avatar
Samwise
Realizador
Posts: 14973
Joined: 29 Dec 2004 11:46
Location: Monument Valley
Contact:

Re: Crónicas de Gelo e Fogo

Postby Samwise » 24 Sep 2007 20:09

Acrisalves,

Aquilo é mesmo só um capítulo...
Sempre podes aproveitar a viagem para veres o Tejo e tal, mas, para ires buscar o exemplar, acho que não vale a pena.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -


Return to “Autores K - O”




  Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests

cron