Crónicas de Gelo e Fogo - George R. R. Martin

shadow_phoenix
Dicionário

Re: Crónicas de Gelo e Fogo - George R. R. Martin

Postby shadow_phoenix » 22 Jul 2012 13:25

Esta é a segunda da época de uma das séries de televisão mais antecipadas de todos os tempos e, no geral, não decepciona. Valores de produção elevadíssimos, prestações memoráveis, efeitos especiais de fazer arregalar os olhos, escrita competente, cenários belíssimos e um final de época que, não sendo particularmente original, nos deixa ansiosos pela terceira época. A série entusiasma e transporta-nos eficazmente para o mundo de fantasia onde a acção decorre.

Infelizmente, os problemas de adaptação já presentes na primeira época são agora muito mais evidentes.

Por um lado, e especialmente nos primeiros episódios, o ritmo da história é lento ao ponto de se tornar inadmissível numa série de televisão. Não são raros os episódios em que temos mais de uma mão cheia de pontos de vista e em que a história, no geral, avança menos de um milímetro.

Por outro, temos várias personagens que precisavam de mais tempo de ecrã. Como podemos, por exemplo, sentir algum impacto emocional com a morte de Renly Baratheon se, durante toda a série, só o vimos durante pouco mais de vinte minutos? Como podemos simpatizar com a rainha Cersei quando a sua filha é levada para Dorne se só de passagem nos é mostrado que o Joffrey tem irmãos?

Muitos de vocês estarão agora a perguntar-se como é possível resolver ambos os problemas, como se pode explorar mais a fundo as personagens e dar-lhes mais tempo de ecrã e, ao mesmo tempo, melhorar o ritmo da história. Na minha opinião, não é possível, não numa série de televisão, e é esse o cerne da questão. Esta é uma história que funciona incrivelmente bem em livro, mas transportá-la para o ecrã eficazmente e sem falhas é uma tarefa simplesmente impossível.

Não se trata aqui do mero e usual queixume de "o livro é melhor que o filme/série", até porque é uma discussão que abomino. Tento apenas fazer a observação de que certas histórias, e a forma como são contadas, estão indissociavelmente ligadas ao meio em que foram originalmente criadas. Como eu disse na opinião que escrevi sobre a primeira época, esta série revela-nos o valor da literatura e como esta não pode ser substituída, pois por muito boa que "A Guerra dos Tronos" da HBO seja, não consegue rivalizar com os livros de George Martin simplesmente porque a televisão não é o meio mais adequado para contar a história.

Não me interpretem mal. Eu adorei a série (caso contrário não teria perdido tempo a vê-la até ao fim e muito menos a escrever aqui sobre ela) e os dvds da primeira época já vêm a caminho. Também não acho que seja uma má série (se bem que, devido aos problemas descritos acima, fica algo aquém de algumas das outras produções da HBO). Nem sequer sou capaz de dizer que é uma má adaptação. Quanto mais penso no assunto, acho que a melhor adaptação possível (ou perto disso). Mas o melhor possível não é suficiente. A série é uma sombra dos romances e nunca poderia ser mais do que isso.

Publicado originalmente no meu blogue.

hummingbird
Brochura

Postby hummingbird » 31 Jul 2012 22:23

Anibunny wrote:ui sim :) Vai ver spoilers XD Foi o que fiz, um dia estive a ver spoilers na wiki e meh dos que eu gosto estão todos vivos e os que eu achava meh estão mortos! :ph34r:

A Wikipédia sempre a salvar os curiosos em apuros! eheh Acho que mais tarde vou ter mesmo de recorrer aos spoilers para fechar o capítulo e a história na minha cabeça, mas para já ainda estou em pausa de GoT... o raio do 4º livro afectou-me mesmo!! lol

shadow_phoenix wrote:Por outro, temos várias personagens que precisavam de mais tempo de ecrã. Como podemos, por exemplo, sentir algum impacto emocional com a morte de Renly Baratheon se, durante toda a série, só o vimos durante pouco mais de vinte minutos? Como podemos simpatizar com a rainha Cersei quando a sua filha é levada para Dorne se só de passagem nos é mostrado que o Joffrey tem irmãos?

Pois, é sempre muito complicado adaptar as histórias para o ecrã, mas à partida será mais fácil fazê-lo através de uma série, porque há mais tempo para contar a história... mas claro que isso acaba por não ser uma grande vantagem quando falamos num colosso como é GoT!

Só vi a 1ª temporada e, apesar de ter gostado e de achar que estava muito bem, já senti algumas das dúvidas que referes em relação à 2ª temporada. I.e., como é que quem não leu o livro percebe esta passagem? Como é que percebe a tensão entre as personagens x e y se não houve aquele diálogo xpto, etc... Mas isto é algo inerente a qualquer produção deste tipo!

Não sei se chegaste a falar com pessoas que tivessem visto a série, mas não tivessem lido os livros... Eu fiz isso e achei curioso, porque, mesmo não tendo lido os livros, as pessoas foram capazes de identificar as passagens mais problemáticas ou menos bem explicadas e até de perceber quais eram as personagens que no livro têm um papel mais ou menos relevante a certa altura, mas que na série são quase só figurantes!

Onde eu quero chegar com isto é que, às vezes, as produções acabam por parecer piores a quem tem mais informação (neste caso, a quem leu os livros) do que aquilo que são para as pessoas com menos informação acerca delas...

Daí, eu vejo a série como uma cena paralela aos livros e não como algo que vem ilustrar ou completar os livros!
"We all have such fateful objects - it may be a recurrent landscape in one case, a number in another - carefully chosen by the gods to attract events of special significance for us: here shall John always stumble; there shall Jane's heart always break."

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 26 Oct 2012 11:47

Vão ser lançados os mapas oficiais de Westeros: http://io9.com/5954289/at-last-official-maps-of-george-rr-martins-lands-from-westeros-to-qarth

O texto tem também ligações para mapas feitos por fãs da série.

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 11 Jan 2013 17:47

George R. R. Martin, disponibilizou no seu site oficial um excerto do próximo livro da saga, The Winds of Winter: http://georgerrmartin.com/if-sample.html

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 11 Jan 2013 19:18

Portanto a SdE já pode publicar um livro? :whistle:
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 12 Jan 2013 11:05

Bugman wrote:Portanto a SdE já pode publicar um livro? :whistle:

:rotfl:

urukai
Edição Única

Postby urukai » 04 Jun 2013 09:53

E as lágrimas pelo Red Wedding!!!

Ahahahahha!

O que me ri com as reacções. (por acaso vi ontem a cena e o ambiente é de cortar à faca)

Que génio o George Martin para conseguir retirar estes sentimentos dos espectadores que se afligem mais com isto que com a vida real!

Sofiushka
Edição Limitada

Postby Sofiushka » 04 Jun 2013 10:14

Anda pelo YT uma compilação de filmagens de pessoal a ver o episódio. É cómico de ver as reacções de quem não leu os livros e apanha com aquilo de chofre, enquanto os que já estavam à espera nem pestanejam :rotfl:

urukai
Edição Única

Postby urukai » 04 Jun 2013 10:18

Sim,

também vi isso... :twisted:

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 04 Jun 2013 12:17

Foi um choque. Não estava nada à espera. :rolleyes:

Acho que depois do choque que foi o Ned, para mim, a partir daí foi sempre o vale-tudo.

E estou para ver as reações à Catelyn... :devil:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Bubbles
Livro Raro

Postby Bubbles » 04 Jun 2013 17:55

O meu facebook explodiu com comentarios ao episodio, foi hilariante :mrgreen: Sim malta, isto e GRRM no seu melhor! Ainda vamos ver mais uns momentos WTF, especialmente na proxima temporada, se eles decidirem fazer a segunda parte do Storm of Swords, mas o Red Wedding foi, para mim, o momento mais chocante ate agora na saga.

E mesmo sabendo o que ia acontecer nao deixou de ser um uma cena brutal, muito bem conseguida. E com um bocadinho de drama extra relativamente ao original, com uma morte extra.
"Não sou obrigada a jurar obediência às palavras de qualquer mestre" Horácio
"Um coração saudável tem um comportamento caótico"
Joana Augusto's Flick Photostream *** The Ground Beneath My Feet

urukai
Edição Única

Postby urukai » 04 Jun 2013 20:26

O mais chocante sem dúvida. Mas o mais decepcionante e revoltante não.

Esse para mim foi
Spoiler! :
a morte do Tywin e Joffrey. Rápidas demais. Queria que eles tivessem sofrido e sentido derrota e humilhação.

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 05 Jun 2013 01:01

Eu só curti a cara do meu homem: "... a sério?.... ele morre?" E eu toda contente a bater palminhas e a dizer
Spoiler! :
they're all gonna die
:twisted: Mal ele sabe da missa a metade.

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 05 Jun 2013 08:08

Anibunny wrote:(...) Mal ele sabe da missa a metade.

Quando a série chegar ao último livro publicado e o Martins ainda andar a engonhar, é que se vão ver caras de surpresa :P
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

urukai
Edição Única

Postby urukai » 05 Jun 2013 09:21

Não acho que ele esteja a engonhar mt.

Admito que na parte da Daenerys as coisas pudessem ter andado um pouco mais rápido mas como disse na minha review ao Dance of Dragons, prefiro assim que tudo a correr e pontas soltas.

Return to “Autores K - O”