Crónicas de Gelo e Fogo - George R. R. Martin

pco69
Cópia & Cola

Re: Crónicas de Gelo e Fogo - George R. R. Martin

Postby pco69 » 08 May 2012 13:59

It's been suggested that I didn't read enough of Martin to judge him, but if the first thousand pages aren't good, I don't expect the next thousand will be different. If you combine the three Del Ray collections of Conan The Barbarian stories, you get 1,263 pages (including introductions, end notes, and variant scripts). If you take Martin's first two books in this series, you get 1,504 pages. Already, less than halfway through the series, he's written more than Howard's entire Conan output, and all I can do is ask myself: what does he do with this extra length?

:rotfl:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Rui Ramos
Dicionário

Postby Rui Ramos » 08 May 2012 16:07

Antes de mais deixem-me esclarecer que apenas lancei o debate sem expressar a minha opinião sobre o assunto. Uma vez que nunca li As crónicas, não posso debitar sobre o assunto, mas as opiniões que partilhei levantam questões interessantes. Mostram um desagrado contra uma nova tendência, contra as novas regras do jogo.

urukai wrote:Acho que há espaço para ambas as vertentes...

Totalmente de acordo. :tu:

urukai wrote: Para quê escrever sobre seres humanos se não são seres humanos que estão a ser escritos.

Aqui encontro pano para mangas para conversar, pois a minha visão da humanidade não é assim tão formatada. Aborrece-me ver tanta gente acreditar no cliché "somos todos tonalidades de cinza e não preto e branco".

Ora ora!

A televisão e a foto a preto e branco já eram! Estamos na era do digital!!! O pixel veio trazer cor ao Mundo. Somos coloridos como o arco-íris!

Essa lenga-lenga dos "tons de cinza" não passa de um chavão para justificar uma tendência ficcional, um outro tipo de fantasias, contudo continua longe da tão aclamada realidade/humanidade.

urukai wrote:Para isso que se escreva sobre aliens que são muito bonzinhos e fazem sempre o correcto e nunca têm dilemas morais.

Se reparares não é isso que o homem defende na sua crítica. Ele defende que homens normais com os defeitos do costume, devam aspirar a ser melhores e não continuem a ser uns meros sacanas egoístas com sorte.

urukai wrote:A magia do George Martin é o facto de ele colocar pessoas como nós (como eu, como tu, como ele) num setting de fantasia.

Mais uma vez relembro que não li as Crónicas, por isso, não posso pronunciar-me sobre isso mas já vi uns minutos de um episódio da série e posso dizer que as personagens que apareceram não passavam de caricaturas da realidade (ou melhor de uma perspectiva negativa da realidade). Posso ter tido azar e só ter apanhado um episódio com sacanas intriguistas com agendas secretas e homicidas. Até o cavalo ao fundo no cenário parecia urdir uma conspiração terrível contra o pobre do pagem que o segurava. ;)

Repara, não tenho nada contra a opção narrativa de Martin, se quer mostrar uma faceta negativa de realidade, tudo bem. Contudo, tenho reservas em considerar uma faceta como um todo.

Rui Ramos
Dicionário

Postby Rui Ramos » 08 May 2012 16:10

urukai wrote:Não existem paladinos, apenas existe nos livros/filmes e nossa imaginação e aí podem continuar a existir.

Isso é o que nos fazem crer para não nos sentirmos mal ao fim do dia ;)

urukai
Edição Única

Postby urukai » 08 May 2012 16:16

Eu até acho que somos mais preto que branco e ainda não encontrei ninguém que me prove o contrário.

Nem mesmo as crianças.

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 08 May 2012 16:44

depende do que considerares preto e branco :D

estamos programados para fazer sempre coisas que achamos nos farão sentir melhor.
o que faz cada um de nós sentir-se melhor é que muda.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Rui Ramos
Dicionário

Postby Rui Ramos » 08 May 2012 16:57

Thanatos wrote:
Rui Ramos wrote:Hoje no blogue da Trëma Mag tropecei numa opinião que dá que pensar, sobre qual o rumo que a fantasia está a tomar neste início de século e muito por culpa do Martin e a sua visão do que deveria ser uma fantasia medieval:

Por culpa do Martin? Mas o tipo anda de pistola apontada à cabeça dos escritores-imitadores e dos decision makers nas editoras? Dessa não sabia eu.

Mania de cascar num gajo e no seu sucesso extrapolando para a generalidade. Se querem encontrar culpados então tentem perceber porque foi que o público abraçou os anti-heróis.

Thanatos wrote:
croquete wrote:
Thanatos wrote:Se querem encontrar culpados então tentem perceber porque foi que o público abraçou os anti-heróis.

Abraçar? :blink:

Eu cá de anti-herois não percebo muito, mas enquanto parte do público tenho cada vez mais afinidade mesmo pelos maus da fita.
Não por achar qualquer piada à decadência moral mas porque simplesmente têm tendência para serem mais humanos nas suas contradições que os heróis.

Era precisamente aí que eu queria chegar. Peço desculpa se o termo "abraçar" parece algo indevido. E "culpados" também devia ter levado aspas. Fica a correcção aqui. ;)

Se culpados te faz comichão substitui por responsável e na minha opinião não tem necessidade alguma de aspas, uma vez que todos somos responsáveis por aquilo que fazemos, dizemos/escrevemos ou defendemos.

Martin é responsável pelo que escreve e da forma como o faz. Se escreve bem e vai de encontro do que o público quer, é responsável pelo seu sucesso. A sua decisão de cortar com a linha Tolkien também não foi fruto do acaso.

Martin está para a fantasia como Alan Moore e Frank Miller estiveram para os super-heróis nos anos 80 com títulos como Watchmen e Dark Knigth Returns. Ambos foram responsáveis por uma renovação e um repensar do conceito super-herói. Estes seres bidimensionais, tornaram-se tão tridimensionais e complexos que chega a ser ridículo vê-los a falar como gente adulta mas vestidos de pijama para o carnaval... De aventuras emocionantes para entreter e com algum fundo moralista evoluíram para telenovelas dramáticas para adultos com contornos morais nebulosos.

As fantasias estão a passar pelo mesmo processo. Dos RPGs "chapa número 5" passaram para as telenovelas melodramáticas. Não critico, acho que a evolução é um processo natural. Também acho interessante que o fascínio do leitor se desviou do novo mundo encantadocriado pelo autor, para as personalidades das personagens.

Thanatos wrote:Alguém ainda acredita que é possível encontrar pessoas como o capitão América? Que nunca se enganam e raramente têm dúvidas? :devil:

Normalmente, quando encontramos pessoas dessas, não descansamos enquanto não encontramos um defeitozinho que seja para nos fazer sentir melhor na nossa imperfeição. Acho que é mais a nossa necessidade de acreditar que não há pessoas boas que nos impede de reconhecer que existe por aí gente fenomenal, digna de louvor. Mas estamos numa sociedade que mais depressa glorifica o chico esperto que não paga as multas, insulta os agentes da autoridade, passa os vermelhos todos e come as mulheres dos outros, do que o cromo que cumpre a lei, paga os impostos e se esfola todo para conseguir sustentar os filhos e dar-lhes uma boa educação (desses não reza a história, talvez a realidade seja demasiado secante :whistle: ).

Rui Ramos
Dicionário

Postby Rui Ramos » 08 May 2012 16:59

grayfox wrote:estamos programados para fazer sempre coisas que achamos nos farão sentir melhor.
o que faz cada um de nós sentir-se melhor é que muda.

agora disseste tudo. :tu:

Platão fala disso na República.

urukai
Edição Única

Postby urukai » 08 May 2012 17:18

Rui Ramos wrote:Normalmente, quando encontramos pessoas dessas, não descansamos enquanto não encontramos um defeitozinho que seja para nos fazer sentir melhor na nossa imperfeição. Acho que é mais a nossa necessidade de acreditar que não há pessoas boas que nos impede de reconhecer que existe por aí gente fenomenal, digna de louvor. Mas estamos numa sociedade que mais depressa glorifica o chico esperto que não paga as multas, insulta os agentes da autoridade, passa os vermelhos todos e come as mulheres dos outros, do que o cromo que cumpre a lei, paga os impostos e se esfola todo para conseguir sustentar os filhos e dar-lhes uma boa educação (desses não reza a história, talvez a realidade seja demasiado secante :whistle: ).

Mas esse cromo que cumpre a lei e paga os impostos tb tem uma mancha no CV. Todos temos o que vale é que tb somos capazes de praticar o bem e há quem o faça.

Quando estou com a neura não devia comentar. Aliás, nem me apetece escrever mas irritou-me tanto o post do outro sócio linkado lá no trema que tive de espingardar...

croquete
Edição Limitada

Postby croquete » 08 May 2012 18:07

Deixem os filhos e as crianças em paz por favor. Reclamar contra a sua inocência para mim é reclamar contra a sua própria natureza. :(

Quanto ao tema... ^_^

A arte deve ignorar os defeitos da sociedade e moralizar o público através de personagens sem defeitos?
Discordo.

A arte deverá espelhar a sociedade e, se possível apresentar as vantagens e desvantagens de caminhos diferentes.
Porquê?
Porque não existem pessoas boas e pessoas más, existem pessoas cinzentas capazes do melhor e do pior.

Rui Ramos wrote:Mas estamos numa sociedade que mais depressa glorifica o chico esperto que não paga as multas, insulta os agentes da autoridade, passa os vermelhos todos e come as mulheres dos outros, do que o cromo que cumpre a lei, paga os impostos e se esfola todo para conseguir sustentar os filhos

Para mim a Sociedade não são apenas os outros, e também, não apenas os que cumprem a lei, os que têm semáforos verdes, pagam os impostos e têm mulheres infiéis.

O herói plastificado, normalizado e puro deixa de fazer sentido, enquanto público quero personagens com as quais me possa identificar e é inútil chamarem as pessoas de estúpidas como incapazes de saber a diferença entre reconhecer, e glorificar o defeito.
:)

Rui Ramos
Dicionário

Postby Rui Ramos » 09 May 2012 01:55

urukai wrote:Quando estou com a neura não devia comentar. Aliás, nem me apetece escrever mas irritou-me tanto o post do outro sócio linkado lá no trema que tive de espingardar...

:D

É só uma opinião, nada de mais. O homem só expressou a sua preocupação quanto ao rumo que a fantasia está a levar. Não é motivo para ficar irritado. Afinal de contas, ninguém o conhece em comparação com o Martin.

As pessoas que se pronunciaram já deram a entender que o homem está sozinho (ou pouco acompanhado) no seu discurso.

Não acho que a fantasia deva ser sempre sobre o bem ou mal, sobre um herói puro e casto e um vilão malígno e tenebroso, como o autor da opinião defende. É demasiado limitativo e sem interesse.b

Deve haver espaço para tudo, contudo, a tendência seja para a uniformização e daqui a uns anitos, acredito que a fantasia sofra o mesmo destino dos super-heróis pós-Watchmen: tudo negro, tudo complexado e a magia e o encanto por explorar novos mundos é substituído pelo fascínio por actos extrema e desnecessariamente violentos descritos ao pormenor com requintes de malvadez em cenários copiados uns dos outros.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 09 May 2012 08:19

Rui Ramos wrote:
urukai wrote:Quando estou com a neura não devia comentar. Aliás, nem me apetece escrever mas irritou-me tanto o post do outro sócio linkado lá no trema que tive de espingardar...

:D

É só uma opinião, nada de mais. O homem só expressou a sua preocupação quanto ao rumo que a fantasia está a levar. Não é motivo para ficar irritado. Afinal de contas, ninguém o conhece em comparação com o Martin.

As pessoas que se pronunciaram já deram a entender que o homem está sozinho (ou pouco acompanhado) no seu discurso.

Não acho que a fantasia deva ser sempre sobre o bem ou mal, sobre um herói puro e casto e um vilão malígno e tenebroso, como o autor da opinião defende. É demasiado limitativo e sem interesse.b

Deve haver espaço para tudo, contudo, a tendência seja para a uniformização e daqui a uns anitos, acredito que a fantasia sofra o mesmo destino dos super-heróis pós-Watchmen: tudo negro, tudo complexado e a magia e o encanto por explorar novos mundos é substituído pelo fascínio por actos extrema e desnecessariamente violentos descritos ao pormenor com requintes de malvadez em cenários copiados uns dos outros.

Warhammer, rings a bell?

Claro que gente como o Cook já escreviam "Martin" antes de Martin mas isso são pormenores, depois vieram os Abercrombies deste mundo surfar na vaga. As personagens de Donaldson também são complexadas, algumas até são leprosas.

Vai sempre haver espaço para todos. Mas a mim parece-me que o mais indicado para ti sejam as sagas de Patricia McKillip, Marillier e Hobb.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 09 May 2012 11:32

Haverá sempre algo parecido ou imitações baratas do que já existe, a tendência para novas histórias/filmes está limitada porque já se inventou quase tudo, daí remakes, etc, não há quase nada de novo. A originalidade está a morrer aos poucos, pegam num pouco do que viram/leram/experiências/vivências do quotidiano, misturam tudo e faz-se algo, habituem-se...

Quando li o primeiro livro da saga em Pt da SDE fiquei um pouco desiludido, não sei se é das traduções, não curti muito. Acho que vou comprar em Inglês, pode ser que me cative mais.

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 09 May 2012 22:38

Essa lista estava boa até teres chegado à Hobb, T! :sick: Je ne sais pas, porque é que tantas pessoas dizem bem daquilo! "Quorrore" Não sei porquê mas prefiro a série aos livros. Cortam os fillers todo e é só o suminho. Isso não implica que eu não esteja a morrer para que a 2º season acabe para ler o 3º livro :(

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 09 May 2012 22:41

Anibunny wrote:Essa lista estava boa até teres chegado à Hobb, T! :sick: Je ne sais pas, porque é que tantas pessoas dizem bem daquilo! "Quorrore" Não sei porquê mas prefiro a série aos livros. Cortam os fillers todo e é só o suminho. Isso não implica que eu não esteja a morrer para que a 2º season acabe para ler o 3º livro :(

A Hobb já tem série de TV? :o

Erhmmm... já agora, a "lista" não era para ser boa... mas OK. :rolleyes:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

urukai
Edição Única

Postby urukai » 09 May 2012 22:47

A Ani está a falar de GoT.

Return to “Autores K - O”