Metamorfose - Franz Kafka

Thanatos
Edição Única

Re: A Metamorfose

Postby Thanatos » 03 Nov 2009 20:36

Pedro Farinha wrote:(...) Mas tenho a Metamorfose em casa, num daqueles dias em que estiver masoquista posso pegar nele e talvez me surpreenda.

Ora se já partes para a leitura/descoberta com uma predisposição antagónica, natural será que aches mesmo que é uma soda intragável. :dry:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Dandelion
Comic Book

Postby Dandelion » 03 Nov 2009 20:37

Pedro Farinha wrote:O Sam conseguiu-me dar a volta e por-me a ler Lobo Antunes e a apreciar, mas aí a minha resistência era em pegar num livro dele, quanto ao Kafka foi precisamente o contrário, fiquei desiludido foi quando li o Processo, antes até achava que seria um grande autor. Mas tenho a Metamorfose em casa, num daqueles dias em que estiver masoquista posso pegar nele e talvez me surpreenda.

O que é que te desagradou mais n'O Processo?

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 03 Nov 2009 20:46

Acho que o problema é que o Processo é um livro tão citado, tal como a expressão um processo kafkiano que eu tinha construído uma ilusão à volta dele, de um excelente livro, de uma referência.

Depois, ao lê-lo, achei o livro fraquinho, pouco imaginativo, com uma linguagem pobrezinha, enfim, não houve nada que me desagradasse profundamente achei é que era de uma banalidade atroz. Pode ser que, ao contrário do que disse o Thanatos, agora que a minha opinião é esta, a Metamorfose me surpreenda pela positiva. Mas duvido.

Dandelion
Comic Book

Postby Dandelion » 03 Nov 2009 22:29

Pedro Farinha wrote:Acho que o problema é que o Processo é um livro tão citado, tal como a expressão um processo kafkiano que eu tinha construído uma ilusão à volta dele, de um excelente livro, de uma referência.

Depois, ao lê-lo, achei o livro fraquinho, pouco imaginativo, com uma linguagem pobrezinha, enfim, não houve nada que me desagradasse profundamente achei é que era de uma banalidade atroz. Pode ser que, ao contrário do que disse o Thanatos, agora que a minha opinião é esta, a Metamorfose me surpreenda pela positiva. Mas duvido.

Eu concordo com o Thanatos- acho que o livro te vai surpreender pela positiva: os dois textos são profundamente trágicos, mas, enquanto que n'O Processo existe uma dose incrível de mistério e confusão (é disso que as pessoas mais se queixam, sem sequer porem a hipótese de ela ser propositada) e, portanto, uma propensão muito maior à subjectividade, n'A Metamorfose a narrativa é mais simples de seguir, pois é mais objectiva e o próprio tema é mais atractivo aos leitores em geral.
Tens de ter em conta que O Processo nunca foi acabado: o texto não foi depurado, contém algumas incoerências e, além disso, a própria estruturação da história ainda hoje é alvo de discussão.

leuqar
Encadernado a Couro

Postby leuqar » 03 Nov 2009 22:38

Pedro Farinha wrote:O problema é dar dinheiro por um livro do Kafka

:huh: :huh: Mas o livro é bom...eu só li este, mas dava 10€ por ele!
I love Geology...diamonds, emeralds, sapphires and rubies ;)

croquete
Edição Limitada

Postby croquete » 03 Nov 2009 23:01

Acho que se deve começar a ler Kafka pelo "Covil".
É sobre o medo no seu estado mais puro, e é espantoso como se pode escrever tanto sobre tão pouco.

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 04 Nov 2009 01:10

Pedro Farinha wrote:Depois, ao lê-lo, achei o livro fraquinho, pouco imaginativo, com uma linguagem pobrezinha, enfim, não houve nada que me desagradasse profundamente achei é que era de uma banalidade atroz. Pode ser que, ao contrário do que disse o Thanatos, agora que a minha opinião é esta, a Metamorfose me surpreenda pela positiva. Mas duvido.

Olha, já escrevi e apaguei não sei quantas vezes o meu comentário.
O disparate que escreveste ali em cima é tão grande que nem sei bem o que hei-de dizer. :dry:

Eu até compreendia que não gostasses d'O Processo, mas "livro fraquinho"? "linguagem pobrezinha"? Dois -inhos numa só frase sobre um livro de Kafka? :blink:

S.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 04 Nov 2009 01:23

Eu até compreendo o Pedro (pelo menos até à parte da "banalidade atroz", exclusive) quanto ao desagrado pela leitura d'O Processo: aquilo não é leitura para sonhadores. É antes uma corrente nos tornozelos e uma viagem alucinante, e alucinada, às masmorras da opressão da vida sobre o indivíduo. Para agravar, o facto de 90% do acontecimentos não fazerem sentido à luz da nossa mais evidente e depurada noção de realidade, faz da leitura da obra um processo semelhante à vivência de um pesadelo.

(por esta altura já não sei se estou a defender o Pedro ou o livro... :mrgreen4nw:)
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 04 Nov 2009 01:44

Pedro Farinha wrote:O problema é dar dinheiro por um livro do Kafka

... :mrgreen4nw: ...

" a metamorfose" ? ... li-o quando era adolescente ... e ... desde então que kafka se tornou um dos meus don't ( s) :thumbdown: ...

Eu fujo do Kafka a sete pés ... :ph34r:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 04 Nov 2009 10:45

MAGG wrote:Eu fujo do Kafka a sete pés ... :ph34r:

"Sete pés" é uma expressão engraçada para ser usada numa conversa sobre este livro. :rofl2:

Acho que vou seguir a sugestão do croquete e vou pegar n' O Covil assim que puder, embora, por impossibilidade do destino, este já não possa representar meu livro de estreia com o Kafka.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 04 Nov 2009 11:34

Para além dos perto de 60 minutos da minha vida que perdi a ler A Metamorfose, só dei prai 1€, com o Jornal de Notícias.
Mas como é que se justifica cobrar 10€ por um livro que não pagam direitos de autor, têm baixo custo com a tradução o papel e a impressão?
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 04 Nov 2009 12:15

grayfox wrote:Mas como é que se justifica cobrar 10€ por um livro que não pagam direitos de autor, têm baixo custo com a tradução o papel e a impressão?

Oh gray nota-se mesmo que não percebes nada disto - qual baixo custo? A capa é bordada em prata com pequenos diamantes à volta do escaravelho :whistling: E 10€ agora no mercado é tão baratinho - olha o Monte dos Vendavais que agora custa 16€... pois não há direitos de autor... mas há muito dinheirinho a ir para as editoras que são pobrezinhas (diziam que é para depois ter oportunidade para publicar autores portugueses - que se for como o "Memórias de um Vampiro" muito sinceramente - dispenso)

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 04 Nov 2009 12:35

grayfox wrote:Para além dos perto de 60 minutos da minha vida que perdi a ler A Metamorfose, só dei prai 1€, com o Jornal de Notícias.
Mas como é que se justifica cobrar 10€ por um livro que não pagam direitos de autor, têm baixo custo com a tradução o papel e a impressão?

Metade do preço vai para o prefácio. O tal que podes ler à borla no "excerto oferecido"... :devil2:

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 04 Nov 2009 15:09

Se a colecção é a mesma na qual eu comprei, não foi 1€ para o JN, mas sim para o DN. Como era de noite e estava cansado gastei perto de 180 minutos para o ler...
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Arsénio Mata
Livro Raro

Postby Arsénio Mata » 04 Nov 2009 21:27

O meu problema com este livro foi ir com demasiadas expectativas, devido ao que já tinha lido e o que já me tinham falado acerca dele. Quando acabei de ler o meu primeiro pensamento foi: "O Quê? É só isto?..."
Mas gostei do livro, achei-o bom e até comprei ontem "O Covil" e tenciono comprar "O Processo".
Only in the bloodline is this terror exposed
A knife to the eye of modern day times
Exactly what you've worked for.

A price for the pride
I can feel the distance coming
The holes in my lungs
Won't let me take this anymore.

http://umhomemsimpatico.tumblr.com/

Return to “Autores K - O”