The Dark Tower / A Torre Negra - Stephen King

Samwise
Realizador

The Dark Tower / A Torre Negra - Stephen King

Postby Samwise » 03 Jan 2005 13:12

Entre os géneros "Terror", "Sci-Fi" e "Fantasia", acabei por achar que era aqui que esta saga pertencia.

Ainda não li a colecção toda... vou no 5º volume de um conjunto de 7 livros.

Até aqui, o que posso dizer é que a seguir ao "Senhor dos Anéis", esta é a obra que mais gostei de ler até agora.

Afinal, o que é este "Dark Tower"???

Como o próprio Stephen King nos confidencia, na introdução do primeiro livro da série, o "Dark Tower" é uma confluência de várias referências e de vários géneros, numa tentativa para criar uma saga comparativamente semelhante ao próprio "Lord of The Rings".
King nunca escondeu o facto de ser um grande admirador da obra de Tolkien. Esta será porventura uma tentativa para lhe prestar homenagem.

Mas se o "Lord of the Rings" é uma referência importante para o "Dark Tower", então é apenas uma ... porque a lista é bem extensa... posso mencionar, por exemplo, algumas obras literárias (que visivelmente agradaram a King) e que servem de base para a construção deste enorme mosaico ("The wizard of Oz" e "Childe Roland" entre elas)...
Posso mencionar muitos dos seus próprios livros (com destaque para o "The Stand" e para o "Salem's Lot")...
Posso mencionar vários títulos cinematográficos, os "Western Spaghetti" de Sergio Leone e em particular a figura que Clint Eastwood tão bem interpretou....

King lançou o primeiro livro em 1982... demorou quase mais 20 anos até acabar a saga, com a edição do 7º livro em 2004.

Quanto à história... acho que não consigo sequer fazer um resumo... alguêm consegue resumir a história do "Senhor dos Anéis" em algumas palavras? Pois...
a sensação é semelhante. Um verdadeiro universo de personagens, locais e acontecimentos estende-se ao longo dos vários livros... e eu ainda vou a meio da coisa!

Apenas um conselho... comecem a ler... e por favor não se fiquem pelo primeiro volume. Achei a história estranhíssima... sem pés nem cabeça... coisa que só começa a fazer sentido lá mais para a frente. Trust Me!!!!

<a href='http://www.stephenking.com/DarkTower' target='_blank'>http://www.stephenking.com/DarkTower</a>

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

_[RM]_
Brochura

Re: A saga Dark Tower - Stephen King

Postby _[RM]_ » 03 Jan 2005 20:54

Esta saga existe em portugues?

Parece uma história brutal, estava muito entusiasmado para começar a le-la! :lol:

O site é igualmente espectacular! Valeu.. :)
<b>Disaster</b>

Green_Alien
Manifesto

Postby Green_Alien » 03 Jan 2005 21:02

_[RM]_ wrote: Esta saga existe em portugues?

Parece uma história brutal, estava muito entusiasmado para começar a le-la! :lol:

O site é igualmente espectacular! Valeu.. :)

Com grande pena minha, não!! :o :( :( :angry:

_[RM]_
Brochura

Postby _[RM]_ » 03 Jan 2005 23:18

Green_Alien wrote: Com grande pena minha, não!! :o :( :( :angry:

:( É realmente uma grande perda, estava cheio de vontade para me lançar nestes livros!

Agora que a saga está completa será que há alguma hipotese de vir a ser traduzida? Ou vai ser muito dificil? :o
<b>Disaster</b>

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 24 Jan 2005 22:12

[img]http://img.photobucket.com/albums/v240/Thanabur/darktower1.gif[/img]

Esta série de sete volumes é talvez a magnum opus de King, se bem que neste primeiro volume The Gunslinger tenha um início modesto. Resultado da recolha de cinco contos originalmente publicados na Magazine of Fantasy and Science Fiction, esta edição de 2003, vem ilustrada com as pranchas originais de Michael Whelan e foi revista e expandida pelo autor, incluindo uma nova introdução e prefácio.

Neste primeiro volume somos apresentados a Roland Deschain of Gilead, do In-World que persegue um enigmático antagonista pelas montanhas que separam o deserto do Oceano Ocidental. Numa estação de serviço encontra um rapaz solitário, Jake, vindo de um lugar estranho (Nova Iorque, por volta de 1977). Juntos são khef, ka, e ka-tet em perseguição do homem de preto e mais além está a Torre Negra.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 04 Feb 2005 13:38

Estou a meio do quinto livro - "The Wolves of the Calla"...

Como já referi... a acção está num momento particulamente descitivo e reflexivo, mas não perde o interesse de maneira alguma.

Acabei de ler uma parte que invoca outro livro do king (mais um). Entram em cena os "regulators", os "homens" de gabardine amarela que apareciam no livro "Hearts on Atlantis" (e acho que também devem ser figuras de relevo no "The Regulators"... mas isso só o Thanatos me pode confirmar).

Portanto... o mosaico cada vez se torna mais rico e complexo. Quantas referências a outros livos haverá que eu nem dou por elas???

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 04 Feb 2005 14:00

Para conhecer todas as ligações da saga nada como visitar o site: <a href='http://www.stephenking.com/DarkTower/' target='_blank'>http://www.stephenking.com/DarkTower/</a> tem lá um link especial para todas as ligações com outras obras do King.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 16 Feb 2005 12:53

Thanatos,

Não sei se já viste este outro site dedicado ao Dark Tower...

<a href='http://www.thedarktower.net/' target='_blank'>http://www.thedarktower.net/</a>

As conexões a outras obras do King estão sumarizadas neste link:

<a href='http://www.thedarktower.net/connections/index.php' target='_blank'>http://www.thedarktower.net/connections/index.php</a>

Deixo aqui uma imagem (muito interessante) publicada nessa página:

[img]http://www.thedarktower.net/connections/dtx.gif[/img]

Para minha desgraça vou ter que ler uma carrada de outros livros do King antes de entrar no 6º volume da colecção... :blink:
Não que eu não queira... mas quero tanto acabar o DT !!!!

Sam

ApoK
Enciclopédia

Postby ApoK » 16 Feb 2005 20:25

Estas relações entre os livros significam o quê? Existe algum tipo de interligação entre estas obras todas?

--- Edit ---

Sem contar que são todas do mesmo autor...
<b>"Deixem-me ouvir, uma vez mais, esses sons que foram, durante tanto tempo, a minha consolação e alegria."</b><br />W. A. Mozart - December 5th, 1791

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 17 Feb 2005 12:30

Digamos que... a obra "Dark Tower" é, entre outras coisas, um compêndio de quase tudo o que o King escreveu.
Desta forma a história abrange personagens, situações, lugares comuns e acontecimentos de outros livros seus. Por exemplo... uma persongem do livro "The Stand" aparece no quatro volume do Dark Tower. Outro exemplo... alguns mundos paralelos, existentes noutros livros do King, têm um contexto bem definido no universo "Dark Tower". Há uma imensidão de pequenos pormenores que constroem uma teia de referências cruzadas entre o "Dark Tower" outros livro dele.

Ainda que não seja essencial ter lido nenhuma outra coisa do King, é enriquecedor conhecer o que se "passa à volta". Dá para disfrutar melhor da leitura.

Na página de onde tirei esse mapa há uma explicação mais detalhada desta teia.

Agora que sei como o universo funciona... dificilmente começarei a ler o 6º volume sem antes ter lido as precedências que estão no esquema!

Sam

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 22 Feb 2005 11:12

ACABEI O QUINTO VOLUME ----- UFFFFF!!!

Não vou estar a entrar em grandes pormenores. O que posso dizer é que este é, a meu ver, o mais fraco que li até agora (dentro da colecção).
A maior parte da intriga do livro era dispensável face ao objectivo aparente da obra. Para além disso a chamada "palha" enche quase a primeira metade do livro (300 em 600 páginas ainda é um bom bocado). Se não estivéssemos familiarizados e habituados aos personagens, acho que a coisa se tornaria penosa...

Eis uma coleção que vale muito mais pelo seu todo do que pelas partes que a compõem. Gostei particularmente dos volumes 2, 3 e 4, enquanto que fiquei um bocado desiludido com o primeiro e este quinto.

Mas fiquei com uma bruta vontade em ler o 6º....

Sam

Classificação (do livro) - 7/10

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 17 Jun 2005 10:43

Eu cá, se fosse a ti, saltava já para a leitura do original.

Mesmo que o primeiro saia a curto prazo (o que me parece difícil), não estou a ver a editora a "despachar" os restantes volumes em pouco tempo. Dito de outra forma... arriscas-te a ficar pendurada com traduções que podem nunca chegar ao mercado.

Um exemplo concreto desta situação foi a tetralogia (hehehe) RAMA, do Arthur C. Clarke/Gentry Lee. Por cá a tradução só chegou aos dois primeiros volumes (salvo erro).

SamW

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 17 Jun 2005 11:15

Samwise wrote: Um exemplo concreto desta situação foi a tetralogia (hehehe) RAMA, do Arthur C. Clarke/Gentry Lee. Por cá a tradução só chegou aos dois primeiros volumes (salvo erro).

SamW

Isto dito assim de cabeça mas tenho a sensação que a Nébula da Europa-América tem a tetralogia toda traduzida.

Quanto à tradução de Dark Tower estou plenamente de acordo contigo SamW. A Dark Angel arrisca-se a ter de esperar por Godot... e era uma pena visto que é a magnum opus dele a todos os níveis.

Return to “Autores K - O”