The Dark Tower / A Torre Negra - Stephen King

Samwise
Realizador

Re: A saga Dark Tower - Stephen King

Postby Samwise » 15 Feb 2007 13:30

:ohmy: :ohmy: :ohmy: :ohmy: :ohmy:

"...the tube..." :biggrin:

Vamos lá ver no que isto dá... adaptações de King para a televisão.. ui, ui, mesmo tendo em conta os valores aparentemente envolvidos.

É engraçado ver como a wikipedia é utilizada até pelos meios de comunicação social como fonte de informação.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Agnor
Dicionário

Re: A saga Dark Tower - Stephen King

Postby Agnor » 15 Feb 2007 14:57

J.J. Abrams, Lost, Série de TV, Dark Tower?

Thumbs Up!

PS: Sou é contra uma mini-série... Algo mais longo (na linha dos 24 episódios) seria melhor... Até que estamos a falar de 7 livros enormes...

jeffer
Comic Book

A Torre Negra vol. 1: O Pistoleiro (The gunslinger)

Postby jeffer » 02 Apr 2007 04:09

[img]http://bp1.blogger.com/_roA2JflSbZY/RgwmpTP6rCI/AAAAAAAAADw/TyNvqoPgGOI/s320/pist.gif[/img]

Em todo início de saga praticamente segue-se a mesma receita de bolo: apresentam-se as personagens principais, resolvem-se alguns probleminhas iniciais da jornada e levantam-se vários mistérios a serem desvendados ao longo de cada volume. Não pode ser tão chato ao ponto de ninguém querer ler a sequência nem tão explícito que todos julguem que já sabem o final.

A Torre Negra é o universo paralelo criado por Stephen King, mestre do gênero terror. Primeiro da série de sete volumes, O Pistoleiro conta a história de Roland de Gilead, que é (dããr) um pistoleiro. O livro todo narra a perseguição de Roland ao Homem de Preto, um bruxo que poderá lhe levar à Torre Negra. Como o Homem de Preto fará isso não é mostrado, nem por que Roland quer chegar até a Torre, nem o que a Torre faz especificamente, somente cita-se que ela controla o espaço e o tempo. Fica no ar a impressão do início de uma ficção com viagens no tempo ou inter-dimensionais. Não sei se meu chute vira gol, mas quem já leu as sequências poderá dizer se estou mais para quente do que para frio em acertar o fio da meada.

Na perseguição, Roland se depara com algumas questões existenciais (comum a todo herói) e tenta resolvê-las recorrendo a flashbacks que revelam mais sobre sua personalidade. Várias figuras e lugares exóticos acompanham ou cruzam com o pistoleiro em sua perseguição, ora ajudando, ora atrapalhando. Entre estes estão fanáticos religiosos, um morto-vivo, um menino da Nova York de 1977, um fazendeiro solitário, um oráculo, um demônio e uma amante carente. Cada encontro acrescenta algo em Roland, seja interior ou exteriormente, assim como ocorre conosco: cada pessoa que entra em nossas vidas modifica algo em nós. Aprendemos até mesmo de nossos inimigos.

O universo criado por King remete a uma mistura de faroeste pós-apocalíptico com O Senhor dos Anéis com citações e personagens bíblicos. Esta mistura nos conduz a um lugar entre a realidade e a ilusão, o futuro e o presente, criações do autor e de outros escritores. Várias outras obras de King, mais famosas até, trazem referências à Torre Negra. Eu só li Insônia, mas percebi onde aparece a referência. Se a intenção do autor foi deixar pistas em cada obra sua para uma compreensão maior da saga, ele usou um artifício genial.

O livro é composto de 5 contos, escritos em anos diferentes a partir de 1978, mas em uma nota aos leitores, King revela que começou a escrevê-los bem antes, ainda em 1967, quando tinha apenas 19 anos. E o 19 acaba sendo um número mágico no livro. Algumas partes foram refeitas ou acrescentadas ao original para corrigir falhas e dar mais nexo sequencial à saga.

Só pude notar dois erros na história, que podem até ser propositais: Primeiro, fiquei curioso em saber em qual lugar o pistoleiro perde o seu chapéu, pois em um cenário (cidade de Trull) ele está com ele, e em outro (com Brown) não está mais. E segundo, a dona do saloon é chamada por dois nomes diferentes, dependendo dos contos, Allie ou Alice. Até pensei em erro de tradução, mas depois que vi os dois nomes sendo usados na mesma página, passei a desconfiar que o motivo não seria este.

Falando em tradução, este livro está melhor traduzido do que Insônia, pois não são usadas gírias antigas ou regionais díficeis de entender. Além disso, a capa e a impressão da obra como um todo são puro luxo, praticamente uma edição de colecionador. A editora caprichou.

Acredito que lerei o volume II este ano, mas já ouvi comentários que a coisa começa a pegar fogo lá pro volume III. Minha velocidade só dependerá das promoções e do tempo disponível. Caso você queira saber mais detalhes, a Objetiva disponibilizou um site exclusivo da série (<!--coloro:#6a9718--><!--/coloro-->www.torrenegra.com.br<!--colorc--><!--/colorc-->). Listo abaixo a relação dos títulos de A Torre Negra:

Volume I: O Pistoleiro (The Gunslinger)
Volume II: A Escolha dos Três (The Drawing of the Three)
Volume III: As Terras Devastadas (The Wastelands)
Volume IV: Mago e Vidro (Wizard and Glass)
Volume V: Lobos de Calla (Wolves of Calla)
Volume VI: Canção de Susannah (Song of Susannah)
Volume VII: A Torre Negra (The Dark Tower)

leitura em: Março 2007
título: O Pistoleiro - A Torre Negra vol. 1 (The gunslinger)
edição: 1ª, Objetiva (2004), 221 pgs

Fonte: Libru Lumen
<!--coloro:#006400--><span style="color:#006400"><!--/coloro-->...::: <a href="http://www.jefferson.blog.br" target="_blank">www.jefferson.blog.br</a> :::...<!--colorc--></span><!--/colorc-->

Samwise
Realizador

Re: A Torre Negra vol. 1: O Pistoleiro (The gunslinger)

Postby Samwise » 02 Apr 2007 13:14

Boa crítica, Jeff.

Alguns comentários:
j€ƒƒ€® wrote:Em todo início de saga praticamente segue-se a mesma receita de bolo: apresentam-se as personagens principais, resolvem-se alguns probleminhas iniciais da jornada e levantam-se vários mistérios a serem desvendados ao longo de cada volume. Não pode ser tão chato ao ponto de ninguém querer ler a sequência nem tão explícito que todos julguem que já sabem o final.

Se essa é a receita do bolo, então a daga Dark Tower é mais um sumo de laranja... :devil: Esqueça essas regras, que elas não se aplicam aqui. É continuar a ler para acreditar.

Fica no ar a impressão do início de uma ficção com viagens no tempo ou inter-dimensionais. Não sei se meu chute vira gol, mas quem já leu as sequências poderá dizer se estou mais para quente do que para frio em acertar o fio da meada.
Não confirmo nem desminto... :mrgreen4nw:

Eu só li Insônia, mas percebi onde aparece a referência. Se a intenção do autor foi deixar pistas em cada obra sua para uma compreensão maior da saga, ele usou um artifício genial.

Não é bem isso, mas anda lá perto - há muitos detalhes/pormenores/personagens que ficam no ar (sem destino aparente) nos livros de King e que ele vai aproveitar para "resolver" no Dark Tower. Isso e a habitual reunião de "universos" que King costuma citar de livro para livro.

Acredito que lerei o volume II este ano, mas já ouvi comentários que a coisa começa a pegar fogo lá pro volume III.

Não! É já no segundo volume que a coisa ganha freio.

Uma questão, Jeff: posso juntar este tópico ao que já existe cá no BBdE? ( http://www.bbde.org/index.php?showtopic=95 )

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Agnor
Dicionário

Postby Agnor » 02 Apr 2007 20:08

Oi, jeffer, não sei quanto a tua versão é diferente da minha (a minha, além de ser em Inglês, é a versão extendida, com muito mais informação, que vinha a colmatar falhas identificadas por King). A verdade é que foi um livro muito difícil de ler, pouco apelativo (a única coisa que me movia em frente era mesmo querer saber mais sobre a personagem).

O segundo livro é muito melhor, mais não digo, mas é onde a acção começa (o primeiro é apenas uma introdução, mesmo), sendo o 3º e o 4º quase impossíveis de parar de ler. Os outros não sei, que ainda não li. :lol2:

jeffer
Comic Book

Postby jeffer » 02 Apr 2007 20:52

Samwise wrote:Uma questão, Jeff: posso juntar este tópico ao que já existe cá no BBdE? ( http://www.bbde.org/index.php?showtopic=95 )

Sam

Sam,

pelo que pude perceber o tópico é para a saga toda, e o meu comentário é somente para o vol. 1. Como eu não quis misturar as coisas, nem descobrir sem querer algo antes de ler a sequência :smile:, imaginei que outros na mesma situação que a minha também gostariam de comentar especificamente sobre este volume.

Mas como sei que você é expert em DT, e como a sua visão é mais ampla que a minha, se vc acha que ficaria mais objetivo, então fique a vontade pra recolocá-la onde achar melhor.

Abraços.
<!--coloro:#006400--><span style="color:#006400"><!--/coloro-->...::: <a href="http://www.jefferson.blog.br" target="_blank">www.jefferson.blog.br</a> :::...<!--colorc--></span><!--/colorc-->

Agnor
Dicionário

Postby Agnor » 03 Apr 2007 12:07

JLC wrote:
Agnor wrote:Oi, jeffer, não sei quanto a tua versão é diferente da minha (a minha, além de ser em Inglês, é a versão extendida, com muito mais informação, que vinha a colmatar falhas identificadas por King). A verdade é que foi um livro muito difícil de ler, pouco apelativo (a única coisa que me movia em frente era mesmo querer saber mais sobre a personagem).

O segundo livro é muito melhor, mais não digo, mas é onde a acção começa (o primeiro é apenas uma introdução, mesmo), sendo o 3º e o 4º quase impossíveis de parar de ler. Os outros não sei, que ainda não li. :lol2:

Ora vou aproveitar para te fazer uma questão.... este foi o primeiro livro que li em ingles (excluindo comics), é possivelmente a mesma versao que tens.
Custou-me a ler, e não tendo grandes dificuldades em inglês não sou um mestre :tongue: Fiquei na duvida se este livro era por si só um livro lento, cheio de detalhes sobre o aspecto do local em que se encontram as personagens ou se, por outro lado, foi o facto de ser em ingles que tornou a minha leitura mais "arrastada"...

Podes esclarecer-me?

Este foi o segundo livro que li em Inglês e olha que o primeiro que li foi o "Harry Potter and the Half-Blood Prince" (por isso não sei se conta bem como primeiro, pois é muito fácil de ler). Também naquela altura não era mestre a Inglês (nem o sou agora :tongue: ), mas também tive essa impressão.

De facto, o "Gunslinger" foi-me muito custoso de ler (eu tenho o mau hábito de filtrar informação que me aborreça e dei comigo a ter que voltar atrás frequentemente), mas sei que com a prática vai-se tornar mais natural e fluido leres em Inglês (até dou por mim a pensar em Inglês se tirar os olhos do livro por uns segundos, lol). E sim, os outros livros são muito mais fáceis de ler, muito por culpa de serem muito mais interessantes. Se já tiveste a coragem de ler o primeiro até ao fim, compra os outros, que não te arrependes.

E depois de leres o segundo e o terceiro, relê o primeiro, que o vais compreender muito melhor.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 03 Apr 2007 13:02

jeffer (desculpa não usar a tua grafia mas este teclado não dá para aventuras), gostei da tua opinião/resenha e venho aqui publicamente (visto que não sei até que ponto lês PMs) perguntar se estarias interessado em "ceder" este texto para publicação no Nova, um ezine dedicado à FC e Fantástico que está quase, quase para arrancar.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

jeffer
Comic Book

Postby jeffer » 03 Apr 2007 19:08

Thanatos wrote:jeffer (desculpa não usar a tua grafia mas este teclado não dá para aventuras)

Tá desculpado, mas lembre-se sempre do Ctrl-C + Ctrl-V (copiar e colar), :mrgreen4nw:

Thanatos wrote:gostei da tua opinião/resenha e venho aqui publicamente (visto que não sei até que ponto lês PMs) perguntar se estarias interessado em "ceder" este texto para publicação no Nova, um ezine dedicado à FC e Fantástico que está quase, quase para arrancar.

Fique à vontade, Thanatos, use-me e abuse-me. Tanto esta resenha quanto qualquer outra minha que encontre aqui no BBDE ou no meu blog ou em outros sites perdidos pela net, podem e devem ser usados por você. Só peço para deixar os créditos.

Abraços.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 08 Apr 2007 17:00

j€ƒƒ€® wrote:Fique à vontade, Thanatos, use-me e abuse-me. (...). Só peço para deixar os créditos.

Abraços.

:cool: Xiiii cara você vai se arrepender tanto de ter escrito isso aí... Agora a sério, obrigado pela disponibilidade e claro que deixo os créditos. Aliás peço que me contacte pelo email [url=mailto:thanaburpt@yahoo.com]thanaburpt@yahoo.com[/url] para me indicar o nome pelo qual devo publicar a resenha.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 22 Apr 2007 16:19

j€ƒƒ€® wrote:E segundo, a dona do saloon é chamada por dois nomes diferentes, dependendo dos contos, Allie ou Alice. Até pensei em erro de tradução, mas depois que vi os dois nomes sendo usados na mesma página, passei a desconfiar que o motivo não seria este.

Já há uns tempos que ando para fazer esta chamada de atenção.

Allie é abreviatura de Alice. E no original também tanto está como Alice ou como Allie. Aliás Allie passa a ser o usado após a "introdução/apresentação" da personagem e quando esta se torna íntima de Roland.

Steerpike
Edição Limitada

Postby Steerpike » 22 Apr 2007 23:42

Isto alguma vez sairá em português de Portugal, pergunto-me?

Se ao menos fosse possível dar um twist de romance histórico para a coisa se tornar mais vendável . . .

Abraços,
Luís
The vorpal blade went snicker-snack!

jeffer
Comic Book

Postby jeffer » 23 Apr 2007 01:11

Thanatos wrote:Allie é abreviatura de Alice. E no original também tanto está como Alice ou como Allie. Aliás Allie passa a ser o usado após a "introdução/apresentação" da personagem e quando esta se torna íntima de Roland.

Faz sentido.

Return to “Autores K - O”