Pôr a Casa em Ordem - Matt Ruff

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Pôr a Casa em Ordem (Matt Ruff)

Postby Cerridwen » 25 Sep 2010 13:55

Pôr a Casa em Ordem
Matt Ruff


Editora: Saída de Emergência
Título original: Set This House in Order
Tradutor: Fernanda Semedo
ISBN: 9789896372699
Núm. páginas: 480
Classificação: Literatura Contemporânea

Sinopse: «Andy nasceu em 1965 e foi assassinado pouco depois pelo padrasto. Mas não foi um homicídio vulgar. Apesar da tortura que o matou ter sido real, a morte de Andy não o foi. Apenas a sua alma morreu e, quando morreu, quebrou-se em pedaços. Depois os pedaços tornaram-se em almas por si próprias, e co-herdeiras da vida de Andy Gage.

Enquanto Andy lida com o mundo exterior, mais de uma centena de almas partilham uma casa imaginária dentro da sua cabeça, esforçando-se por manter uma existência ordeira: Aaron, a figura paterna; Adam, o adolescente irresponsável; Jake, o rapazinho assustado; tia Sam, a artista; Sefaris, o defensor; e Gideon, que se quer livrar de todos e tomar conta da casa.»

Vencedor do James Tiptree Jr. Award, do PNBA Book Award e do Washington State Book Award.

Leitura de um excerto do livro: http://saidadeemergencia.com/uploads/books/samples/q8x_Por_a_Casa_em_Ordem.pdf

O escritor norte-americano Matt Ruff, é autor de romances como Fool on the Hill e Sewer, Gas & Electric: The Public Sewer Trilogy e Bad Monkeys. Site: http://www.bymattruff.com/

User avatar
pco69
Cópia & Cola
Posts: 5488
Joined: 29 Apr 2005 23:13
Location: Fernão Ferro
Contact:

Pôr a Casa em Ordem - Matt Ruff

Postby pco69 » 04 Jan 2014 18:01

Image

Sinopse
Andy nasceu em 1965 e foi assassinado pouco depois pelo padrasto. Mas não foi um homicídio vulgar. Apesar da tortura que o matou ter sido real, a morte de Andy não o foi. Apenas a sua alma morreu e, quando morreu, quebrou-se em pedaços. Depois os pedaços tornaram-se em almas por si próprias, e co-herdeiras da vida de Andy Gage…

Enquanto Andy lida com o mundo exterior, mais de uma centena de almas partilham uma casa imaginária dentro da sua cabeça, esforçando-se por manter uma existência ordeira: Aaron, a figura paterna; Adam, o adolescente irresponsável; Jake, o rapazinho assustado; tia Sam, a artista; Sefaris, o defensor; e Gideon, que se quer livrar de todos e tomar conta da casa.


Este terá sido o melhor livro que li em 2013. Não me perguntem quais foram os que li , porque não faço listas nem tenho ordem para os ir lendo. Mas, mesmo sendo o último a ser lido nesse ano, creio que si, fica mesmo como o melhor livro do ano.

É um livro sobre personalidades múltiplas, onde o protagonista é uma pessoa com várias personalidades. Não é esquizofrenia (vão ver a definição), mas sim verdadeiras personalidades diferentes que assumem o controle do corpo à vez. A personalidade que controla o corpo num determinado momento, nem sempre o cede de forma voluntária. Aliás, quase nunca.

Imaginem acordar e a primeira coisa que vos passa pela cabeça é 'Onde estou?'. Ou seja, uma das 'almas' nome dado às várias personalidades, tomou o controle do corpo e levou-o para sitios que o detentor 'original', num estado de blackout total, não faz ideia de onde seja.

Havendo uma personagem principal, há duas pessoas com personalidade dupla no livro. A personagem principal (Andy) é uma 'alma' invocada por outra 'alma' (Aaron) para ser esta a gerir o corpo. Andy pensa e fala com Aaron como sendo o se ai. Aaron construiu uma casa na mene do corpo de Andy, onde as várias 'almas' que habitam o corpo de Andy se mantêm até serem 'autorizadas' ou chamadas a passar algum tempo 'cá fora' ou seja, a 'gerir' o corpo.

A segunda pessoa referida, uma rapariga, também sofre de personalidade múltipla mas não o sabe. E é esta que sofre verdadeiros blackouts quando alguma das suas outras personalidades toma o controlo.

Duas cenas desta pessoa; Acorda numa roulote agarrada ao sexo de um homem e não faz a mínima ideia de como foi lá parar ou do que terá feito entretanto. Uma das personalidades é um excelente técnico de computadores (software e hardware). Quando ela chega ao emprego, a personalidade 'brain' toma o controle, trabalha 'por ela' e devolve-lhe o corpo ao fim do dia. :P

Matt Ruff fez de uma complexidade de personalidades uma excelente história. :bow:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...


Return to “Autores P - T”




  Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 4 guests

cron