O Autor
Carl Sagan
Nasceu em 1934 em Nova Iorque, licenciou-se em física, e doutorou-se em astronomia e astrofísica. Foi o primeiro a por a hipótese de oceanos ou lagos em Europa (lua de Júpiter) e em Titã.
Com um papel prepondurante na popularização da ciência através de séries (como a famosa Cosmos) e de livros (como The Dragons of Eden, Broca's Brain, Shadows of Forgotten Ancestors: A Search for Who We Are).
Biliões e Biliões
Preço de Capa: 17.00 EURO
Nº de páginas: 256
Ano de Edição: 1998
ISBN: 972-662-589-0
Está dividido essencialmente em 3 partes:
- A força e a Beleza da quantificação
- O que estão os conservadores a conservar
- Onde o coração colite com a mente
Na primeira parte o autor refere as unidades de medida (o significado do milhão e do bilião) a nomenclatura científica, o valor real de uma exponencial, a propagação em ondas (luz, som, etc), e os outros mundos.
A segunda parte é dedicada à ecologia e à conservação. Inicia relatando a autosuficiência de um pequeno mundo e extrapola para a Terra. Explica não só o que faz manter a vida na Terra, mas também como o equilíbrio é posto em causa com o aquecimento global e o buraco no ozono. Estando presente em várias reuniões internacionais sobre a problemática, termina com as posições da política e da religião face ao crescimento da população humana e à natureza.
A terceira e última parte contém vários textos sobre diversos assuntos... Inicia-se com um artigo de Carl Sagan sobre a relação Rússia / EUA, continua com uma dissertação sobre o aborto, e outra sobre a Teoria dos Jogos. De seguida relata a evolução do poder destrutivo das armas (e o orçamento gasto), a vida no século XX. O livro acaba com ... a morte... o confronto com a morte testemunhado pelo próprio... e um pequeno texto da esposa sobre os últimos momentos...
Não fora a terceira parte do livro, eu teria considerado este como o livro menos relevante que li de Carl Sagan, pois para alguém da área de Ciências, as duas primeiras partes pouco acrescentam de novo... no entanto podem ser óptimas por explicarem de uma maneira simples, conceitos e ideias que são algo complicadas... A terceira parte possui várias dissertações sobre vários assuntos da actualidade... e termina com uma narrativa da morte do próprio autor... Algo que não estava a espera, nem que pensei que pudesse encontrar neste livro... Não pensem encontrar uma descrição lamechas nem nada disso... mas sinceramente... arrepiei-me...
Cristina Alves