Anna Karénina / Ana Karenina - Lev Tolstói

Cerridwen
Edição Única

Anna Karénina / Ana Karenina - Lev Tolstói

Postby Cerridwen » 28 Dec 2006 10:58

Anna Karénina
Lev Tolstói

Editora: Relógio D'Água
ISBN: 9727089232
Posfácio: Vladimir Nabokov

Sinopse: «Nos capítulos iniciais de Anna Karénina, somos conduzidos, uma e outra vez, a um sentido de analogia musical.

Há efeitos de contraponto e harmonia no desenvolvimento das principais tramas do “prelúdio Oblonski” (o acidente na estação ferroviária, a zombadora discussão sobre o divórcio entre Vronski e a baronesa Chilton, o deslumbramento do fogo vermelho diante dos olhos de Anna).

O método de Tolstoi é Polifónico; mas as harmonias principais desenvolvem-se com uma tremenda força e amplitude.

As técninas musicais e linguísticas não podem comparar-se de um modo exacto.

Mas como poderíamos elucidar de outro modo o sentimento de que as novelas de Tolstoi surgem de um princípio interior de ordem e vitalidade, enquanto as dos escritores menos importantes parecem alinhavadas.»

toiota
Livro Raro

Ana Karenina - Lev Tolstoi

Postby toiota » 06 Feb 2010 14:23

Sinopse

A trama gira em torno do caso extra-conjugal da personagem que dá título à obra, uma aristocrata da Rússia Czarista que, a despeito de parecer ter tudo (beleza, riqueza, popularidade e um filho amado), sente-se vazia até encontrar o impetuoso oficial Conde Vronski.(fonte Wikipédia)

Para mim foi a primeira vez que li algo deste escritor, e tanto que tinha ouvido falar, e por ser o livro um clássico, foi com grandes expectativas que comecei a leitura, mas logo nas primieras páginas me decepcionei, pois o autor não me conseguiu cativar.
Mesmo assim pensei que a segunda parte seria melhor e mai uma vez me decepcionei, continuei até ao fim do livro devido à leitura conjunta no forúm Estante dos Livros, pois de outra forma teria desistido, logo de início.
Foi uma leitura pensosa que partes houve em que nada percebi, mas como dei a minha palavra de que participava continuei.
Não sei se lerei mais livros deste escritor, por ter ficado tão desiludida com este.
É que foi o livro tido desde o in´cio até ao fim sempre na esperança de que o autor me conseguisse cativar, nem sequer me consegui identificar com nenhumas das personagens.

Espero que para a próxima, nos saia um livro mais apelativo.

Anibunny
Edição Única

Re: Ana Karenina

Postby Anibunny » 06 Feb 2010 15:29

o Anna Karenina é um monstro de livro, se não fosse pelo tamanho já o tinha lido - já me disseram que era muito bom e pela época em que foi escrito estou à espera de algo como "Sister Carrie" chato, mas chega-se ao fim e sente-se pena das personagens e acaba-se por esquecer a seca de páginas e páginas sem nenhum desenvolvimento crucial para a história. :bbde:

Hamartia
Manifesto

Re: Ana Karenina

Postby Hamartia » 08 Feb 2010 00:50

É um livro que nos deixa sem fôlego, um dos marcos da história da literatura. Lembro-me de não ter dormido dias e de ter visto pelo menos três auroras na companhia de Anna e de todo aquela sombra da morte que a abraça, desde o princípio ao fim do livro. Não recordo o peso das páginas porque me senti voar nelas. Recordo-me, isso sim, de um retrato muito bem urdido, da ascensão fulminante da liberdade e do peso que, posteriormente, ela acarreta; recordo a queda de Anna como uma das mais pungentes e subtis descrições que tive oportunidade de ler, daquele abandono do ser do qual não nos apercebermos, sobretudo por se tratar daquela mulher, tão altruísta e dona de si, e que acaba como um joguete nas mãos dos seus actos. Poderosa a reflexão e a ideia com que dele ficamos, como, aliás, grande parte dos livros deste autor.
«Es cierto que escribir me calma de a ratos, será por eso que hay tanta correspondencia de condenados a muerte, vaya a saber. Incluso me divierte imaginar por escrito cosas que solamente pensadas en una de esas se te atoran en la garganta, sin hablar de los lagrimales; me veo desde las palabras como si fuera otro, puedo pensar cualquier cosa siempre que en seguida lo escriba, deformación profesional o algo que se empieza a ablandar en las meninges.»

Cerridwen
Edição Única

Re: Anna Karénina / Ana Karenina - Lev Tolstói

Postby Cerridwen » 17 Dec 2012 14:45

Há uma nova edição de Anna Karénina nas livrarias, pela Relógio D'Água Editores. Excerto para leitura: http://www.relogiodagua.pt/uploads/9/8/1/6/9816481/pginas_de_anna_karnina.pdf

E outra pela Publicações Europa-América, "actualizada, anotada e corrigida a partir do original russo, por Maria Ivanovna Miklaia."

Sofiushka
Edição Limitada

Postby Sofiushka » 17 Dec 2012 17:20

Pois, este foi uma daqueles livro que ia cheia de vontade de o ler, e passado um terço do bicho já não podia vê-lo à minha frente. Pode ser que se for ver o filme ganhe coragem para pegar no livro outra vez... :angel:
Spoiler! :
(Ou então sou só eu que sou mesquinha e só quero ver a Knightley a levar com um comboio na tromba :twisted: )

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 17 Dec 2012 17:40

Sofiushka wrote:Pois, este foi uma daqueles livro que ia cheia de vontade de o ler, e passado um terço do bicho já não podia vê-lo à minha frente. Pode ser que se for ver o filme ganhe coragem para pegar no livro outra vez... :angel:
Spoiler! :
(Ou então sou só eu que sou mesquinha e só quero ver a Knightley a levar com um comboio na tromba :twisted: )

Eish que má XD Eu tenho dois exemplares do livro. Só lhe pego esta semana :( que aquilo é grande e não é de fácil digestão.

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 18 Dec 2012 11:06

Anibunny wrote:
Sofiushka wrote:Pois, este foi uma daqueles livro que ia cheia de vontade de o ler, e passado um terço do bicho já não podia vê-lo à minha frente. Pode ser que se for ver o filme ganhe coragem para pegar no livro outra vez... :angel:
Spoiler! :

Eish que má XD Eu tenho dois exemplares do livro. Só lhe pego esta semana :( que aquilo é grande e não é de fácil digestão.

Está a ser complicado de encontrar em alfarrabistas e leilões, etc.
Como saiu em filme, deve ter havido uma maior procura deste. :td:

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 18 Dec 2012 11:27

Gaminha wrote:Está a ser complicado de encontrar em alfarrabistas e leilões, etc.

Este parece que foi sempre difícil de encontrar a um preço razoável. Tive que procurar muito e ter paciência para encontrar o meu exemplar e não é uma edição da Relógio D'Água, pertence a uma colecção de um jornal ou revista.

Deve ser devido ao preço, tamanho e a não ser propriamente umas Sombras de Grey.

«O que torna o romance (1874-76) de Lev Tolstoi inesquecível e tão carregado de elogio, ao ponto de ser considerado o romance mais perfeito de todos os tempos (lá vem o ranking), o que o torna o livro preferido de Dostoievski, Faulkner ou Nabokov, não é o drama conjugal e extraconjugal da senhora, é a reflexão psicológica que anuncia. A reflexão psicológica veiculada na narrativa pela corrente de consciência, traço da modernidade. O que interessa não é o drama, o amor, o ciúme, bem escritos e descritos. O que interessa é a intensidade da avaliação que as personagens que acompanham esta aventura fazem da sua situação e da situação da sociedade, do tempo e do lugar onde se encontram. A Rússia. E neste palco cruzam-se, por via de reflexões paralelas, várias personagens que compõem uma ópera, ou uma tragédia operática, onde as consequências dos atos transcendem os atos.» - Clara Ferreira Alves no Atual do Expresso, de 15 de Dezembro de 2012. Fonte: Blogue da Relógio D'Água

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 19 Dec 2012 02:16

Cerridwen wrote:
Gaminha wrote:Está a ser complicado de encontrar em alfarrabistas e leilões, etc.

Este parece que foi sempre difícil de encontrar a um preço razoável. Tive que procurar muito e ter paciência para encontrar o meu exemplar e não é uma edição da Relógio D'Água, pertence a uma colecção de um jornal ou revista.

Deve ser devido ao preço, tamanho e a não ser propriamente umas Sombras de Grey.

Acho que vou conseguir os de Europa-América, e mesmo assim ficara pelos 10€, mas sempre é melhor que 28€.

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 19 Dec 2012 17:50

O da PEA é capa dura, o da edição de revista a tradução foi feita pelo Saramago e também é capa dura :bbde: Mas acho que a da PEA é directamente do russo.

Dandelion
Comic Book

Postby Dandelion » 12 Feb 2013 17:44

Gostei bastante do A Morte de Ivan Ilitch - é uma preciosidade, esse pequeno livro. Portanto, quando adquiri esta obra (a edição da Relógio D'Água), tinha as mais altas expectativas, não esquecendo o facto de ela ser alardeada pelos sete cantos do mundo como um dos melhores romances de sempre. Não foi uma má leitura, mas, caramba, não podia deixar de resmungar "Ó barbudo, já despachavas isto..." , como se o homem ainda vivesse e tivesse a possibilidade de reescrever a coisa ali, na hora, só para mim, retirando - vá - umas trezentas páginas ao bicho. Nunca deixo nenhum livro por ler, a meio, para depois, passados sei lá quantos dias, ou semanas, ou meses até, lhe voltar a pegar, pois sei que seria penoso, tanto mais, neste caso, devido à multidão de personagens, que pouco me importavam, na verdade. Tão cedo não volto a pegar em nada de Tolstoy, e, só de evocar a imagem do colosso Guerra e Paz, dá-me náuseas.

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 02 Feb 2014 14:16

A Editorial Presença lançou uma nova edição da obra Anna Karénina, de Lev Tolstói.

Return to “Autores P - T”