O Mercador de Veneza - William Shakespeare

Cerridwen
Edição Única

O Mercador de Veneza - William Shakespeare

Postby Cerridwen » 11 Mar 2005 18:12

O mercador de veneza
William Shakespeare

EDITORA: Europa-América
DATA DE PUBLICAÇÃO:Fevereiro de 2005
FORMATO:14 x 21cm / 152 pp.
CÓDIGO: 153406
ISBN:972-1-04453-9

Sinopse: «Este é um dos trabalhos que preludiam a plena maturidade de Shakespeare como dramaturgo. A sua fama provém, sobretudo, das características conferidas a Shylock, um usuário judeu, personagem terrível porque defensor da rigidez da lei (exigindo um pedaço de carne do corpo de António como garantia de um empréstimo), e à jovem Pórcia, disfarçada de advogada, para quem Shylock tem o direito de exigir a carne mas não o sangue, pois se o exigir terá atentado contra a vida de um veneziano.

A riqueza de O Mercador de Veneza resulta essencialmente da trágica dimensão da personagem central e de uma intriga invulgarmente rica.»

Thanatos
Edição Única

Re: O Mercador de Veneza

Postby Thanatos » 12 Mar 2005 01:05

Nada como o cinema para «vender» as obras originais. :)
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

ApoK
Enciclopédia

Postby ApoK » 12 Mar 2005 01:05

Incrível o poder que o cinema tem para ressuscitar algumas obras aos olhos do público comum. Não conhecia esta obra até ter sabido da existência do filme.

Já alguém leu?
<b>"Deixem-me ouvir, uma vez mais, esses sons que foram, durante tanto tempo, a minha consolação e alegria."</b><br />W. A. Mozart - December 5th, 1791

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 12 Mar 2005 12:33

ApoK wrote:
Já alguém leu?

Li eu. Tenho uma antologia das peças teatrais (porque é isso que são no fundo) de Shakespeare. E na net existem os textos todos no original, seja no Projecto Gutenberg, seja noutros repositórios de literatura clássica.

Não é das obras mais pujantes do bardo, mas anda lá perto. Recomendo especialmente a quem tiver apreciado Othello. Em certa medida é semelhante...
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

ApoK
Enciclopédia

Postby ApoK » 12 Mar 2005 13:45

Nunca li nenhuma obra de Shakespeare. Tenho a ideia de ser uma leitura bastante difícil com um inglês antigo e desactualizado que, pelo menos para mim, atrasa a leitura e se torna aborrecido.

Mesmo assim, qual será a melhor obra para começar?
<b>"Deixem-me ouvir, uma vez mais, esses sons que foram, durante tanto tempo, a minha consolação e alegria."</b><br />W. A. Mozart - December 5th, 1791

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 12 Mar 2005 14:00

ApoK wrote: Nunca li nenhuma obra de Shakespeare. Tenho a ideia de ser uma leitura bastante difícil com um inglês antigo e desactualizado que, pelo menos para mim, atrasa a leitura e se torna aborrecido.

Mesmo assim, qual será a melhor obra para começar?

Como bem atesta a minha assinatura :P Macbeth, seguido de Hamlet, Othello, King Lear e Romeo and Juliet.

ApoK
Enciclopédia

Postby ApoK » 12 Mar 2005 14:05

Suponho que existam traduções para o Português dessas obras, sabes se são boas?

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 12 Mar 2005 14:14

ApoK wrote: Suponho que existam traduções para o Português dessas obras, sabes se são boas?

:huh: Existir existem mas nada posso dizer quanto à qualidade. Eu comecei a ler Shakespeare logo em inglês. Aliás só faz mesmo sentido assim já que é teatro lírico em que o ritmo e entoação dos fonemas é muito importante. Lê a minha assinatura e «traduz» a ver se o impacto é igual.

ApoK
Enciclopédia

Postby ApoK » 12 Mar 2005 14:19

Pois.. eu percebo o que tu queres dizer. Também não é grave, há mais coisas para ler :) Shakespeare fica para outra altura.

Regressando ao tópico (ou não) estou curioso para ver o papel do Al Pacino no filme.

Return to “Autores P - T”