A Boda Mexicana - Sandra Sabanero

acrisalves
Edição Única

A Boda Mexicana - Sandra Sabanero

Postby acrisalves » 16 Mar 2005 01:25

A Boda Mexicana

Autor: Sandra Sabanero
Colecção: Literatura Estrangeira
Editora: Difel
Ano de edição: 2005
Encadernação: Brochado

"A boda mexicana", o primeiro romance de Sandra Sabanero, é um relato intergeracional da família Villanueva, contado pela voz de Esperanza, uma das três filhas de um casal formado por um pai colérico e uma mãe resignada com a sua condição de subalternidade. Um relato de uma sociedade tradicionalmente machista onde as mulheres, mais que marginalizadas, são quase ignoradas.

Registo emotivo de uma imparável onda de conflitos emocionais, culturais e sociais, "A boda mexicana" é uma obra que a autora não esconde ser fortemente autobiográfica.

"Escrevo com o coração sobre tudo o que me impressiona. O que a mim me afecta emocionalmente escrevo-o tal como o senti. Quase nunca tenho a ideia pré- concebida de intervir politicamente com a minha escrita. Mas a verdade é que essa intervenção acaba por estar patente nos meus textos", diz Sandra Sabanero.

Para a autora, no México de há 40 anos, vivia-se numa sociedade em que o silêncio era a regra. "A sociedade tradicional mexicana, sobretudo nos meios rurais mais pequenos, recusava-se a falar abertamente destes problemas da violência doméstica. Persistia a ideia de que o que se passa em casa não é do domínio público". Apesar disso, as coisas mudaram muito a partir de meados dos anos 70. Curiosamente, "a mudança deve-se a uma nova atitude por parte dessas mulheres resignadas que decidiram que as filhas não teriam o mesmo destino e as mandaram para a escola. Perceberam que a solução para o problema residia numa aposta na formação porque só com isso seria possível garantirem a independência económica".

Embora não acredite que a literatura seja capaz de produzir mudanças na sociedade, a autora confessa que jamais duvidou que ela possa levar a uma maior consciencialização dos problemas. Porque, defende, "não há homens maus, há é más tradições. Escrevi este romance para dar voz a quem a não tem".

Sandra Sabanero, que tem 12 irmãos, nasceu no México, no seio de uma família humilde e em tudo parecida com a que descreve no seu livro. Estudou Ciências Políticas e actualmente vive com o marido e dois filhos, na Alemanha, país onde este romance foi originalmente publicado.

Jornal de Noticias

Se for tão boa escritora como as latino-americanas Isabel Allende e Laura Esquivel, de certeza que vale a pena...já estive com este livro na mão e suscitou-me interesse...

Return to “Autores P - T”