O crime de lorde Arthur Savile - Oscar Wilde

User avatar
Anibunny
Edição Única
Posts: 2814
Joined: 10 Jun 2009 23:11
Location: Porto
Contact:

O crime de lorde Arthur Savile - Oscar Wilde

Postby Anibunny » 04 Jun 2010 17:59

O crime de lorde Arthur Savile
Oscar Wilde

Oscar Wilde foi a seguir de Shakespeare, um dos autores que obrigaram-me a adorar a Literatura, quando esta me era indiferente. Com um humor sarcástico, crítica social inteligente e elevando o "dandi" a um estatuto artístico, Oscar Wilde é um autor obrigatório, que consegue deliciar-nos em poucas páginas. O conto "O crime de Lorde Arthur Savile" será uma pequena amostra do que Wilde é capaz.
Quando um quiromante lê a mão do Lord Savile revelha-lhe que este no futuro cometerá um homicídio. Decidido a cumprir esse homicio, Lorde Savile tenta matar duas pessoas sem sucesso: a primeira morre de morte natural e a segunda torna-se uma moda, relógio que executam pequenas explosões quando programados. A ponto de desistir do casamento e do seu propósito da vida, certa noite Lorde Arthur encontra o Quiromante e atira-o da ponte fazendo com que este morresse, concretizando por fim o seu objectivo. Casa-se com a sua noiva, a perfeita Sibyl e anos mais tarde o Quiromante acaba por ser recordado como um aldrabão. Existe sempre uma ironia na prosa de Oscar Wilde, que deixa qualquer pessoa bem-disposta, mesmo quando o assunto é mórbido. Wilde explora também temas como o casamento e a sociedade vigente, que como em "The Importance of being Earnest" usa uma máscara para manter os seus segredos escondidos. O Quiromante é uma pessoa à margem da sociedade, já que ele lê não só a vida mas também a personalidade das pessoas.

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Re: O crime de lorde Arthur Savile

Postby Cerridwen » 19 Aug 2011 10:19

Lançamento: O Crime de Lord Arthur Savile e Outros Contos, de Oscar Wilde

Image

Editora: Editorial Presença
Colecção: A Biblioteca de Babel
ISBN: 978-972-23-4581-1
Nº de Páginas: 156

«O Crime de Lord Arthur Savile coloca-se com muita graça para lá do Bem o do Mal. Trata-se da história de um assassínio, mas o ato é perpetrado num mundo que, pela sua própria frivolidade, não é menos irreal do que aquele, deliberadamente fantástico, das Mil e Uma Noites. Para acentuar esta semelhança, todo o conto, que se desenrola numa Londres onírica, se rege pelo conceito islâmico de Destino. O tema de O Fantasma de Canterville pertence ao romance gótico, mas, felizmente para o leitor, o seu tratamento não. Nesta divertida história, os americanos não levam a sério o fantasma, e nem os leitores nem Wilde levam a sério os americanos. O Príncipe Feliz, O Rouxinol e a Rosa e O Gigante Egoísta são contos de fadas concebidos de um modo sentimental que faz lembrar Hans Christian Andersen, porém embebidas daquela ironia melancólica que é atributo peculiar de Oscar Wilde.» - Jorge Luis Borges

Leitura de um excerto do livro: http://www.presenca.pt/files//products/Exc01310016.pdf

Oscar Wilde é um conhecido escritor. Nasceu em Dublin, Irlanda, em 1854. Publicou a sua primeira obra em 1881 e algum tempo depois duas peças de teatro. Por volta de 1887 começou a produzir obras literárias de forma intensa, especialmente contos e peças de teatro. Em 1895 foi acusado de homossexualidade, o que teve como consequências o ataque pela imprensa e um processo que acabou em prisão. Escreveu um único romance, O Retrato de Dorian Gray.


Return to “Autores U - Z”




  Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron