Orbias - As Guerreiras da Deusa, de Fábio Ventura

Cerridwen
Edição Única

Orbias - As Guerreiras da Deusa, de Fábio Ventura

Postby Cerridwen » 09 Jul 2009 22:27

Em breve a Casa das Letras irá lançar o livro Orbias - as Guerreiras da Deusa, de Fábio Ventura, um jovem português de 22 anos.

«Com cerca de 20 anos de atraso face à realidade editorial anglo-saxónica, a Literatura Fantástica, nos seus mais variados subtemas, tem vindo a crescer de popularidade em Portugal. Não é alheio a este facto o período de crise que atravessamos. Estudos antropológicos apontam que tanto a literatura como o cinema fantástico ganham mais adeptos em períodos de crise, de insegurança e de desencanto. Num mundo caótico os leitores refugiam-se em seres e mundos misteriosos que lutam corajosamente contra o mal. No final vencem sempre esse mal, apoiados pelos nobres sentimentos de amizade, amor e honradez. Como seria bom transpor essas aventuras para a nossa realidade.

Basta olhar para os top das livrarias e ver o lugar de destaque que todas as obras de Stephenie Meyer ocupam. E é precisamente para os leitores desta autora que [i]Orbias - As Guerreira da Deusa se destina. Orbias é uma aventura fantástica repleta de acção, sensualidade, personagens e cenários surreais, humor e magia.
»

Isabel G., in Blogue Oficina do Livro

Steerpike
Edição Limitada

Re: Orbias

Postby Steerpike » 09 Jul 2009 23:15

:blink:
The vorpal blade went snicker-snack!

shadow_phoenix
Dicionário

Postby shadow_phoenix » 10 Jul 2009 11:23

Cerridwen wrote:Não é alheio a este facto o período de crise que atravessamos. Estudos antropológicos apontam que tanto a literatura como o cinema fantástico ganham mais adeptos em períodos de crise, de insegurança e de desencanto. Num mundo caótico os leitores refugiam-se em seres e mundos misteriosos que lutam corajosamente contra o mal. No final vencem sempre esse mal, apoiados pelos nobres sentimentos de amizade, amor e honradez. Como seria bom transpor essas aventuras para a nossa realidade.

É pá, esta teoria do encantamento, já estou farto de a ouvir, e ainda assim acho-a um bocado esquista. Quer dizer, os americanos e ingleses já andam desencantados com o mundo desde do Senhor do Aneis ou, até, dos primeiros tempos dos romances pulp?

Além disso, não que eu tenha alguma coisa contra os romances e a histórias dos bons contra os maus, mas já era tempo de alguém dizer que existem outro tipo de histórias dentro da fantasia.

P.S. - Tenho mesmo que acabar de rever o meu livro e começar a enviá-lo para editoras. Toda a gente se ssfa menos eu (e, pela idade dos autores actuais de fantasia, estou a começar a ficar velho...)

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 10 Jul 2009 12:33

Por acaso Shadow também tenho de fazer isso! XD É sempre a mesma história "copy & paste" com a excpeção dos nomes e da maneira como se escreve. Livros de fantasia para mim já foram engraçados, agora é so copiar as ideias anteriores e está a andar! Com 22 anos já devia de ter juízo!

shadow_phoenix
Dicionário

Postby shadow_phoenix » 10 Jul 2009 13:55

Anibunny wrote:Por acaso Shadow também tenho de fazer isso! XD É sempre a mesma história "copy & paste" com a excpeção dos nomes e da maneira como se escreve. Livros de fantasia para mim já foram engraçados, agora é so copiar as ideias anteriores e está a andar! Com 22 anos já devia de ter juízo!

Bem, também me parece que andas a ler os livros de fantasia errada. Tenta Glen Cook, ou o Martin, por exemplo.

Não que eu tenha grande problemas com as histórias de fantasia que são mais do mesmo. Para mim também têm o seu charme, o que me incomoda é que tentem fazer passar que a fantasia é só isso....

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 10 Jul 2009 13:57

shadow_phoenix wrote:
Anibunny wrote:Por acaso Shadow também tenho de fazer isso! XD É sempre a mesma história "copy & paste" com a excpeção dos nomes e da maneira como se escreve. Livros de fantasia para mim já foram engraçados, agora é so copiar as ideias anteriores e está a andar! Com 22 anos já devia de ter juízo!

Bem, também me parece que andas a ler os livros de fantasia errada. Tenta Glen Cook, ou o Martin, por exemplo.

Ou a Susanna Clarke :notworthy:
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 10 Jul 2009 19:40

shadow_phoenix
Dicionário

Postby shadow_phoenix » 23 Jul 2009 13:38

Cerridwen wrote:Blogue do livro: http://orbias-asguerreirasdadeusa.blogspot.com/

Não é que eu tenha nada contra autores jovens, mas por uma vez gostaria de ver um deles a por os livros em primeiro lugar nas referências em vez de jogos...

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 23 Jul 2009 14:17

shadow_phoenix wrote:Não é que eu tenha nada contra autores jovens, mas por uma vez gostaria de ver um deles a por os livros em primeiro lugar nas referências em vez de jogos...

fazendo o papel de advogado do diabo: todos os livros têm a sua função não é?
se defendes que quase tudo merece ver a luz do dia, deixa os fãs de videojogos, filmes pipocas e escrita sms lançarem os seus livros (afinal a qualidade não existe não é? :devil2: ) !!!
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 23 Jul 2009 15:24

O comentário do Steerpike diz tudo... :laugh:

Não conheço o livro, o autor ou sequer a temática abordada, mas o texto do artigo está assim... muito mau.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

shadow_phoenix
Dicionário

Postby shadow_phoenix » 23 Jul 2009 16:00

grayfoxpt wrote:
shadow_phoenix wrote:Não é que eu tenha nada contra autores jovens, mas por uma vez gostaria de ver um deles a por os livros em primeiro lugar nas referências em vez de jogos...

fazendo o papel de advogado do diabo: todos os livros têm a sua função não é?
se defendes que quase tudo merece ver a luz do dia, deixa os fãs de videojogos, filmes pipocas e escrita sms lançarem os seus livros (afinal a qualidade não existe não é? :devil2: ) !!!

Eu só comentei o facto de ele pôr os videojogos em primeiro lugar, mais nada. Ninguém falou da qualidade do livro nem do rapaz como escritor.

Quanto a conhecer o livro só em Setembro. Mas, a julgar pelo texto do artigo, o blog do rapaz e o book trailer, acho que não é o meu género...

Lovecraft
Dicionário

Postby Lovecraft » 23 Jul 2009 19:21

shadow_phoenix wrote:
Cerridwen wrote:[img]http://fotocache01.stormap.sapo.pt/fotostore02/fotos//10/e6/08/4331673_mNtZr.jpeg[/img]

Não é alheio a este facto o período de crise que atravessamos. Estudos antropológicos apontam que tanto a literatura como o cinema fantástico ganham mais adeptos em períodos de crise, de insegurança e de desencanto. Num mundo caótico os leitores refugiam-se em seres e mundos misteriosos que lutam corajosamente contra o mal. No final vencem sempre esse mal, apoiados pelos nobres sentimentos de amizade, amor e honradez. Como seria bom transpor essas aventuras para a nossa realidade.

É pá, esta teoria do encantamento, já estou farto de a ouvir, e ainda assim acho-a um bocado esquista. Quer dizer, os americanos e ingleses já andam desencantados com o mundo desde do Senhor do Aneis ou, até, dos primeiros tempos dos romances pulp?

Além disso, não que eu tenha alguma coisa contra os romances e a histórias dos bons contra os maus, mas já era tempo de alguém dizer que existem outro tipo de histórias dentro da fantasia.

P.S. - Tenho mesmo que acabar de rever o meu livro e começar a enviá-lo para editoras. Toda a gente se ssfa menos eu (e, pela idade dos autores actuais de fantasia, estou a começar a ficar velho...)

Realmente parece que o que é preciso é escrever bastante página e continuar a bater no ceguinho. A idade, pelo que tenho visto, voltou a contar. Antes tinhas de ter 35 ou mais, agora menos de 25. Mudam-se os tempos, mudam-se as estratégias editoriais. Espero que seja um bom livro, de repetições estão cheias as prateleiras e não deixes de mandar o teu e omite a idade.

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 24 Jul 2009 15:30

um pedaço de extrato do livro:

«Dei uma volta na cama. Não gostei da posição, porque ainda pensava em Sebastian. Era doentio estar atraída por ele. Era como se ele fosse um extraterrestre, nem era deste mundo! Mudei de posição de novo, mas ele não me saía da cabeça. Coloquei-me de barriga para cima e olhei derrotada para o tecto branco. Estava raivosa com Sebastian, já não o suportava, mesmo só o conhecendo há horas! Estava irritada por ele me ter lançado naquela situação como Guerreira. Estava irritada porque nunca me contava nada até ao fim. Estava irritada porque ele gozava comigo. Estava irritada porque ele me seduzia para divertimento dele. Estava irritada porque ele tinha feito com que estivesse completamente e perdidamente…apaixonada por ele!»

Twilight much?

shadow_phoenix
Dicionário

Postby shadow_phoenix » 07 Aug 2009 13:40

Anibunny wrote:um pedaço de extrato do livro:

«Dei uma volta na cama. Não gostei da posição, porque ainda pensava em Sebastian. Era doentio estar atraída por ele. Era como se ele fosse um extraterrestre, nem era deste mundo! Mudei de posição de novo, mas ele não me saía da cabeça. Coloquei-me de barriga para cima e olhei derrotada para o tecto branco. Estava raivosa com Sebastian, já não o suportava, mesmo só o conhecendo há horas! Estava irritada por ele me ter lançado naquela situação como Guerreira. Estava irritada porque nunca me contava nada até ao fim. Estava irritada porque ele gozava comigo. Estava irritada porque ele me seduzia para divertimento dele. Estava irritada porque ele tinha feito com que estivesse completamente e perdidamente…apaixonada por ele!»

Twilight much?

Ok, isso até me deu a volta ao estomago. Definitivamente, não é para mim.

Mas devo congratular o autor pelo trabalho de divulgação (que muito raramente os autores portugueses fazem como deve ser). Ainda falta um mês para o livro ser lançado, já é mais mencionado na net que muita obras publicadas (e não estou a falar de edições de autor e afins).

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 07 Aug 2009 21:40

Por acaso shadow vi que ele andou a promover o livro em foruns do Twilight e de Evanescence... esta gente tem muita inteligência para marketing, só eu é que tenho medo de shameless advertising! Mas pronto são escolhas :wink: devemos aprender com os outros :biggrin:

Return to “Autores U - Z”