Orbias - As Guerreiras da Deusa, de Fábio Ventura

fabiomventura
Panfleto

Re: Orbias

Postby fabiomventura » 25 Aug 2009 12:32

Queria avisar os caros amigos do Bad Books don't Exist que o livro "Orbias - As Guerreiras da Deusa" vai estar a venda a partir de dia 8 de Setembro =)

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 25 Aug 2009 12:59

fabiomventura wrote:Queria avisar os caros amigos do Bad Books don't Exist que o livro "Orbias - As Guerreiras da Deusa" vai estar a venda a partir de dia 8 de Setembro =)

E sessão de apresentação? Já está alguma marcada?

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

fabiomventura
Panfleto

Postby fabiomventura » 25 Aug 2009 16:10

Samwise wrote:
fabiomventura wrote:Queria avisar os caros amigos do Bad Books don't Exist que o livro "Orbias - As Guerreiras da Deusa" vai estar a venda a partir de dia 8 de Setembro =)

E sessão de apresentação? Já está alguma marcada?

Sam

Ainda estou em conversações com o Grupo Leya. Se tudo correr bem, será na Fnac do Algarve Shopping na Guia. Mas ainda está sujeito a alteração. Também ainda não está confirmada a pessoa que irá apresentar o livro. Assim que souber de alguma coisa, aviso =)

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 25 Aug 2009 17:02

Já vi que ia custar 15€.... não temos direito a desconto :whistling:

DreamGazer
Comic Book

Postby DreamGazer » 30 Aug 2009 13:12

Antes de mais gostava de dizer que tive conhecimento deste lançamento graças à promoção online que o autor fez. Só por isso dou os meus parabéns e digo que mais autores deviam fazer o mesmo.
Só por este trabalho de divulgação já tenho vontade de comprar o livro, embora sinceramente a história não seja do género que costumo gostar.
Quanto às discussões aqui neste tópico, não vejo nada contra as "inspirações musicais" e/ou videojogos que inspiraram a escrita. Todos sabem que os escritores são inspirados por tudo à sua volta. Dizer o contrário seria mentira. Não vou certamente comprar um livro baseado na "banda sonora" que o inspirou, mas a informação não me afecta nem mal nem bem. E não me parece que a Stephenie Meyer tenha sido a primeira a referir uma banda como inspiração. Muito antes do Twilight ver a luz do dia, já eu ouvia falar em autores que mencionavam música como motor propulsor para a escrita.

Cerridwen
Edição Única

Orbias - As Guerreiras da Deusa, de Fábio Ventura

Postby Cerridwen » 25 Jun 2010 13:51

Image

Orbias - As Guerreiras da Deusa, é o primeiro romance de Fábio Ventura e foi publicado pela Casa das Letras em 2009. A acção decorre num mundo com duas dimensões. Uma semelhante ao universo em que vivemos e criada pelo Deus. E uma com ambiente idêntico ao do período anterior à Revolução Industrial e elementos de fantasia, chamada de Orbias, uma criação da Deusa.

As duas espécies de seres humanos viveram em paz durante algum tempo. Porém, os Humanos invejavam e cobiçavam os poderes mágicos dos Orbianos. O que motivou uma grande guerra entre as duas espécies. A Deusa criou um grupo de guerreiras e atribuiu a cada uma delas um dos seus poderes. Os Humanos construíram diversas armas de destruição. A Guerra tomou proporções devastadoras e os deuses viram-se obrigados a tentar separar o Mundo em duas dimensões isoladas. Por ter prescindido de parte dos seus poderes em favor das guerreiras, a Deusa pediu o sacrifício delas para que a separação dos mundos fosse efectivada. Todavia, algo correu mal. A separação não foi concluída, as guerreiras morreram e reincarnaram.

Noemi é a guerreira da Omnisciência e a líder das Guerreiras da Deusa. Algo que não sabe quando a história começa. Julga-se uma rapariga humana normal e desconhece a existência de Orbias, mas cedo descobre que é uma Guerreira. É principalmente através dela, que o leitor acompanha o desenrolar da acção do romance.

São escassas, as descrições. Insuficientes para que o leitor compreenda a história à medida que ela decorre, os intervenientes e o mundo imaginário criado pelo autor.

As personagens estão pouco trabalhadas e algumas são demasiado imaturas para a idade, o que acarreta alguns problemas como a credibilidade de outras personagens que depositam confiança naquelas para tarefas de grande importância. Enquanto a história é composta por um conjunto de acontecimentos que se sucedem uns aos outros com excessiva rapidez. É difícil compreender os motivos por detrás de tantos conflitos e o porquê do seu início precoce. Ainda as Guerreiras não sabem bem quem são, o que é Orbias, nem quem são os seus inimigos e já combatem.

Embora a escrita melhore ao longo do romance e se note alguma imaginação, Fábio Ventura mantém a fórmula inicial, de revelar pouco em cada porção e, por vezes, confundir o leitor. Possivelmente, com o intuito de tornar os acontecimentos imprevisíveis. No final da obra, tenta persuadir o leitor a ler o seu próximo livro, através de voltas e reviravoltas que até personagens baralham, mas descuida-se um pouco na coerência da obra.

Anibunny
Edição Única

Re: Orbias - As Guerreiras da Deusa, de Fábio Ventura

Postby Anibunny » 25 Jun 2010 16:58

Ainda as Guerreiras não sabem bem quem são, o que é Orbias, nem quem são os seus inimigos e já combatem.

A Sailor moon também aceitou muito bem o facto de ela ser uma guerreira que castiga todos em nome da lua x) Li que o autor inspirou-se na Sailor Moon, na Stephanie Meyer e nas sagas de Final Fantasy: isso nota-se?

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 25 Jun 2010 20:51

Nota-se a inspiração em Sailor Moon. Não dei pela inspiração em Stephanie Meyer.

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 01 Mar 2011 20:01

Terminei a leitura do " Orbias, As Guerreiras da Deusa ".

Achei alguma piada à estória dos dois mundos paralelos e os cenários criados, as partes de humor que nela existem também gostei, mas tirando isso fiquei desapontado. As personagens não me cativaram a não ser o Adam, Belladona e Riddel.
As lutas das guerreiras poderiam ter sido mais equilibradas pois deu-me a sensação de ser tudo demasiado fácil para quem acabara de descobrir que era guerreira e tinha poderes. Os comportamentos das personagens estavam um pouco desajustados e nos diálogos e pensamentos podiam muito bem cortar umas páginas que não fazia falta.
A luta final foi para mim um dos melhores momentos, os combates anteriores foram fraquinhos e podiam ter sido mais bem explorados. Os maus da fita deixaram muito a desejar.
Os " hahaha e hihihi " presentes nos diálogos e as palavras repetidas num curto espaço também não ajudaram em nada, achei um pouco infantil.

Mas tirando isso até se lê bem e rápido. Nota 5/10 :tu:

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 01 Mar 2011 20:38

Sharky wrote:(...)
Mas tirando isso até se lê bem e rápido. Nota 5/10 :tu:

Ou como escreveu alguém uma vez num desses blogues «literários», tirando as partes más até que foi um bom livro. :mrgreen:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Lady Entropy
Papa-livros

Postby Lady Entropy » 01 Mar 2011 20:50

Ainda tenho o meu livro na minha prateleira para ler (comprei-o para cumprir a minha cota de Cheesy Books) mas pelas descrições que vejo, essa história dos dois mundos, onde um grupo de raparigas normais vai parar num mundo de fantasia, e onde descobrem que são guerreiras para uma divindade feminina faz me lembrar completamente o anime\manga Magic Knight Rayearth.

Neste manga, três estudantes de liceu vêm uma luz durante uma viagem de estudo, e acordam em Cephiro, um mundo de fantasia, descobrindo que são as lendárias Magical Knights Rayearth, desenvolvendo poderes sobrenaturais e lutando pela Princesa Esmeralda, a "divindade" que sustem sozinha Cephiro.

Estes paralelos podem não aparecer completamente, mas isto de "ir parar a outra dimensão e descobrir poderes mágicos" é muito mais MKR que Sailor Moon.

Ah, sim, porque as protagonistas de MKR também voltam à terra no final e depois ficam desesperadas a quererem voltar ao outro mundo -- ao qual voltam no storyarc seguinte. Se não estou em erro, isto também acontece no Orbias.
"I believe in pink. I believe that laughing is the best calorie burner. I believe in kissing, kissing a lot. I believe in being strong when everything seems to be going wrong. I believe that happy girls are the prettiest girls. I believe that tomorrow is another day and I believe in miracles."

— Audrey Hepburn

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 01 Mar 2011 20:56

Adoro a ideia da Belladonna, a execução nem tanto, até escrevi um conto sobre ela :bow:

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 01 Mar 2011 22:20

Lady Entropy wrote:Estes paralelos podem não aparecer completamente, mas isto de "ir parar a outra dimensão e descobrir poderes mágicos" é muito mais MKR que Sailor Moon.

E havia aqueles que usavam um armário para passarem entre dimensões...

Quanto à Belladona, gosto mais da do disco :mrgreen:
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 11 Sep 2011 00:41

Se tivesse lido este livro quando tinha 14 anos, via Sailor Moon e jogava Final Fantasy (na golden age do Sakaguchi) tinha adorado o livro. Com quase 23 anos fica o sentimento de nostalgia desse tempo onde eu tentava escrever em inglês também sobre Deusas. Como já tinha lido o segundo volume (graças ao blog Bela Lugosi is Dead), estava à espera da oportunidade de ler o primeiro volume para saber se as críticas eram justas. Como o meu querido irmão teve a felicidade de comprar o livro primeiro que eu, decidi roubar-lho e ler num instante como tudo começou em Orbias. Existem problemas que já sublinhei noutras críticas sobre a narrativa do Fábio Ventura, contudo o principal problema (pessoalmente) é o product placement: o carro Mazda, as sapatilhas All Stars etc e algumas expressões que os jovens usam e que são mesmo más. Para alguém que já é adulta tudo isto soa a falso, para alguém que é adolescente duvido que ache o livro mau.

Outro problema é a idade das personagens. Quando se escreve para adolescentes há sempre a dificuldade de acertar na idade. Se as personagens forem demasiado adultas há a probabilidade de as acharem demasiado maduras, ou então usam a idade do público-alvo (neste caso digamos 14/15 anos) e caem na tentação de tudo parecer falso (ter miúdas de 15 anos a salvarem mundos... yeah right). A falta de maturidade das personagens relaciona-se com o facto de este ser o primeiro livro do autor (que o deve ter escrito mais ou menos com essa idade) e não consegue para já fazer melhor, devido a essa falta de maturidade na escrita. Contudo, e apesar de todos os defeitos que o livro apresenta (falta de maturidade, falta de descrição de sentimentos mais profundos como o amor, as personagens têm lack of depth), existem poucos livros para adolescentes que consigam apelar aos jovens. Lembrem-se que estes já duelam durante as aulas com “clássicos” e em casa querem ler algo que lhes apele, que consigam identificar-se e aí surge o “Orbias” a tentar colmatar esta falha. Ensina aos jovens a serem corajosos, a acreditarem neles mesmos e a nunca confiarem no óbvio. Existe bastante influência dos RPGs e mais uma vez senti que estava a jogar um livro (principalmente na ultima cena que parecia o last boss).

“Orbias: As guerreiras da Deusa” tem tudo o que um primeiro livro tem: falhas, imaturidade, promessa de crescimento e um sabor amargo que grita aos jovens que nem tudo é um mar de rosas com final feliz.

Return to “Autores U - Z”