Jesus, O Judeu (César Vidal)

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Jesus, O Judeu (César Vidal)

Postby Cerridwen » 26 Feb 2011 14:33

Jesus, O Judeu
César Vidal


Image

Editora: A Esfera dos Livros
Colecção: História Divulgativa
Nr. de páginas: 300
ISBN: 978-989-626-288-4

Sinopse: «Jesus de Nazaré é uma personagem adorada, venerada e admirada por milhões de pessoas. Deus para uns, mestre para outros, a realidade é que a sua figura e os seus ensinamentos são desconhecidos por muitos dos que afirmam segui-lo. Séculos de manipulação e ocultação, esconderam a verdade de que Jesus não foi um cristão nem nasceu no meio ocidental. Jesus nasceu, viveu e morreu como judeu e tanto a sua pessoa como a sua doutrina são impossíveis de compreender sem ter em conta estes factos. O historiador espanhol César Vidal, especialista em Teologia e Filosofia, traz-nos neste livro uma tentativa sólida e audaz de revelar a realidade histórica de Jesus. Baseado numa pesquisa extensa e em documentação variada, Jesus, o Judeu pretende perceber quem foi este homem, o seu contexto familiar, quem deixou de ser, o que ensinou e qual o seu verdadeiro significado na História Universal. Uma leitura indispensável para compreender o judaísmo do Segundo Templo, as origens do cristianismo, as verdadeiras raízes da cultura em que vivemos.»

César Vidal é licenciado em Direito e doutorado em História, Teologia e Filosofia. Foi professor em várias universidades europeias e nos Estados Unidos.

User avatar
Bugman
Edição Única
Posts: 4349
Joined: 24 Jun 2009 17:47
Location: Almada Capital
Contact:

Re: Jesus, O Judeu

Postby Bugman » 26 Feb 2011 16:52

Tenho de discordar um pouco do que é dito nessa sinopse. A Bíblia católica apresenta os textos do Antigo Testamento (que, não sendo cópia fiel, correspondem à Tora) precisamente para fornecer um enquadramento de Jesus como Deus na Terra aos olhos do Judaísmo. Lá vêm retratadas as aspirações e sofrimentos do povo judaico, os exílios, as provações (se quisermos a sua mitologia e folclore).

A leitura das cartas de S.Paulo, ou do livro dos Actos dos Apóstolos dá-nos de seguida uma visão de como se cindriam o Judaísmo do Cristianismo.

De resto acho que um livro que desmonte a tese do Jesus loiro, não circuncidado e mais branco que uma folha de papel é sempre bem vindo!
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela


Return to “Autores U - Z”




  Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest