Arde o Musgo Cinzento - Thor Vilhjálmsson

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Arde o Musgo Cinzento - Thor Vilhjálmsson

Postby Cerridwen » 24 May 2012 08:26

Arde o Musgo Cinzento
Thor Vilhjálmsson


Editora: Cavalo de Ferro
Tradutor: Carlos Aboim de Brito
ISBN: 978-989-623-150-7
Classificação: Romance
Publicação: Final de Maio de 2012
Páginas: 248

Sinopse: «Islândia, século XIX: uma terra em que as forças da natureza, primordiais e misteriosas, ainda não estão inteiramente domadas pelo Homem. Ásmundur, jovem juiz e poeta, protagonista deste romance (inspirado numa figura histórica real), é chamado a julgar o seu primeiro processo, um desolador caso de incesto e infanticídio perpetrado por dois jovens irmãos denunciados pelos seus vizinhos camponeses. Será Ásmundur a ter de decidir se os dois irmãos são culpados. A sua viagem em direcção ao lugar do delito, no interior remoto do país, é uma odisseia através das origens de uma nação em que a natureza, os mitos e as sagas se contrapõem à sociedade racional e moderna que o homem quer construir. À medida que a história que opõe os irmãos aos seus vizinhos (um caso verídico descrito nos anais judiciais da Islândia) se vai desvelando, as firmes convicções do jovem juiz vão mudando a pouco e pouco. A prosa de Thor Vilhjálmsson é magistral em urdir subtilmente os diversos registos da narrativa (judiciário, político, religioso, onírico, lírico), fazendo deste livro uma obra-prima incontestável da literatura europeia contemporânea.»

Thor Vilhjálmsson nasceu em Edimburgo, em 1925. Viveu durante algum tempo em França e acabou por se fixar na Islândia. Iniciou-se na carreira artística com a publicação do livro Maðurinn er alltaf einn (1950). E publicou romances como Náttvíg (1989), Morgunþula í stráum (1998) e Fljótt, fljótt, sagði fuglinn (1969). Foi distinguido com o Nordic Council Literature Prize e o Swedish Academy Nordic Prize, entre outros galardões.

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Re: Arde o Musgo Cinzento - Thor Vilhjálmsson

Postby Cerridwen » 25 Jun 2012 18:27

Thor Vilhjálmsson (1925-2011), que além de escritor e poeta também foi pintor. Vilhjálmsson estava inédito em Portugal, e tenho dúvidas sobre se este terá sido o romance mais adequado para o revelar. Embora o autor faça muita questão nos seus pergaminhos modernistas, a estrutura de Arde o Musgo Cinzento é bastante convencional. A intriga é simples: dois irmãos acusados de incesto, o atavismo dos vizinhos, a ponderação do juiz (inspirado na figura do advogado liberal Einar Benediktsson), a tragédia. Em pano de fundo, o mito de Jasão e Medeia.

- Eduardo Pitta, in Da Literatura


Return to “Autores U - Z”




  Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 5 guests

cron