Cama de Gato - Kurt Vonnegut

Cerridwen
Edição Única

Cama de Gato - Kurt Vonnegut

Postby Cerridwen » 12 Jun 2012 09:59

Cama de Gato
Kurt Vonnegut

Editora: Bertrand Editora
ISBN: 9789722524582
Classificação: Romance
Páginas: 216

Sinopse: «O doutor Felix Hoenikker, um dos «pais» da bomba atómica, deixou à humanidade um legado fatídico. Foi ele o inventor do gelo-nove, um químico letal capaz de congelar o mundo inteiro. As investigações de John, o escritor que está a preparar uma biografia de Felix, conduzem-no aos três excêntricos filhos do cientista, a uma ilha nas Caraíbas onde se pratica a religião bokononista e, mais tarde, ao amor e à loucura. Narrado com um humor desarmante e uma ironia amarga, este livro de culto acerca da destruição global é uma sátira hilariante e assustadora sobre o fim do mundo e a loucura dos homens.»

Thanatos
Edição Única

Re: Cama de Gato - Kurt Vonnegut

Postby Thanatos » 12 Jun 2012 13:46

Tradução de Cat's Cradle. Selo de Recomendação Thanatos.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 12 Jun 2012 14:26

Thanatos wrote:Tradução de Cat's Cradle. Selo de Recomendação Thanatos.

Como é que queres que não seja 'culpa tua', se continuas a insistir? :P
Com o teu selo em cima, já entrou na minha lista de livros a adquirir :D
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 12 Jun 2012 14:54

Não costumo protestar muito em relação às traduções dos títulos, mas... Cama de Gato? :( Não li o livro e portanto não posso aferir até que ponto o título (tradução) é adequado, mas traduzir "cradle" por "cama" é, no mínimo, duvidoso. Thanatos, tu que leste o livro, este título faz sentido em português?

Já agora, esse teu selo faz-me pensar duas vezes. Já tinha decidido que o Vonnegut não é autor para mim, depois de me arrastar pelo Jailbird e o Breakfast of the Champions. Talvez experimente ler em português, pode ser que o problema fosse do original. :devil:

S.

Sofiushka
Edição Limitada

Postby Sofiushka » 12 Jun 2012 15:31

O cat's cradle é, muito literalmente a cama de gato, só que aquela que se faz nos dedos com um elástico :)

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 12 Jun 2012 15:36

Mas isso em português chama-se "cama de gato"??? :o Sempre a aprender...
De qualquer forma, tens razão, nem tinha pensado muito no assunto. Não sei porquê estava a associar o "cradle" somente ao seu significado básico de "berço". Nem me lembrei de ver a expressão como um todo. Já me vou flagelar... :P

S.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 12 Jun 2012 18:52

A Sofisuhka respondeu e muito bem, Tzimbi.

Posso adiantar que a novela é talvez das obras dele mais acessíveis ao não-iniciado (vulgo, TU :P ) e não estragarei nada ao dizer que o jogo Cama de Gato faz sentido usar como título no contexto da novela. Basta leres para perceberes.

Já agora adianto que não me admira que não tenhas gostado do Vonnegut se o que leste dele foi essas... coisas! Tantos bons romances e novelas e vais logo para esses. <_<
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Bubbles
Livro Raro

Postby Bubbles » 12 Jun 2012 20:40

Thanatos wrote:Tradução de Cat's Cradle. Selo de Recomendação Thanatos.

Foi daqueles que comprei quando houve a baixa de preços nos ebooks dele. Esta em lista de espera!! ^_^
"Não sou obrigada a jurar obediência às palavras de qualquer mestre" Horácio
"Um coração saudável tem um comportamento caótico"
Joana Augusto's Flick Photostream *** The Ground Beneath My Feet

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 12 Jun 2012 21:47

Este, li na ressaca do Matadouro 5 e perdeu na comparação - injusta no resultado, é certo, porque o livro é muito bom (assim o recordo), mas ainda assim inevitável para um leitor iniciado (vulgo, eu), e sobretudo iniciado no Vonnegut. :mrgreen:

Sendo que se recomenda, pois, começar por este. :D
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

urukai
Edição Única

Postby urukai » 12 Jun 2012 22:05

os plots do homem não me cativam e acho que ainda não adquiri nenhum dele para ler.

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 13 Jun 2012 01:52

Thanatos wrote:Já agora adianto que não me admira que não tenhas gostado do Vonnegut se o que leste dele foi essas... coisas! Tantos bons romances e novelas e vais logo para esses. <_<

Desculpa lá, mas o Breakfast of Champions não é uma obra menor dele, é uma das mais conhecidas (eu sei que mais conhecida não significa mais qualidade, mesmo assim...), a par com o Slaughterhouse-Five e este. Mas eu não gostei mesmo do suposto tom satírico e irónico da escrita do homem, impliquei com tudo do princípio ao fim, até com os desenhos... :rolleyes: Na altura, disseram-me que o que me faltava era sentido de humor, por isso não percebia a piada do que ele escrevia, pppfffff....
Contudo, estou sempre disposta a uma nova tentativa, especialmente se vier com uma boa recomendação. Só é pena o título ser tão idiota... :P

S.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 13 Jun 2012 08:02

O Breakfast é uma seca, ponto final.

Mas também te digo, se não aprecias a ironia do homem então também não ia ser este livro que te ia mudar a opinião dele. Aliás já começaste a embirrar com o título... :rolleyes:

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 13 Jun 2012 14:00

Eu também associei cradle a berço, mas não li o livro =(

Return to “Autores U - Z”