A Menina que Circum-navegou o Reino Encantado - Catherynne V

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

A Menina que Circum-navegou o Reino Encantado - Catherynne V

Postby Cerridwen » 09 Mar 2013 13:16

A Menina que Circum-navegou o Reino Encantado
(Num Barco Que Ela Mesma Fez)

Catherynne M. Valente


Editora: Gailivro
Título original: The Girl Who Circumnavigated Fairyland in a Ship of Her Own Making
Ilustração: Ana Juan
Número de Páginas: 280
Publicação prevista: 26 de Março
Classificação: Literatura Fantástica para Jovens Adultos
ISBN: 9789892321943

Sinopse: «Setembro - que tem doze anos e vive em Omaha - tinha uma vida normal, até o pai ir para a guerra e a mãe ir trabalhar. Certo dia, encontra-se à janela da cozinha com um Vento Verde (sob a forma de um cavalheiro com um casaco verde), que a convida para uma aventura, dando a entender que o Reino Encantado precisa da sua ajuda. A nova Marquesa é imprevisível e volúvel, e não muito mais velha do que Setembro. Só Setembro conseguirá recuperar da floresta encantada um talismã que a Marquesa deseja, e, se não o fizer... a Marquesa fará a vida negra aos habitantes do Reino Encantado. Por esta altura, Setembro já começou a fazer novos amigos, incluindo um dragão alado que adora livros e um rapaz misterioso chamado Sábado.»

Leitura de um excerto: http://recursos.wook.pt/recurso?&id=9207482

Catherynne M. Valente é conhecida como escritora de literatura fantástica, embora também escreva poesia. Entre as suas várias obras, encontram-se os romances A Menina que Circum-Navegou o Reino Encantado num Barco que ela mesmo fez, Palimpsest, The Habitation of the Blessed, Deathless, Deathless e The Labyrinth. Palimpsest foi nomeado para os Prémios Hugo e Locus de 2010. Publicou contos em revistas e jornais como a Clarkesworld Magazine, Lightspeed Magazine, Subterranean Online e Weird Tales. Assim como em antologias, nomeadamente Interfictions, Salon Fantastique e Steampunk Reloaded. Tendo vencido o Prémios Locus 2012 de novela, com Silently and Very Fast e de noveleta, com White Lions On A Green Field.

User avatar
Thanatos
Edição Única
Posts: 13870
Joined: 31 Dec 2004 22:36
Contact:

Re: A Menina que Circum-navegou o Reino Encantado - Catheryn

Postby Thanatos » 09 Mar 2013 15:42

Excelente aposta da Gailivro. Selo de recomendação Thanatos.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

User avatar
pco69
Cópia & Cola
Posts: 5488
Joined: 29 Apr 2005 23:13
Location: Fernão Ferro
Contact:

Re: A Menina que Circum-navegou o Reino Encantado - Catheryn

Postby pco69 » 09 Mar 2013 20:17

Thanatos wrote:Excelente aposta da Gailivro. Selo de recomendação Thanatos.

devido ao selo Thanatos, já foi para a lista de livros a adquirir :P

(aproveito para dar -mais uma vêz- os parabéns à Cerridwen pela sua persistência em nos dar a conhecer dezenas de obras editadas cá neste cantinho) :tu:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

User avatar
Bubbles
Livro Raro
Posts: 1994
Joined: 29 Dec 2004 18:33
Location: Halifax
Contact:

Re: A Menina que Circum-navegou o Reino Encantado - Catheryn

Postby Bubbles » 10 Mar 2013 01:27

Thanatos wrote:Excelente aposta da Gailivro. Selo de recomendação Thanatos.


Tenho o Deathless para ler! Vindo de uma amiga que nem gosta de fantasia :mrgreen:
"Não sou obrigada a jurar obediência às palavras de qualquer mestre" Horácio
"Um coração saudável tem um comportamento caótico"
Joana Augusto's Flick Photostream *** The Ground Beneath My Feet

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Re: A Menina que Circum-navegou o Reino Encantado - Catheryn

Postby Cerridwen » 12 Mar 2013 17:20

Obrigada pco69 ^_^ Digamos que gosto de partilhar conhecimento e que, infelizmente, ultimamente tenho tido tempo de sobra para estas coisas.

Voltando ao tema do tópico, como confio no selo de recomendação Thanatos também adicionei este livro à minha wishlist. Embora a minha hesitação tivesse apenas a ver com o público a que o livro se destina, porque da Catherynne M. Valente já queria ler algo há muito tempo.

User avatar
acrisalves
Edição Única
Posts: 3490
Joined: 29 Dec 2004 13:53
Location: In a florest mist
Contact:

Re: A Menina que Circum-navegou o Reino Encantado - Catheryn

Postby acrisalves » 14 Dec 2014 22:56

De uma autora de fantástico bastante conhecida (se não em Portugal, pelo menos fora de Portugal) e com uma capa deliciosa, este livro conta a história de uma rapariga, Setembro, levada pelo vento, para o Reino Encantado, um reino de regras estranhas, onde se vê sozinha. Mas tal não impede que se encha de coragem e vá escolhendo missão atrás de missão que a levam por um caminho bastante óbvio, aliás, que outro objectivo poderia ter a presença de uma rapariga no reino encantado, senão lutar contra a bruxa má que a todos subjugou?

Ao longo das aventuras novos amigos se juntam às sucessivas demandas: primeiro para confrontar quem reina naquele mundo, a marquesa, e, depois, dominada por esta, numa missão obscura. Entre os amigos encontra-se um dragão bibliotecário que decorou páginas e páginas. Mas só até à letra L. Pelo caminho vai encontrando estranhas personagens, desde uma mulher sabão que terá sido criada à semelhança de um Golem, a bruxas simpáticas.

Para além da belíssima capa, também o interior está repleto de imagens fantásticas e fantasiosas que iniciam cada parágrafo, sempre com resumos engraçados e curiosos, que nos introduzem à próxima aventura de Setembro no reino-encantado, aventuras surreais que parecem ter saído da mente de uma criança.

Mas nem tudo são rosas, e em vários aspectos. A vida de Setembro, antes da vinda para o Reino Encantado terá sido marcada pela ida do pai para a Guerra, e do abandono parcial do lar pela mãe que agora trabalha todo o dia na fábrica, deixando a rapariga com pequenas tarefas domésticas. Terá sido esta a principal razão pela qual Setembro se deixou levar para o Reino Encantado, mas também aqui encontra perigos que, mais do que a vez, a colocam em perigo mortal.

Mas se a história tem momentos bastante bons também tem outros medíocres. As ideias apresentadas são bastante boas mas a passagem entre aventuras consegue ser, por vezes, abrupta. Provavelmente porque o livro está feito para ser lido capítulo a capítulo, aventura a aventura, e não todo de seguida, em poucas horas. Por outro lado, as personagens apresentam-se, por vezes, demasiado lineares e pouco densas, o que as consegue tornar quase indiferentes ao leitor. E ser um livro para um público mais jovem não deveria ser desculpa para este ponto.

Entenda-se que estes pontos são pequenas arestas no conjunto todo, mas que são suficientes para não colocar este livro ao nível da série fantástica do Philip Pulman, por exemplo. Por outro lado, existem gralhas linguísticas – e eu não sou das pessoas mais atentas a este ponto. Existem algumas frases confusas que quebraram, por vezes, o ritmo da leitura. Felizmente, não são tão frequentes que retirem o prazer da leitura No final, gostei o suficiente para recomendar e para esperar que os seguintes também sejam publicados em português. Juvenil ou não, não é todos os meses (nem sequer todos os anos) que se publica fantástico de uma autora de referência.

(publicado, com fotos, no blog)


Return to “Autores U - Z”




  Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests

cron