Biblioteca (Zoran Zivkovic)

urukai
Edição Única

Re: Biblioteca (Zoran Zivkovic)

Postby urukai » 12 Apr 2011 13:31

Sam,
Rabujas com o hype do livro mas por sua vez crias tu hype para a tua critica. Afinal gostaste, tanto ou mais que eu.
Que decepção! Eu a pensar que vinha aqui com o alcatrao e afinal nada!

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 12 Apr 2011 13:53

Tou com o urukai. Tanta coisa e toma lá um 8 em 10. :td:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 12 Apr 2011 13:57

Thanatos wrote:Tou com o urukai. Tanta coisa e toma lá um 8 em 10. :td:

'Tás tu, o urukai e eu.
8/10 é muito bom, Sam... Ai se tivesses gostado, deveria ser um 12/10, não? :twisted:

(Eu gostei muito e dei-lhe 4/5... :whistle: )

S.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 12 Apr 2011 14:11

Desculpem-me se a minha opinião gorou positivamente as vossas expectativas. :mrgreen:

Se a minha decepção representou, graficamente falando, apenas dois pontos na escala, a diferença entre um 8 e um 10, acresce a noção de que 10 é o o ponto máximo dessa escala, e que quando estou à espera de gostar assim tanto é sempre uma desilusão adicional não atingir esse máximo. Digamos que estes dois pontos de diferença não têm o mesmo impacto que outros dois pontos, por exemplo, entre 8 e 6, ou 7 e 5.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 12 Apr 2011 14:14

Samwise wrote: Digamos que estes dois pontos de diferença não têm o mesmo impacto que outros dois pontos, por exemplo, entre 8 e 6, ou 7 e 5.

Usas portanto uma escala logarítmica :)

urukai
Edição Única

Postby urukai » 12 Apr 2011 14:21

Não interessa Sam, o povo quer vingança!

Image

Rui Ramos
Dicionário

Postby Rui Ramos » 16 Apr 2011 01:01

Li este livro há uns tempos atrás e gostei.

é daqueles que explora ideias que provavelmente já nos ocorreram mas que nunca chegamos a escrevê-las e depois aparece alguém como este autor que se nos antecipa <_<

Gostei particularmente do conto a biblioteca minimal.

O livro só tem o um senão: é demasiado caro para a sua espessura.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 16 Apr 2011 16:39

Rui Ramos wrote:O livro só tem o um senão: é demasiado caro para a sua espessura.

E voltamos ao livro ao quilo/metro...

Eh pá, não é UM livro, é uma biblioteca! :mrgreen:

>We now return to our regularly scheduled discussion. :whistle: <
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 18 Apr 2011 11:11

Rui Ramos wrote:Li este livro há uns tempos atrás e gostei.
é daqueles que explora ideias que provavelmente já nos ocorreram mas que nunca chegamos a escrevê-las e depois aparece alguém como este autor que se nos antecipa <_<

Agora que falas nisso, eu até cheguei a escrever um mini-conto que orbita à volta da mesma ideia que o Živković explora no "A Biblioteca Nocturna"... e escrevi-o , curiosamente, depois de uma fugaz passagem por alguns contos do Borges e bem antes de ler este A Biblioteca :D.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Rui Ramos
Dicionário

Postby Rui Ramos » 20 Apr 2011 01:15

Samwise wrote:

Agora que falas nisso, eu até cheguei a escrever um mini-conto que orbita à volta da mesma ideia que o Živković explora no "A Biblioteca Nocturna"... e escrevi-o , curiosamente, depois de uma fugaz passagem por alguns contos do Borges e bem antes de ler este A Biblioteca :D.

:D Fixe. Pena o Z ter ficado com os louros. <_< Digas o que disseres para a frente vão sempre comparar-te ao Z quando deveria ser ao contrário, mas quando a inspiração é o Mestre (Borges), é natural que existam pontos de contacto semelhantes.

Depois da biblioteca decidi-me de vez a enveredar nos meandros imaginativos do Borges. Ando a ler o 1º volume da obra completa.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 20 Apr 2011 11:01

Rui Ramos wrote:
Samwise wrote:

:D Fixe. Pena o Z ter ficado com os louros. <_< Digas o que disseres para a frente vão sempre comparar-te ao Z quando deveria ser ao contrário, mas quando a inspiração é o Mestre (Borges), é natural que existam pontos de contacto semelhantes.

:D Calma aí. Os louros foram para onde deveriam de ter ido - o meu conto é completamente amador (de várias perspectivas) e não passa de uma brincadeira sem outras consequências. :P

Para além disso, O ZZ escreveu o dele bem antes do meu, e mesmo que não o tenha lido eu é que vou ser sempre acusado de ter aproveitado uma ideia "já tida" por outros. :mrgreen:

Rui Ramos
Dicionário

Postby Rui Ramos » 21 Apr 2011 00:15

Samwise wrote:
:D Calma aí. Os louros foram para onde deveriam de ter ido - o meu conto é completamente amador (de várias perspectivas) e não passa de uma brincadeira sem outras consequências. :P

Para além disso, O ZZ escreveu o dele bem antes do meu, e mesmo que não o tenha lido eu é que vou ser sempre acusado de ter aproveitado uma ideia "já tida" por outros. :mrgreen:

Bem pelo menos associam a tua obra ao teu nome, mesmo que possas sofrer de "acusações de aproveitamento de ideias alheias".

Na Bang nº9 referiram uma obra minha e de uns amigos meus e atribuíram-na a outros. Na minha opinião é bem pior. Estou a falar dos Murmúrios das Profundezas criado pela equipa R'lyeh Dreams e não pela Tentáculo.

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 01 Aug 2012 18:06

A Madalena, que é uma jovem de pouco mais de 25 anos que trabalha comigo e anda sempre em cima do acontecimento no que toca a novidades editoriais, falou-me há dias de Zoran Živković, um escritor nascido em 1948 no território que é hoje a Sérvia. Como ainda nunca tinha lido nada deste autor, ela emprestou-me um livro de contos publicado pela Cavalo de Ferro em Portugal, que se intitula A Biblioteca e ganhou em 2003 o World Fantasy Award. Não se assustem com a palavra «fantasy» aqueles que (se calhar, como eu) não se sentem minimamente atraídos por um género que associam a mundos de fadas, elfos, brumas ou Atlântidas; aqui o termo tem mais que ver com o irreal e o absurdo do que propriamente com sagas melífluas ou saudosistas de Avalon, e o assunto – as bibliotecas – interessa de certeza aos leitores deste blogue. Pois a verdade é que este livrinho é uma preciosidade e os seus textos, que podem ser lidos num serão, são bastante devedores de Borges ou Kafka – e todos fantásticos, mas numa outra acepção da palavra, desde aquele em que um autor encontra na Internet a sua bibliografia que ainda não escreveu até àquele em que se revê o cenário clássico do Inferno católico, dando-lhe a forma de uma biblioteca na qual os «degredados» terão de ler livros como castigo pelos seus pecados – e, claro, nem pensar em policiais para os criminosos... Numa prosa fresca e intrigas bem apanhadas, a garantia de umas horas bem passadas em bibliotecas de vários tipos. Obrigada, Madalena, fico a dever-lhe mais esta.
- Maria do Rosário Pedreira, in Horas Extraordinárias

Return to “Autores U - Z”