A Sombra do Vento (Carlos Ruiz Zafón)

srd
Dicionário

A Sombra do Vento (Carlos Ruiz Zafón)

Postby srd » 17 Mar 2008 13:09

Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: D. Quixote
Ano de edição: 2004
N.º de páginas: 400

Sinopse:
"A Sombra do Vento" é um mistério literário passado na Barcelona da primeira metade do século XX, desde os últimos esplendores do Modernismo até às trevas do pós-guerra. Um inesquecível relato sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros, num crescendo de suspense que se mantém até à última página.

Numa manhã de 1945, um rapaz é conduzido pelo pai a um lugar misterioso, oculto no coração da cidade velha: O Cemitério dos Livros Esquecidos. Aí, Daniel Sempere encontra um livro maldito que muda o rumo da sua vida e o arrasta para um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma obscura de Barcelona. Juntando as técnicas do relato de intriga e suspense, o romance histórico e a comédia de costumes, "A Sombra do Vento" é sobretudo uma trágica história de amor cujo eco se projecta através do tempo.

Prémios: Espanha: Prémio da Fundação José Manuel Lara ao livro Mais Vendido; Prémio dos Leitores do Jornal Lá Vanguardia; Prémio Protagonistas. Estados Unidos da América: Borders Original Voices Award; Gumshoe Award, New York; Public Library Book to Remender; BookSense Book of the Year (Honorable Mention); Barry Award, Joseph-Beth and Davis-Kidd Booksellers Fiction Award; França: Prémio ao Melhor Livro Estrangeiro; Prix do Scribe; Prix Michelet; Prix de Saint Emilion; Holanda: Prémio dos Leitores; Noruega: Bjornson Order al Mérito Literário; Canadá: Prémio dos Livreiros do Canadá / Quebec; Prémio Literário Correntes d'Escritas 2006.

Li este livro no início do ano, e, estava um pouco renitente em lê-lo, mas ainda bem que o fiz.

Comecei o livro com o "a priori" não vou gostar, é um romance histórico, vou desistir do livro a meio, mais um para colocar em cima da mesa dos livros por acabar, mas que um dia penso voltar a tentar (não gosto de deixar um livro por ler).

A história começa com um rapaz a andar num corredor de um cemitério de livros, para escolher um livro. É um livro sobre livros.
E não foi preciso muito mais para continuar/começar a ler a história com mais entusiamo.

Considero que este livro está bem escrito - de uma forma envolvente, as personagens estão bem desenvolvidas e com um bom mistério.
Recomendo. :thumbsup:

SD

Thanatos
Edição Única

Re: A Sombra do Vento

Postby Thanatos » 17 Mar 2008 13:41

Já está resolvida a questão da capa. :smile: E obrigado pela participação, é disso que os fóruns precisam como de pãozinho prá boca.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

srd
Dicionário

Postby srd » 18 Mar 2008 17:04

Obrigada. :thumbup:

Entretanto já estive no subforum "sugestões-bugs-questões", e, existe lá um post com instruções para a colocação de imagens de Samwise.
Para uma próxima vou tentar seguir aqueles passos todos :unsure: , o resultado, depois logo se vê. :smile:
SD

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 18 Mar 2008 17:11

Mas quais passos? :unsure: Sabes o que eu fiz? Copiei o link que meteste cá, editei o teu post (privilégios de admin :tongue:) e cliquei no botãozinho de imagem, quando abriu a caixinha de diálogo a pedir o link "pastei" o link copiado, dei ENTER e fez-se o chocapic. :wink:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

srd
Dicionário

Postby srd » 18 Mar 2008 17:21

Estás a dizer-me que só me faltou o Enter?

:ranting: - Isto é comigo, mesmo...

SD

srd
Dicionário

Postby srd » 25 Mar 2008 10:58

Coloco um excerto do livro (último parágrafo do primeiro capítulo), que me fez ver este livro com outra perspectiva. Espero que gostem: :wink:

"Numa ocasião ouvi um cliente habitual comentar na livraria do meu pai que poucas coisas marcam tanto um leitor como o primeiro livro que realmente abre caminho até o seu coração. Aquelas primeiras imagens, o eco dessas palavras que julgamos ter deixado para trás, acompanham-nos toda a vida e esculpem um palácio na nossa memória ao qual, mais tarde ou mais cedo - não importa quantos livros leiamos, quantos mundos descubramos, tudo quanto aprendamos ou esqueçamos -, vamos regressar. Para mim aquelas páginas enfeitiçadas serão sempre as que encontrei entre os corredores do Cemitério dos Livros Esquecidos."

SD

Leo Turilli
Edição Limitada

Postby Leo Turilli » 17 Apr 2008 15:43

Gostei bastante deste livro, a história é envolvente, mas não sei se mereceu os prémios todos que recebeu

Livros2amao
Comic Book

Postby Livros2amao » 18 Apr 2008 00:00

Acabei de ler este livro há pouco menos de 2 semanas.
Até meio do livro, pensava para comigo "Ok, gosto da forma como está escrito, mas porquê tanto falatório sobre o livro?!" As expectativas também eram elevadas, pois já tinha visto muitas opiniões favoráveis (embora sejam sempre subjectivas).
A verdade é que depois de 1/2 livro, não consegui parar de ler enquanto não acabei, curiosa pelo desfecho e por perceber todas as ligações que são desenvolvidas ao longo da história. Mais, fiquei com vontade de reler, para estar mais atenta a certos pormenores que numa 1ª leitura e com a videz de chegar ao fim, se perdem.
Não será o melhor livro que li, mas gostei e fez-me passar um bom bocado.
<a href="http://livros2amao.blogspot.com/" target="_blank"><!--coloro:#0000ff--><span style="color:#0000ff"><!--/coloro-->http://livros2amao.blogspot.com/<!--colorc--></span><!--/colorc--></a><br />Venda de livros em 2ª mão

srd
Dicionário

Postby srd » 30 Apr 2008 18:13

Ana F. wrote:(...) As expectativas também eram elevadas, pois já tinha visto muitas opiniões favoráveis (embora sejam sempre subjectivas).

Penso que em parte comecei a gostar logo do livro (mesmo desde o início) exactamente por as minhas expectactivas serem muito baixas, não digo que comecei a ler contrariada, mas foi quase....

SD

npipas
Dicionário

Postby npipas » 25 Aug 2008 22:23

Eu li este livro há pouco tempo, foi-me oferecido, alguns amigos já me tinham falado dele e iniciei a leitura.
Na minha opinião, é um das histórias que mais me "comoveu" nos últimos tempos.
Adorei a ideia da história, acho que está original e bem estruturada.
Este livro conseguiu-me prender da 1ª à última página, demorei apenas 2 dias a le-lo.
Recomendo-o a todos.
Entretanto já vi o novo livro de Carlos Ruiz Zafón na fnac à venda, mas na edição original em Castelhano, estou à espera da edição nacional...

Fiquem bem

andrea
Comic Book

Postby andrea » 26 Aug 2008 14:51

Também me ofereceram este livro, confesso que não é do tipo para o qual olho quando estou numa livraria, e adorei. A história prende e está muito bem contada, mantém o mistério até ao fim! recomendo :smile: a ideia de um cemitério de livros é um paraíso, gostava de estar num lugar assim :wink:

ISO
Manifesto

Postby ISO » 19 Oct 2008 06:11

Este livro foi-me sugerido para leitura por um amigo que fez parte do júri do prémio Correntes d'Escrita que o escolheu como vencedor em 2006.

Foi certamente uma das melhores sugestões de leitura que alguma vez me fizeram. Juntamente com a Equação Dante, é um dos livros que eu próprio costumo sugerir a quem está à procura de algo "arrebatador". De tal modo que o pobre do meu exemplar, com uma capa diferente da que está actualmente no mercado, já começa a sentir as agruras de passar de mão em mão. :ranting: :lol2:

Isamene
Manifesto

Postby Isamene » 29 Nov 2008 19:26

Este é o meu companheiro do momento!
Pudesse eu estar sossegadinha e sem interrupções e devorá-lo-ia num instante!

Confesso k estou enfeitiçada pela escrita do Zafón e k já há um bom tempo k um livro não me cativava desta forma!
Consegui assim despertar duma certa letargia literária k me andava a atacar nos últimos tempos...

Recomendável, sem dúvida!

toiota
Livro Raro

Postby toiota » 27 Feb 2009 13:46

Antes de entrar aqui no forúm já tinha lido este livro, infelizmente não é meu era da biblioteca, já que quando lá vou tenho por habito dar uma vista de olhos nos destaques que lá são feitos e entre eles encontrava-se este livro, depois de ler um pouco do resumo fiquei curiosa e decidi levá-lo.
Devo dizer que não me arrependi pois adorei o livro é magnífico é de deixar uma pessoa sem fôlego, podem achar que sou muito tonta mas o certo é que em algumas parte até chorei.

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 12 Apr 2009 13:26

Carlos Ruiz Zafón é um escritor espanhol que se terá iniciado com ficção juvenil. A Sombra do Vento é o seu primeiro livro para um público mais maduro. Este foi recebido com um sucesso estrondoso em diversos países, e encontra-se já publicado um segundo livro, O Jogo do Anjo, que antecede A Sombra do Vento.

Em Portugal A Sombra do Vento foi publicado pela editora Dom Quixote, que prevé o lançamento de O Jogo do Anjo.

A Sombra do Vento inicia-se com um episódio que irá ser a origem de todo o enredo: o pai de Daniel Sempere leva-o a conhecer o cemitério dos livros, um local onde se guardam as últimas cópias de obras que se pensava estarem há muito desaparecidos.

A Daniel é oferecida a oportunidade de escolher um exemplar e ele pega em A Sombra do Vento, um romance de Julián Carax, uma personagem misteriosa que se terá perdido algures em Paris. Os romances de Julian Carax são muito raros e todas as cópias desapareceram dos alfarrabistas, perseguidos por uma arrepiante personagem que os queima.

É com este livro que Daniel conquista a amizade de Mr. Barceló, ao se negar a vender-lhe o livro por avultado valor, mas comparecendo todas as tardes para ler a história à filha cega, Clara Barceló. Daniel desenvolve um amor impossível por Clara, e numa noite de desgosto amoroso conhece a estranha personagem que pretende queimar os livros, assim como um mendigo que o ajuda, Fermín. Este tornar-se-á no ajudante da livraria do pai de Daniel, um ex-espião e conquistador de mulheres, uma personagem rocambolesca que dá o toque de humor à história.

De leitura compulsiva, novas camadas da história são reveladas com a pesquisa que Daniel e Fermín empreendem em busca da história por detrás do livro e do autor, Julián Carax. Este terá sido um jovem escritor com uma vida trágica, suportado por grandes amigos de infância, mas destruído por um amor impossível que foi alvo de inimigos implacáveis. A Sombra do Vento não fala só de desgostos amorosos e mistérios por desvendar, mas também de livros - do seu poder em captar os leitores e em alterar as suas vidas ao lhes despertar a sede por mais histórias semelhantes.

Entre o romance e o mistério, a história decorre durante a ditadura de Franco, tendo por isso um ambiente nublado, de medo e desinformação, à sombra de uma autoridade caprichosa e implacável incarnada pela personagem de Fumero, um inspector corrupto. São igualmente importantes as comparações que se estabelecem entre os tempos violentos da Guerra Civil que se viveram na cidade de Barcelona e a paz oprimida da ditadora, em que as notícias são manipuladas e os rostos se viram perante a verdade dos acontecimentos.

Ainda que não pertença aos géneros que mais costumo ler, A Sombra do Vento é um romance poderoso e interessante, que não se perde em verborreias pseudo-intelectuais ou em deambulações filosóficas. Nem por isso é uma história supérflua, mas completa e inteligente, que me despertou a vontade de ler os próximos livros do autor.

Cristina Alves in Rascunhos

Return to “Autores U - Z”