The Right Stuff (Tom Wolfe)

Samwise
Realizador

The Right Stuff (Tom Wolfe)

Postby Samwise » 06 May 2009 19:43

Image

Image

The Right Stuff, livro, é uma maravilha para quem gostou do filme, e é daqueles raríssimos casos em que não me importei de ver primeiro o filme, e em que não me consigo decidir de qual versão gostei mais - é óptimo verificar que muitos pequenos pormenores que não estão claros no filme (alguns sem que sequer nos apercebamos) fiquem de repente explicados. Uma abordagem completa a outra, sendo diferentes em alguns aspectos (diz-se que Wolfe não gostou da adaptação a filme da sua obra).

É um non-fiction acerca da corrida ao espaço, segundo uma perspectiva estritamente americana, carregada de sarcasmo, mas perfeitamente fiel ao que ficou conhecido na história com o Projecto Mercury. É a narração da escolha atribulada dos primeiros astronautas a serem enviados para o espaço, numa corrida desenfreada para fazer frente aos soviéticos (que se antecipavam e superavam os americanos em todas as vertentes dessa corrida, pelo menos até à conquista do solo lunar). Alternando entre a perspectiva panorâmica politico-social (a guerra fria entre os E.U.A. e a U.R.S.S) e o ponto de vista do indivíduo em relação ao seu meio (o piloto de testes, que desafia os limites da vida todos os dias para poder ficar no "topo da pirâmide" em relação aos seus compatriotas), Wolfe põe a nu as motivações que ergueram e sustentaram uma nação durante quase uma década, e o ridículo de algumas crenças e valores que construíram os seus heróis.

Fiquei adepto da habilidade de Tom Wolfe para narração e do seu estilo de abordagem, sempre a conseguir fazer-me rir, mesmo quando o assunto é sério (e ao longo do livro há umas quantas situações em que a morte vai aparecendo). Ao mesmo tempo noto-lhe uma característica bastante irritante: parece que está apaixonado pelo sua arte de contar uma boa história/piada. Tudo na escrita dele evidencia uma auto-indulgência que pode não ser do agrado de alguns.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Samwise
Realizador

Re: The Right Stuff

Postby Samwise » 29 May 2009 11:19

Thanatos wrote:Hoje arranquei definitivamente com a leitura de The Right Stuff (porque será que este título lembra-me sempre Bryan ferry? :unsure: ) que para já me está a agarrar positivamente. ( :bye: , Samwise, tinhas razão na ironia subtil que perpassa pelos parágrafos. Era algo que já me tinha esquecido da escrita dele.)

Achei muito engraçada a maneira como ele começa o livro: o ponto de vista da esposa solitária do piloto-de-testes quando começam a correr os rumores de que houve um acidente na pista. Há um rito que é seguido nessa altura, e que é mais ou menos secreto - "não vem nos manuais" -, assim como há muitos outros que vamos descobrindo ao longo do livro, e que colocam mesmo as coisas numa perspectiva relativista quase caricata - pelo menos para o pacato leitor comum.

Ainda me lembro dele a dizer que quando havia as reunião de antigos alunos do liceu, as esposas "das outras colegas" se queixavam da selva que era o mundo da bolsa, e das altas finanças, em que os maridos todos os dias "combatiam", enquanto que as esposas dos pilotos ficavam caladas, a um canto, a imaginar o que pensariam as outras se soubesse que havia uma probabilidade de 25% do seu marido não chegar vivo a casa ao fim do dia. Era nessa realidade que elas viviam todos os dias do ano.

Em todo o caso, agora que penso no assunto com um certo grau de afastamento, não sei se a ironia dele é assim tão subtil... :biggrin:

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 29 May 2009 13:05

Samwise wrote:Em todo o caso, agora que penso no assunto com um certo grau de afastamento, não sei se a ironia dele é assim tão subtil... :biggrin:

Sam

Considero-a subtil no sentido em que não martela até à exaustão o tema. Mas como disse ainda estou muito no princípio.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 01 Jun 2009 23:23

Thanatos, apesar do meu texto ser minúsculo, decidi criar um tópico próprio para o livro, já a prever que mais dia menos dia o vais acabar.

A versão filme, já agora adianto a informação, é uma das minhas obras favoritas. E foi durante algum tempo, quando tinha uns 12 ou 13 anos, o filme que mais gostei de ter visto . Daí talvez este meu interesse especial pelo livro.

Sam

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 02 Jun 2009 00:04

Samwise wrote:Thanatos, apesar do meu texto ser minúsculo, decidi criar um tópico próprio para o livro, já a prever que mais dia menos dia o vais acabar.
Sam

Hummm não sei é se escreverei grande coisa. Ando ultimamente cá com uma preguiça que só visto. De qualquer forma estou já no capítulo Lab Rat e na revolta do Conrad aos clisteres. É de morrer a rir. E a cena em que ele se põe a imitar a psicóloga, de livrinho de apontamentos na mão... :rofl:

E depois temos destas passagens: "Yes, the boys were delighted when Conrad finally told off General Schwichtenberg. Attaboy, Pete! At the same time, they were quite content to let credit for the Lab Rat Revolt fall to Conrad and to him alone."

Apenas um dos pequenos comentários sociais em que Wolfe é barra. :laugh:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 02 Jun 2009 10:28

Thanatos wrote:
Samwise wrote:Thanatos, apesar do meu texto ser minúsculo, decidi criar um tópico próprio para o livro, já a prever que mais dia menos dia o vais acabar.
Sam

Hummm não sei é se escreverei grande coisa. Ando ultimamente cá com uma preguiça que só visto.

I know what that feels like... :cool: Em condições normais (leia-se: fora do reino da preguicite) teria escrito um testamento para falar do livro e do filme.

So... aqui fica um excelente artigo sobre o filme.

De qualquer forma estou já no capítulo Lab Rat e na revolta do Conrad aos clisteres. É de morrer a rir. E a cena em que ele se põe a imitar a psicóloga, de livrinho de apontamentos na mão... :rofl:

E depois temos destas passagens: "Yes, the boys were delighted when Conrad finally told off General Schwichtenberg. Attaboy, Pete! At the same time, they were quite content to let credit for the Lab Rat Revolt fall to Conrad and to him alone."

Apenas um dos pequenos comentários sociais em que Wolfe é barra. :laugh:

Essas cenas dos testes, no filme, também estão de morrer a rir.

Mas ainda estás a aquecer. O melhor da festa começa no final da selecção dos sete primeiros, a partir da "conferência de imprensa" para a frente...

Sam

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 02 Jun 2009 11:27

Samwise wrote:Essas cenas dos testes, no filme, também estão de morrer a rir.

Mas ainda estás a aquecer. O melhor da festa começa no final da selecção dos sete primeiros, a partir da "conferência de imprensa" para a frente...

Sam

Acreditas que não me lembro nada de nada do filme. E eu até gosto do Kaufmann mas este pelos vistos não me caiu no goto. Coisas da idade decerto porque agora estou a adorar (muito mais do que do filme) ler o livro. E prossivelmente até vou revê-lo, ao filme, não o livro.

E fiquei com vontade pegar no The Electric Kool-Aid Acid Test.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 25 Feb 2011 12:00

Ham on a Can :D

Foi o primeiro "americano" no espaço, acreditem ou não.

Return to “Autores U - Z”